Autor (a): Paulo Gustavo
Editora: Objetiva
Ano: 2015
ISBN 978-85-390-0622-9
"'Minha mãe é uma peça', agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia. Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”. Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex."
*Resenha originalmente publicada no blog Livros e Chocolate e Quente.
Oie, tudo bom?
Eu duvido que você tenha assistido o filme Minha Mãe é uma Peça sem se divertir horrores com a Dona Hermínia. Quando eu descobri que seria lançado um livro baseado nessa personagem, fiquei com muita vontade de ler e me divertir mais com suas loucuras. Dona Hermínia é a incrível personagem criada pelo humorista Paulo Gustavo que começou na televisão, virou um filme e agora se tornou um livro.
Através de textos inéditos e fotos, os autores (o livro foi escrito pelo Paulo Gustavo com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz) trouxeram diversas situações em que Dona Hermínia destila todo o seu veneno e bom humor. É o tipo de livro que você ri do começo ao fim porque é impossível não se identificar lendo os capítulos. Dona Hermínia comenta sobre ex-marido, vizinhos, filhos, homossexualismo, viagens, vida dos famosos, trabalho, sexo, religião, etc.
Logo no primeiro capítulo já temos as opiniões polêmicas e contraditórias da personagem sobre a criação dos filhos. O primeiro capítulo, que recebeu o nome de Guia de Dona Hermínia sobre como criar os filhos, me fez rir muito com os métodos nada ortodoxos que ela usa com a Marcelina e o Juliano.
"Qualquer pedido eu digo logo não. Tem que ser que nem naqueles filmes de faroeste. Atira primeiro e pergunta depois. Então, primeiro é não. "Mãe, quero viajar com minha amiga..." "Não!". Depois que explicarem que a viagem é junto com os pais da amiga ou que o dinheiro é pra comprar um presente pra um amiguinho, aí é que eu vou dizer "sim". (pág. 17)
A narrativa do livro é bem despretensiosa, leve, fluida e engraçada. Não existe uma ordem nas cenas relatadas e durante a leitura parecia que eu estava lendo o roteiro do filme. Isso não foi um problema porque deu leveza ao livro e tornou a experiência mais prazerosa.
Confesso que as partes que mais curti foram as que ela cita o ex-marido Carlos Alberto. Não sei se vão concordar comigo, mas ter ex-marido deve ser bem ruim e Dona Hermínia fica bem irritada com o dela. Foi muito engraçado acompanhar diversas frases que ela solta contra o casamento.
"Esse negócio de casamento em novela é um ótimo exemplo. Na novela, um autor vai enrolando o telespectador durante a trama inteira. Aí no final os personagens se casam, Acaba a novela ali no casamento, porque se continuar a história fica uma merda. Porque o casamento mesmo é ruim. Só aparece a festa, porque a comemoração é boa." (pág. 44)
O trabalho de diagramação está bacana com fonte confortável, papel especial e várias fotos ao longo do livro.
Minha Mãe é uma Peça é aquele tipo de livro despretensioso para ser lido durante uma tarde ou um fim de semana. Bem humorado, leve e agradável são adjetivos que se encaixam perfeitamente nessa leitura. Uma divertida narrativa que consegue divertir no formato audiovisual e literário.
Beijos!
Minha Mãe é uma Peça é aquele tipo de livro despretensioso para ser lido durante uma tarde ou um fim de semana. Bem humorado, leve e agradável são adjetivos que se encaixam perfeitamente nessa leitura. Uma divertida narrativa que consegue divertir no formato audiovisual e literário.
Beijos!
Boa noite :)
ResponderExcluirComo vai?
Me levo de ver no teatro...
Tomara que o livro seja tão bom como a peça mesmo. Chorei de tanto rir kkkk
Abraços e se cuida
www.rimasdopreto.com
Oi! Não sabia que era um livro! Eu assisti ao filme e dei várias risadas rs. Porém, não sei se leria o livro...
ResponderExcluirBeijos, Caroline, do Criticando por Aí
Oi Alinee!
ResponderExcluirLi a resenha lá e até comentei =)
Adooorei o filme, ria beça com esta personagem!
Imagino no livro qta coisa engraçada!!
Bjos!
Aline Praça
www.leituravipblog.com
Olá!
ResponderExcluirApesar de não ter assistido ao filme, gosto muito de Paulo Gustavo e acho extremamente cômico. Quero muito ler Minha Mãe é Uma Peça, pois deve ser uma leitura divertida e descontraída.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Oie
ResponderExcluirTe confesso que o filme não me agradou, ele até é engraçado, mas o que me irritou mesmo era a voz do ator que fazia a Hermínia.
Agora fiquei curiosa para ler o livro.
Beijos
http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/
Se só com o filme já dei várias risadas, imagino como vai ser quando ler o livro. Acho que vou gostar. E quero mostrar para minha mãe só para ver o que ela diz. kkkkkkkkkk
ResponderExcluirBeijos.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá vi ao filme e adoro a dona Hermínia! Como não morrer de rir com essa personagem?
Fiquei muito curiosa para ler o livro e comprovar se ele é tão divertido quanto o filme! Quem sabe em breve não faço essa leitura!
Beijão ;*
http://www.livrosesonhos.com/
Olaaa
ResponderExcluirJa ouvi falar muito do livro e do filme, mas nao tenho taaanta curiosidade para ler, mas tentarei os dos em breve, sua resenha esta ótima.
Reality of Books
Beijos
Eu assisti o filme, que é uma comedia...Agora qto ao livro, mesmo sabendo que é leve, confortável e etc, acho que vai perder um pouco a graça. Mas só lendo pra saber mesmo
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Adoro tudo que o Paulo faz! Não sei se a leitura é tão engraçada quanto assistir ele mesmo atuando, mas acho que leria só por ser dele!
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Oi Aline! Eu nunca vi o filme e sei bem pouco da personagem, por isso acabei nem pegando este livro para ler, todos falam que é muito divertido, vou ver se assisto, se gostar aposto na leitura.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oiee
ResponderExcluirAcho esse ator muito engraçado adoro ele, mas não sei se leria um livro sobre seu personagem !
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Sim, eu me divertir horrores. Só não comprei o DVd por estar com um preço salgado...
ResponderExcluirPossivelmente, eu iria me divertir bastante com o livro, o que me impede de comprar, no momento, também é o preço salgado. E, vá por mim, minha mãe tem muito de Dona Hermína.... hahahahahhahahahaha Adorei a resenha e a dica do livro.
http://www.poesianaalma.com.br/
Oii Aline!
ResponderExcluirJá vi esse filme e ri muito hahahaha
É um filme bem engraçado :D
Nunca li o livro então fiquei bem curiosa para lelo ^^
Beijos, Kamila
www.vicio-de-leitura.com
Oie tudo bem, eu vi ao filme e curti, mas o livro não é uma coisa que me atrai, gostei da resenha sobre ela, mas a leitura não me chamou atenção!
ResponderExcluirBjkas
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirQuando eu assisti ao filme eu ri muito! Não tem como não se divertir com a Dona Herminia, ela é uma coisa rsrs, eu acredito que vou adorar ler o livro, com certeza ele já está na minha lista de desejados.
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem?? Eu vi o filme e também fui aí teatro ver Minha mãe é uma peça. Sai do Teatro com a bochecha doendo de tanto rir! O Paulo Gustavo realmente interpreta muito bem e sabe fazer o público se divertir. Nunca imaginei que o roteiro fosse virar livro e espero que seja tão engraçado ler quanto foi vê-lo em cena!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi Aline, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi o filme. Vou contar para você: é muito difícil um texto me fazer rir. Esse foi o primeiro filme que eu ri em todas as cenas, com exceção de duas em que eu chorei. O impressionante, é que depois que a cena do choro passou, eu já estava rindo novamente. Comédias americanas nunca conseguiram fazer o que esse filme conseguiu. Não vejo a hora de ler o livro também.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oiee
ResponderExcluirNão acho nenhuma graça nesse cara, acho totalmente forçado, então dificilmente compraria o livro. Mas, que bom que você curtiu a leitura.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oiee ^^
ResponderExcluirEstou doida para ler esse livro, parece ser tão divertido. Estou assistindo "Minha mãe é uma peça" agora mesmo, enquanto falo aqui...haha' rindo horrores, só de ouvir a voz do Paulo eu já começo a rir.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu li a sua resenha primeiro no blog da Andressa.
Eu gostei bastante do filme e agora que sei que tem um livro eu quero muito ler, já imagino o quanto deve ser divertido.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/