Autor (a): Joanna de Assis
Editora: BelasLetras
Ano: 2014
ISBN 978-858174-127-7
"Esteja pronto para se surpreender com o que vai ler neste livro. É a vida que está ao seu lado e talvez você não veja. Não precisa nem gostar de esporte, muito menos do esporte praticado por pessoas com muito mais dificuldades do que as demais, como é o caso. Basta gostar de boas histórias, como estas, contadas pelo olhar sensível e comovente da repórter Joanna de Assis. As histórias de dez pessoas especiais com um sonho em comum: tornarem-se campeões paraolímpicos. Alguns já nasceram com uma deficiência, outros a encontraram mais tarde, mas todos eles descobriram que, mesmo num corpo limitado, o que faz a diferença na vida de um herói é o coração."
*Livro cedido em parceria com a Editora BelasLetras.
Oie, tudo bom?
Eu não sei se já contei aqui, mas eu sou apaixonada por esportes. Adoro ver uma partida de futebol, vôlei, basquete, ou uma corrida de fórmula 1. Eu sempre acompanhei grandes competições esportivas com fascinação e meu tema de conclusão de curso na faculdade foi baseado na Copa do Mundo. Enfim, quando li a sinopse desse livro e descobri que falava sobre atletas paraolímpicos, eu fiquei muito curiosa para ler. Vamos conferir quais foram as minhas impressões?
"Eis minha teoria: paratletas são uma mistura de X-Men com ciborgues. E eles vão dominar o esporte. No momento que a tecnologia superar a força física humana e essa tecnologia se misturar com a força mental de um paratleta, o esporte será transformado para sempre." (pág. 10)
Joanna de Assis é uma jornalista SporTV que resolveu contar as histórias de 10 atletas paraolímpicos com um texto jornalístico bastante instigante. A introdução foi feita pelo Thiago Leifert e já me conquistou de cara. Para-Heróis é um livro de não-ficção que conseguiu emocionar e cativar a cada história contada.
Alguns atletas nasceram com problemas de saúde ou com a falta de um membro, mas alguns sofreram acidentes ao longo da vida que acabaram causando deficiências motoras e visuais. Foi uma leitura emocionante, pois cada um dos atletas retratados passou por situações difíceis, mas completamente inspiradoras. Terezinha Guilhermina, por exemplo, só foi descobrir que era cega aos 13 anos e descobriu no atletismo uma forma de brilhar. Ou o caso do judoca Antônio Tenório, que nasceu saudável e sofreu dois acidentes que o deixou cego.
Alguns atletas nasceram com problemas de saúde ou com a falta de um membro, mas alguns sofreram acidentes ao longo da vida que acabaram causando deficiências motoras e visuais. Foi uma leitura emocionante, pois cada um dos atletas retratados passou por situações difíceis, mas completamente inspiradoras. Terezinha Guilhermina, por exemplo, só foi descobrir que era cega aos 13 anos e descobriu no atletismo uma forma de brilhar. Ou o caso do judoca Antônio Tenório, que nasceu saudável e sofreu dois acidentes que o deixou cego.
Não são relatos de atletas e sim de heróis, pois eles não venceram apenas as dificuldades da deficiência. Todos tiveram que superar o descrédito, a depressão, a pobreza, o descaso da saúde pública e as durezas que muitos brasileiros enfrentam diariamente. Eu sou suspeita porque histórias de superação sempre me ensinam muito e fazem com que eu reflita sobre minhas atitudes diárias.
"Dependência. Já pensou no significado de depender, de viver às custas de outra pessoa? Usamos a expressão para tantas coisas, mas só quem depende mesmo sabe o que é precisar de alguém para algo tão básico como mudar de lugar." (pág. 82)
A autora abre nossos olhos sobre o excesso de preconceito que as pessoas criam sobre os deficientes. Eles não são coitadinhos e suas limitações não devem gerar somente pena das outras pessoas. Eles precisam de respeito, acessibilidade e oportunidades para mostrar o potencial que possuem.
"O deficiente se aceita, os outros é que são o inferno. As pessoas fazem perguntas demais, perguntas estúpidas, Perguntas que ofendem." (pág. 48)
O esporte paraolímpico, assim como qualquer esporte, é muito desvalorizado no Brasil e todas essas histórias mostram a persistência e a garra desses esportistas. A autora construiu textos coerentes, emocionantes e enriquecedores, sem apelar para o sentimentalismo. Claro que algumas histórias me deixaram emotiva, mas a autora não usou esses artifícios para prender o leitor. A Joanna tem um texto direto e envolvente que conquista e instiga durante a leitura.
"Os paralímpicos são muito mais competitivos do que os atletas ditos normais, com o corpo íntegro e perfeito, Quem nasce ou adquire uma deficiência ao longo da vida passa por tanto preconceito que a única forma de ultrapassar os tais olhares e dúvidas sobre capacidade é mentalizando a superação o tempo todo." (162)
A diagramação do livro está bem trabalhada, com letras de tamanho confortável, introdução diferenciada em cada início de capítulo e imagens em preto e branco dos atletas.
Clodoaldo, Daniel, Alan Fonteles, Terezinha e muitos outros, tem suas histórias contadas por meio de capítulos curtos, dinâmicos e bem escritos. É impossível não se emocionar. É impossível não se solidarizar. É impossível não se impressionar com a força de vontade desses atletas. Uma leitura recomendada para os amantes do esporte e para leitores em geral.
Beijos!
Oi Aline,
ResponderExcluirSó de pensar em esportes sinto um arrepio O.o (meta para esse ano: deixar de ser sedentária), mas até essa pessoinha aqui achou bacana a ideia do livro, aliás, gosto muito do Tiago e saber que a introdução foi feita por ele já fiquei empolgada. O que mais me chamou atenção foi você dizer que a autora não apela para o sentimentalismo, mas é claro que muitas histórias emocionam, gostei da dica.
Beijocas ^^
Adoro ver partidas de basquete, e adoro esportes, menos o futebol. Achei bem legal, que o livro conta várias histórias sobre os esportistas, e ainda mais com deficiências. As histórias de superações são mesmo incríveis. E claro que não devem ser tratados com mais compaixão, eles são guerreiros mesmo, querem ter o mesmo tratamento que todos, mas acho que isso nem sempre ocorre. Gostei da temática, amo esportes e seria bem legal ver a superações deles.
ResponderExcluirAbraços Aline,
ThayQ.
Oi Aline! Eu não sou fã de esportes, na verdade nem para time de futebol eu torço, mas admiro a maneira como eles unem as pessoas e despertam uma determinação sem igual na busca de um objetivo em comum, este livro parece ser uma lição de vida e coragem, independente de gostar de esporte ou não.
ResponderExcluirBjos!! Cida
Moonlight Books
Oi Aline.
ResponderExcluirO livro parece ser muito bom e pra mim seria ótimo, já que faço faculdade de Ed. Física. É dificil eu me interessar por um livro de não-ficção, mas esse me chamou muito a atenção. Admiro pessoas guerreiras assim, são um exemplo de vida pra nós e fico muito feliz que a autora tenha feito um livro desses.
Tenho um professor que vive falando que os atletas paraolímpicos são verdadeiros heróis, e com a tecnologia cada dia mais avançada, não duvida nada que daqui a alguns anos eles estarão fazendo de tudo, e que muitas pessoas vão desejar ser como eles haha
ResponderExcluirAdoro esportes e adorei o tema abordado nesse livro, gostei muito da sua resenha, fiquei bem curiosa pela leitura.
Obrigada pelo carinho. Feliz 2015! Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Oi Aline,
ResponderExcluirpoxa, legal contar a história de atletas paralimpicos. Deve ser uma livro bem edificante.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Nossa! Senti-me emocionada só de ler sua resenha.
ResponderExcluirDeve ser um ótimo livro!
Adorei a ideia de contar as histórias de paralímpicos.
Parabéns à autora Joanna de Assis! *--*
Concordo com o termo "heróis".
Com certeza, esses são os verdadeiros heróis.
Adorei sua resenha! Me interessei bastante pelo livro!
Beijos!!
Hey, Aline!
ResponderExcluirNunca vi e nem ouvi falarem desse livro. Pela sua resenha, eu não leria o livro. Não por causa da história em si. Na verdade, acho o conteúdo apresentado lindo. Porém, não seria algo que eu gostaria de ler. Preferia algo mais visual sobre temas assim.
Abs
Achei bem legal o livro, acho que como você disse é difícil não se emocionar. Bem legal.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=qmxkY7Q0qYA&list=UU_Jax6yKMOSAO7o44Emlj0A&index=1
Esse livro nos ensina uma grande história de vida,pois são pessoas que não se deixaram abalar por suas dificuldades.
ResponderExcluirE com certeza seguiram em frente e venceram na vida incluindo o esporte em suas vidas.
Gosto de livros com superação é incrível conhecer historias de pessoas que um dia sofreram mais já superaram tudo.
ResponderExcluirConfesso que não sou muito fã de esportes, mas adorei essa ideia da autora, contar as historias dos atletas paraolímpicos, adoraria conhecer a historia deles.
ResponderExcluirBeijos.
Oi Aline!
ResponderExcluirAinda não tinha visto esse livro! Achei bacana um livro que conte a historia desses atletas e como nome o próprio nome diz eles são heróis! Achei bacana a jornalista escrever um livro assim e a diagramação parece estar linda mesmo e ter as fotos deles tbm foi uma ideia boa!
Bjs
Oi Aline, eu não conhecia este livro, mas gostei muito da mensagem que ele quis passar. Esses atletas são realmente heróis e nos mostram que com força de vontade a gente vai longe.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEmbora eu não seja adepta de esporte nenhum e nem goste de assistir as competições pela TV e odeia futebol quando li você contado que o livro se trata de esportes paraolímpicos eu fiquei bastante interessada. Acho que esses desportistas são muito desvalorizados mesmo, precisam de mais divulgação, de mais ajuda financeira e de mais carinho por parte de todos os brasileiros, afinal são vencedores, precisam de apoio em todas as áreas e precisam ser valorizados. Acredito que vou amar o livro e já o listei entre meus desejados. Obrigada pela dica.
Beijos
Vivi
Razão e Resenhas
Oie,
ResponderExcluirnão conhecia o livro e confesso que ele não parece ser muito meu estilo, mas mesmo assim gostei bastante da premissa.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Olá!
ResponderExcluirNão sou muito fã de esportes, mas é adoro histórias que falam sobre algo que eu não sei como, por exemplo, deficiência física. Adoro essas histórias de superação. Uma boa resenha.
Abs,
http://Porredelivros.blogspot.com
Nunca tinha ouvido falar desse livro e acredito que ele tem um pouca bem pouco divulgado e explorado em felizmente.
ResponderExcluirÉ muito importante dar voz e importância aos nossos atletas paraolímpicos.
Acredito que o livro deva ser mesmo muito emocionante.
bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Oiee
ResponderExcluirAmo histórias de superação só por ter isso no livro já me interessou , com certeza vai para a lista de futuras leituras.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oie ^^
ResponderExcluirEu até gosto de esportes, de ver o pessoal jogando e tals, mas não consigo chutar uma bola no gol. Tenho curiosidade de ler esse livro, parece ser bem interessante, mas não sei se o compraria *-*
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirProfunda admiração por esses heróis!
É incrível ver a garra e determinação com que enfrentam as situações e desafios.
Adoro livros que mostram superação e determinação.
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Olá, Aline.
ResponderExcluirNossa! Adorei saber a respeito desse livro. Não o conhecia. Fiquei muito tentada a ler a histórias desses atletas que superaram suas deficiências e alcançaram seu lugar. Tenho certeza que me emocionarei lendo esse livro.
Beijos.
Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano
Adorei a proposta do livro, eu não costume ler muito livros que falam sobre superação, ainda mais vinculados com pessoas reais, mas admiro muito o trabalho!
ResponderExcluirBeijos Joi Cardoso
http://www.estantediagonal.com.br/
Tenho certeza que vai ser impossível não se emocionar e surpreender, fiquei muito interessada em ler esse livro por ele tratar de pessoas que praticam esportes mesmo com algum tipo de deficiência.
ResponderExcluirÓtima resenha! Um abraço, Aline!
uashuas, meu amigo estava loouuco por esse livro e apesar de gostar do sua resenha n é meu estilo :p
ResponderExcluirPorém é beeeem o estilo do meu amigo, rsrsr
www.muchdreamer.blogspot.com
Olá Aline, tudo bem?
ResponderExcluirLembro de quando a editora propôs a leitura do livro, mas infelizmente não é do meu tipo de leitura.
Beijos
UAU! Este livro parece ser bem interessante. Sem falar que coloca o dedo da ferida de muita gente.
ResponderExcluirAcho um absurdo paraolímpicos serem tão desvalorizados. Bem, tirando futebol, o que não é desvalorizado em nosso País? Atletistas chegam a passar fome. :/
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oi Chefa, tudo bom?
ResponderExcluirOs atlestas paraolímpicos são verdadeiros heróis. Além de superar tudo que um brasileiro comum passa no dia a dia, eles ainda possuem as suas próprias dificuldades, mas a garra e a força de vontade é tamanha, que não sei deixam abalar. É um exemplo de superação, e me faz refletir a cada vez que reclamo de alguma coisa.
Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEsse livro parece bem interessante. Esses atletas são pessoas muito guerreiras e que lutam pelas suas conquistas. Eu adorei a sua resenha, apesar de não gostar muito de esportes eu leria o livro.
Beijinhos!
http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Que livro é esse? Me interessei logo no inicio da sua resenha. Confesso que assisto mais a Para-olimpiadas que a Olimpiadas em si. A superação deles é um tapa na cara da gente.
ResponderExcluirhttp://contodeumlivro.blogspot.com.br/
Oi Aline, tudo bem??
ResponderExcluirJá li algumas resenhas desse livro e nenhuma me contagiou tanto como a sua... mesmo que eu não tenha vontade de ler o livro... digo que achei tudo bem interessante e genial... realmente concordo que as pessoas falam as vezes de dependência, mas ninguém sabe ao certo o que é até realmente depender... eu fico com dó as vezes principalmente quando estou no ponto de ônibus quando eu vejo os cadeirantes sendo mau tratados pelos motoristas de ônibus... é meio chato isso... mas essa dó é de revolta... porque eles estão no ponto como qualquer pessoa.. deram o sinal e tem seu direito de ir e vir... enfim... gostei de tudo que li... achei super válido os quotes... Xero!!
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirtambém fico meio revoltada com o preconceito contra as pessoas com necessidades especiais, até porque, é contraditório, a "peninha" com falta de ação, no sentido de realmente promover ações de acessibilidade e inserção social
Legal a ideia da jornalista, de mostrar esses atletas, e realmente, essa é uma ótima dica para quem curte esportes. Mas não é um livro que eu leria. Não curto biografias, nem livros estilo jornalísticos, e imagino que esse seria assim, com vários relatos.
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Confesso que quando eu soube do lançamento, não dá muito para o livro, sabia que seria uma leitura interessante e emocionante, mas não consegui me interessar, mas ao ler a resenha, dá para sentir o quanto o livro é especial e isso me deixou curiosa para conhecer a autora da Joanna, parabéns pela linda resenha Aline!
ResponderExcluirBeijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Por mais que esportes não sejam o meu ponto forte, adoro história de superação, então creio que gostaria bastante de ler esse livro. Adorei a resenha!
ResponderExcluirBeijos.
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi quando a editora lançou esse livro, achei super legal sobre ela publicar m livro com um tema tão bonito e raro no mercado editorial. Eu não me interessei pelo livro pois na época estava atolado, mas futuramente espero dar uma chance a ele.
Muito legal esse livro, mas pena que não é tão divulgado e conhecido, é a primeira vez que o vejo sendo resenhado. Esportes não são meu forte, mas gosto bastante de assistir olimpíadas e qualquer evento do tipo, então o livro me chamou bastante atenção por tratar dessas pessoas que superaram os problemas. Deveria ser uma leitura obrigatória para todo o mundo.
ResponderExcluirAmo esportes!! Tenho admiração por esportistas!
ResponderExcluirAdorei a teoria de q um paratleta é uma mistura de X-Men com ciborgues... rsrsr O q deve ser verdade, já q eles nao ultrapassam só as barreiras físicas, mas vários obstaculos da vida.
Gosto muito de histórias de superação e acho q esse pode me surpreender de forma maravilhosa!!
Colocado na lista de desejo!
Já fiquei emocionada somente com a descrição, imagina na integra... É maravilho perceber como existem autores como a Joanna, determinados a trazer essas histórias que são tão exemplares e comoventes que nos fazem refletir sobre nossas vidas. Me interessei muito!
ResponderExcluirainda não li mas com certeza é um livro muito emociante e enriquecedor. as vezes ficamos presos no nosso mundo, e histórias assim nos fazem lembrar que a vida vai mundo além dos nossos problemas. quero mto ler.
ResponderExcluirSou fã de esportes e o livro abordar sobre atletas paralímpicos foi o ponto forte para mim. Imagino um livro emocionante e cheio de aprendizado. Curti muito a sinopse e a capa.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Viviane Gonçalves
vsg_caue@hotmail.com
Adorei o tema! Obrigada pela resenha!
ResponderExcluirSER ANORMAL PARA MIM É TOTALMENTE NORMAL.EXISTEM AQUELES QUE SE ENTREGAM COMO SE A VIDA ACABASSE ALI,EMBORA A MAIORIA PROCURA SE ADAPTAR,VEJO PESSOAS QUE NÃO TEM OS MEMBROS INFERIORES,MAS SOBEM COM FACILIDADE NO ONIBUS,SEM AJUDA E NÃO ADMITEM SEREM CHAMADOS DE COITADOS.NAS PROXIMAS OLIMPIADAS TEREMOS MUITO HEROIS.NOVATOS E VETERANOS E TORÇO POR ELES POR SUA SUPERAÇÃO ALGO QUE ALGUEM COM SAUDE E CORPO PERFEITO NÃO É CAPAZ DE FAZER,ELES TEM UM Q ESPECIAL FORÇA E DETERMINAÇÃO.
ResponderExcluirSempre gostei de ver esportes com atletas com deficiências, mas não sabia até hoje que existia um livro sobre isso. Esses atletas nos trazem tudo de bom em termos de superação. Quero muito ler esse livro.
ResponderExcluir