Autor (a): Nancy Levin
Editora: Gente
Ano: 2015
ISBN 978-85-452-0018-2
"Você não está feliz com os rumos que sua vida tem tomado e está deixando seus sonhos de lado. Sente-se num beco sem saída. E está errado! Existe uma nova rota. Só precisa fazer uma escolha – e esta é a coisa mais difícil pela qual já teve de passar. Falta coragem? Então este livro vai ajudá-lo. Nancy Levin teve de suportar uma grande dor, e sobreviveu! Sua superação aconteceu por meio do método que agora ela compartilha com você. São dez passos para se jogar em direção ao que sempre desejou, e finalmente realizar o que seu coração tanto lhe pede."
Oie, tudo bom?
Já tinha um certo tempo que eu não lia um livro de auto-ajuda, mas resolvi ler Se Joga! porque achei muito interessante a proposta do subtítulo para que o leitor realize mudanças em sua vida, pois nunca é tarde para fazermos alterações positivas no nosso cotidiano.
Depois de dois anos adiando um divórcio inevitável, Nancy percebeu que precisava dar um salto em sua vida para voltar a ser feliz. Ela precisou de muita força de vontade e determinação para finalmente se separar de seu ex-marido e sair de um relacionamento fracassado. Em Se Joga! a autora conversa diretamente com o leitor para mostrar que ele também pode "pular" e mudar os rumos de sua própria vida.
"O salto que estou encorajando que dê ao longo do processo deste livro diz respeito a enfrentar a verdade. É somente enfrentando a verdade que será capaz de realizar o seu potencial e viver a vida para a qual estava destinado. É somente saltando que será capaz de voar." (pág. 40)
Com uma escrita motivacional, Nancy Levin consegue cativar durante todo o livro com dicas, sugestões e indicações de como você pode mudar seu presente e consequentemente melhorar seu futuro. O tempo todo ela lança palavras, frases e mensagens positivas. Durante a leitura eu comecei a refletir sobre minha própria vida e foi um exercício realmente interessante. Quantas vezes adiamos o inevitável apenas por medo do que o futuro nos reserva? É amedrontador não saber o que pode acontecer depois do nosso "salto", mas isso não pode ser uma desculpa para viver de uma forma incompleta.
É normal sentir medo, dor e receio dessa mudança. A autora, por exemplo, só conseguiu se divorciar do marido dois anos depois de um episódio em que ele leu todos os seus diários e descobriu coisas que ela não tinha compartilhado com ninguém. Não é fácil encerrar um relacionamento e esse livro funciona como um bálsamo para quem está passando ou já passou por essa situação chata e inevitável dos relacionamentos amorosos.
"A única maneira de dizer adeus, verdadeiramente a qualquer coisa é deixar que tudo o que sente sobre ela seja completamente sentido. Não se trata de se afogar em sua dor, mas, sim, de permitir que seus sentimentos tenham voz Nenhuma saída honrosa pode acontecer até você aceitar o que foi." (pág. 150)
Gostei muito da forma com que a autora divide sua experiência e ao mesmo tempo incentiva o leitor a fazer o mesmo para alcançar seus sonhos. Quando estamos em uma fase ruim é difícil ver as coisas por uma perspectiva positiva, mas com o tempo percebemos que mudar pode não ser tão ruim quanto parece.
A cada final de capítulo a autora colocou exercícios e desafios que o leitor vai realizando no decorrer da leitura. Ela também colocou os momentos de perdão, onde o leitor é capaz de perdoar situações, pessoas e a si mesmo por alguma atitude ou pensamento. Foi bacana também o fato dela inserir depoimentos de outras pessoas que ajudam a motivar durante a leitura do livro.
A diagramação de Se Joga! está sensacional, com uma capa e contracapa com cores fortes, livro em formato reduzido e fonte de tamanho confortável e diferente. Vários exercícios propostos podem ser respondidos no próprio exemplar e achei essa opção bacana e útil.
Se Joga! é uma leitura reflexiva, mas com uma narrativa rápida e fluida. Os textos ajudam a todos que estão buscando seus sonhos e objetivos, mas que ainda tem medo das consequências das mudanças.
Beijos!
O titulo realmente chama a atenção, e parece ser muito bom, mas não tenho certeza se eu leria, mas irei coloca-lo na minha lista, quem sabe um dia eu o leia
ResponderExcluirNão sou de ler livros de auto-ajuda, mas confesso que este me deixou intrigado, será que também vou me jogar nesta leitura? As vezes não tento algo com medo da consequência, espero que este livro traga as respostas de minhas perguntas.
ResponderExcluirA Nerdologia
Olá, tudo bem??
ResponderExcluirAchei a proposta desse livro realmente muito interessante... Afinal, todos temos um pouco de receio da mudança, e sempre enchemos a nossa cabeça de "e se" hahaha
Adorei a resenha, e mesmo eu não gostando muito do gênero, me senti atraída pelo livro!
XOXO
umnovo-roteiro.blogspot.com
Infelizmente, eu não gosto de livro de auto ajuda, mas quem sabe um dia eu não leia, um.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Aline! Eu não leio muitos livros do gênero, mas este aqui me pareceu interessante por tratar uma temática tão atual e que eu estudei muito na faculdade, a resistência as mudanças, é algo complicado e até eu muitas vezes reluto frente à este desafio, mas como você cita na resenha, nem sempre é tão ruim quanto parece.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Olá, gostei do livro e da proposta dele. Apesar que parei de ler auto ajuda faz tempo. Acho que li uns 3 em toda minha vida. Mas acho legal, quando alguém se disponibiliza a escrever um livro, tentando ajudar o próximo, passando seu conhecimento. Valeu pela dica e parabéns pela resenha.
ResponderExcluirbeijinhos
www.livrofilmeseencantos.blogspot.com.br
Oii Aline,
ResponderExcluirQue livro interessante, parece ser muito bom, fiquei realmente com vontade de comprar um exemplar desse livro, adorei a indicação.
Beijos.
http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/03/paginas-saiba-mais-skoob-editora.html
Nossa, minha paciência para auto-ajuda é zero.
ResponderExcluirPasso longe mesmo...
http://www.poesianaalma.com.br/
Nunca gostei de livro de auto-ajuda. Sei lá, acho que não batem bem com o meu tipo de leitura, sabe? Mas confesso que a proposta desse realmente parece bem interessante. Vou querer dar uma olhada depois, já que gostei muito do que você disse sobre ele.
ResponderExcluirBeijos!
É muito legal quando alguém consegue das um salto na vida e conseguir mudar seus sentimentos, né? E é sempre bom ter algum lugar para se apoiar quando está se procurando por uma mudança. Tenho certeza que o livro ajuda para isso!
ResponderExcluirBeijos,
Déia
Own Mine
Oie,
ResponderExcluirjá tinha visto o livro por ai, mas confesso que achei a capa bem mais ou menos, mas o livro parece ser bem legal.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Olá!
ResponderExcluirGostei da proposta do livro. Acho que todos nós temos medo de mudanças, a diferença é que uns tem coragem para se jogar e outros ficam estagnados pelo medo.
Com certeza é um livro que eu leria.
Adorei a capa!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirO livro parece bem interessante e apesar de não gostar de auto-ajuda acho que até daria uma chance para ele.
Bjs
A. Libri
Oie, flor!
ResponderExcluir"Situação chata e inevitável"? Socorro, espero que seja bem evitável! Não quero terminar com meu bebê hahaha mas olha, adorei a ideia do livro. No início pensei que seria mais um romancezinho bobo, sabe? Mas não. Uma mulher comum escrevendo suas experiências. As vezes a gente passa exatamente pelas mesmas coisas, mas encara de modo diferentes, claro, e tudo de que precisamos pra fazer a coisa certa é incentivo de quem já passou por situação semelhante e conseguiu sair vivo.
Com carinho,
Celly.
Me Livrando
Oi Chefa tudo bem, não sabia que era livro de auto-ajuda eu leria com certeza, primeiro porque gosto do gênero e por que o assunto me interessa em todos os sentidos! Adorei a capa do livro, dica anotada!
ResponderExcluirBjkas
Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação
Oi Aline adorei a sua resenha.
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro e me interessado pela história,mas a sua resenha me despertou para mais :3
Anotei a sua dica
beijos
Mayara
Auto-ajuda nunca foi o meu gênero favorito. Na verdade, só devo ter lido um livro assim. Esse parece ser bem interessante, ainda mais pelo o que você falou sobre ele. Vou dar uma olhada depois.
ResponderExcluirBeijos!
Oi Aline, tudo bem? Não tenho o costume de ler auto-ajuda, mas estou em um momento da minha vida que ando desanimada com tanta coisa que acho que pode ser até uma boa ideia. Achei legal os depoimentos das outras pessoas e a parte dos exercícios. Talvez eu leia o livro, gostei bastante da resenha.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu não sou muito fã de livros de auto ajuda, eu estou com um aqui para ler e meio que empaquei nele, mas o Se Joga parece ser uma leitura bem interessante, mas por enquanto eu vou ter que passar a leitura :(
www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br
Oiee ^^
ResponderExcluirA diagramação desse livro parece ser tão linda pela tela, não consigo nem imaginar como é pessoalmente ♥ Adoro a capa dele e gostei bastante da sua resenha, mas não curto muito ler auto-ajudas *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oie, Aline.
ResponderExcluirNão sabia que era autoajuda. Nunca me aventurei a ler nada do gênero. Mas esse mês meio que me senti desafiada... Minha professora simplesmente falou que autoajuda é pra gente louca. Dá pra acreditar? Me senti ofendida, assim como amigas que leem, por ser da mesma espécie de alguém que julga os leitores de um gênero de livro dessa forma tão ridícula. E conclui: vou ler autoajuda. Na frente dela. E o livro será "Se Joga!".
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/
Oi Aline,
ResponderExcluirConfesso que não gosto de ler livro de auto ajuda, mas através da sua resenha acho que este pode ser interessante, quem sabe eu não leia mais para frente. Achei bacana o fato de a autora compartilhar com os leitores a experiência dela e como foi dar um salto em busca de si mesma, sim porque, muitas vezes para tomar uma decisão assim, se faz necessário acreditar em si e apostar todas as fichas. É preciso coragem para enfrentar o que virá e que com certeza deve ser melhor do que o que tinha... ou não tinha.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi Aline, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirIndependentemente de não estar passando pelo mesmo problema da autora, gostei muito do lado motivacional do livro, pois podemos aceitar a experiência dela e fazer mudanças em nossa própria vida. E essa questão de ela dedicar um momento para o perdão, me tocou. Gostei muito da história e fiquei com vontade de ler.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirAchei interessante que a autora meio que se inspirou para a história e isso é muito legal, gostei demais de saber disso. Eu nunca li muitos livros de auto ajuda, se eu li dois foram muitos, mas vou anotar a recomendação com um nome muito bacana!
http://loucurasaovento.blogspot.com.br
Oiee.
ResponderExcluirApesar de sua resenha maravilhosa eu não sei se a leitura me agradaria, espero um dia mudar de ideia e ler o livro, pois gosto de algumas leituras reflexivas.
Beijos Fê
http://www.amorliterario.com
Oi flor!
ResponderExcluirAmei a capa do livro, ai fiquei aqui tipo "eu quero" ai li a parte é um livro de "auto-ajuda" ai fiz tipo Argh kkkkk não totalmente contra livros de auto-ajuda porque na minha cabeça só servem para deixar o povo mais doido. ¬¬
Será que eu preciso? kkkkkkkkk agora deu nó!
Voltando a resenha, ficou muito boa e você até me faz querer ler um desses :P
Beijocas da Deebs!
Olá!
ResponderExcluirAssim que vi esse livro me apaixonei pela capa, mas não gosto de livro de auto-ajuda.
Mas a proposta é bem legal e diferente dos demais livros de auto-ajuda, achei realmente muito interessante essa proposta de mudança e tudo mais, então ainda não descartei da minha lista, quem sabe eu não leia e goste!!
Beijos!
Ooooi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirJá tinha lido alguns comentários a respeito da obra, e essa capa é tão linda, mesmo não gostando de auto-ajuda eu me interessei pelo livro! A sua proposta nos apresenta que precisamos ir em busca dos nossos sonhos e esse foi o fator que mais me chamou atenção, parece ser uma leitura bem agradável e a diagramação está ótima ♥
Beijos,
http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/
Oi Aline, tenho acompanhado este livro pelas resenhas que tem saído, e apesar de achar o enredo interessante, até pela reflexão que ele propõe, não é um livro que eu queira ler agora.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluireu gosto do título do livro, juro que se você não tivesse falado que era de auto ajuda eu acharia que fosse uma outra proposta... porém não curto livros de auto ajuda... não consigo absorver o que eles retratam, então acho uma leitura cansativa pra mim...xero!!
Oi Li!!!
ResponderExcluirEu tenho gostado muito de ler os livros da Gente, por essa abordagem que comentou, esse tipo de reflexão, que ajuda a gente a moldar objetivos e focar em algo!
Parabéns pela resenha!
Beijos
Oie Aline!
ResponderExcluirEu tb nao sou mto fã de auto ajuda, pq acredito que nosso melhor livro quando estamos mal é a Bíblia. Mas gostei da premissa e de como a autora parece levar esse assunto tão complicado chamado mudança!
Anotado para comprar!
Beijos
Nica