Uma Vez na Vida - Marianne Kavanagh

Livro: Uma Vez na Vida
Autor (a): Marianne Kavanagh
Editora: Única
Ano: 2014
ISBN 978-85-67028-19-4

"Uma história de amor, encontros e.... desencontros! Conheça Tess. Obcecada por roupas vintage, ela está sempre enrolada no emprego que detesta e em dúvida sobre seu namorado bonitão Dominic, que conheceu na universidade. Morando em um adorável apartamento com sua melhor amiga, Kirsty, ela poderia se considerar uma pessoa de sorte. Mas se sua vida é tão perfeita, por que ela se desfaz em lágrimas toda vez que pensa no futuro? Conheça George. Um músico brilhante que divide seu tempo entre brigar com os companheiros de sua banda de jazz e se preocupar com o pai doente. Mas ele sabe que a vida não é só isso. Deve haver mais alguma coisa. Algo especial. Tess e George são duas partes de um todo, almas gêmeas. Para a sorte deles, seus amigos em comum sabem que eles são feitos um para o outro. O problema é que eles não se conhecem e, sempre que a oportunidade aparece, a vida chacoalha os dois para longe. E agora? Se todos têm uma alma gêmea, como o destino faz para uni-los?"

Oie, tudo bom?

Já se apaixonaram por um livro apenas lendo a sinopse? Já tiveram essa identificação automática com a história antes mesmo da leitura? Foi assim que começou minha relação com Uma Vez na Vida, lançado pela Editora Única, e felizmente minhas expectativas foram superadas.

Antes de falar sobre o que achei desse livro, quero dizer que a história contada por ele me lembrou muito o livro Um Dia, do David Nicholls, lançado no Brasil pela Intrínseca. Não! Não pensem que é a mesma premissa e o mesmo desfecho. Relaxem! A semelhança é que os protagonistas desse livro também esperam muito para finalmente se encontrarem no sentido mais bonito da palavra. As duas histórias mostram acontecimentos durante os anos em que a narrativa é desenvolvida e os autores usaram Londres como cenário. São tramas distintas, mas se você amou Um Dia você vai amar Uma Vez na Vida e se você não gostou de um dia, há enormes chances de gostar desse livro.

Uma Vez na Vida fala sobre a vida de George e Tess entre 2002 e 2011. Em 2002 o livro retrata os dois recém-formados na faculdade, mas eles não trabalham com o que gostam e são infelizes com isso. Tess trabalha na ouvidoria da Daisy Greenleaf Designs, uma empresa de artigos de papelaria artesanais, e George tem uma banda e trabalha em uma loja de instrumentos musicais.

"Agora, pensou George, posso escolher entre continuar e desistir. Desistir parece tentador. Bastava dar ouvidos a todos os pensamentos que vinha tentando deixar de lado - nunca vou conseguir, é competitivo demais, não faz sentido. Entretanto, se não estou tocando, também não faz sentido." (pág.10)

Tess é viciada em roupas vintage e está sempre garimpado peças. Ela não está satisfeita com seu trabalho e uma das suas maiores paixões é abrir uma loja para vender roupas antigas. George quer que sua banda decole e faça sucesso, mas quanto mais ele insiste em aumentar a agenda de shows, mas desanimados ficam os integrantes.

Os dois têm Kirsty e Rhys como amigos em comum e eles sempre quiseram apresentar os dois com a certeza de que eles eram almas gêmeas bastante compatíveis. A Kirsty é minha personagem preferida, pois ela aproveita bem a vida, é divertida, engraçada e está sempre pronta para defender sua amiga Tess.

O livro vai narrando vários anos na vida dos dois e mesmo frequentando os mesmos eventos sociais eles não se encontram ao longo dos anos. Quando eles finalmente se conhecem a afinidade é tão instantânea que assusta e surpreende. No entanto, esse esperado encontro pode ter sido tarde demais. E se George e Tess forem mesmo almas gêmeas? E se o momento dos dois já tiver passado?

"A pior coisa em sacrificar a sua felicidade para honrar seu compromisso com a pessoa com quem você se casou, é que você espera que ela se sinta agradecida. O que é ridículo, é claro." (pág. 217)

Esse romance me arrebatou e fiquei lendo ansiosamente e torcendo para que tudo fosse resolvido de uma forma coerente e a autora soube trabalhar isso muito bem.Os dois protagonistas são pessoas que não tomam atitudes para mudar a direção de suas vidas e acabam se arrependendo pela falta de atitude. Tess por causa do namoro fadado ao fracasso com Dominic e George pelo seu talento musical desperdiçado.

Uma Vez na Vida nos faz pensar sobre a existência de almas gêmeas. Será que existe uma predestinada para ficar com a gente a vida toda? E se nunca encontrarmos essa pessoa? E se ela morar muito longe? Como encontrar essa alma gêmea que pode ser interpretada como nossa outra metade?

"Quando você tema  chance de ser feliz, talvez seja seu dever agarrá-la e segurá-la. Caso contrário, você não vive realmente; só conta o tempo." (pág. 203)

A narrativa é um pouco lenta e não flui muito bem nas primeiras 50 páginas, pois a autora está ambientando as coisas, mas não desistam da leitura por causa disso. Depois desse momento de apresentação a narrativa da Marianne Kavanagh melhora muito e a história fica envolvente e apaixonante. Alguns encontros e desencontros deixaram a história mais instigante e criou expectativa sobre o romance.

Os diálogos são separados por aspas, mas isso não atrapalhou a leitura. Também foi bacana a forma como a autora foi expondo as passagens temporais sem perder o ritmo da leitura e sem deixar a narrativa confusa.

Esse livro me fez torcer e me emocionar com os protagonistas porque conta uma bela e inspiradora história de amor. O tempo pode afastar as pessoas de você, mas também pode aproximá-las. E quando ele der essa oportunidade, cabe apenas a você a decisão do que fazer com essa chance.

"A vida lhe pertence, não é de ninguém mais. Na maioria das vezes, a única coisa que nos impede somos nós mesmos." (pág. 243)

Beijos!

40 comentários

  1. AMEI Um dia e só pela sua comparação com esse livro já fiquei com vontade de ler Uma Vez na Vida.
    Adoro romances em que nos emocionam com os protagonistas e torcemos por um final feliz do casal.
    Aline, se eu tinha dúvidas se eu leria esse livro ou não, você acabou com todas as minhas dúvidas, com esse final =) "O tempo pode afastar as pessoas de você, mas também pode aproximá-las. E quando ele der essa oportunidade, cabe apenas a você a decisão do que fazer com essa chance".

    ResponderExcluir
  2. O livro me chamou atenção primeiro pela capa e segundo pela sua resenha,parece ser um romance muito bom de ler e como eu amo romances já adicionei ele na minha lista de livros para ler .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Sua resenha me deixou mega curiosa, parece ser ótimo.
    Não curti muito o livro Um dia, mas gostei da premissa deste, quero ler já.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Primeira resenha que leio de Uma vez na vida e confesso que fiquei super a fim de ler o livro.
    Apesar de você dizer que no inicio a narrativa é meio lenta, parece ser o tipo de leitura que é bem tranquila de ler (pelo menos o tipo de leitura que eu gosto).
    Quero muito ler e conhecer mais sobre Tess e George.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Adorei a resenha, ainda não li Um dia então não sei se a história me agradaria mas estou louca para ler em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Que bom que voce gostou do livro Aline, vi algumas resenhas negativas e fiquei meio desanimado em relação a leitura. A trama parece ser bem interessante e faz mesmo pensar sobre alguns assuntos.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sendo sincera, em um primeiro momento a capa do livro me desagradou e por este motivo eu não dei muita importância para a obra. Mas lendo a sinopse e várias resenhas positivas eu fiquei com vontade de ler!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii!
    Estou há um tempinho querendo ler esse livro. A história parece linda!
    Pena que é uma leitura cansativa no início, não gosto disso... :/
    Beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu já estava de olho nesse livro após algumas pesquisas online, e sua resenha me fez ficar com ainda mais vontade de ler... Aiai, essa nossa vida de viciados em livros!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  10. É ótimo quando você se apaixona pela sinopse do livro e no final vê que o livro é realmente tudo que esperou.
    Eu nunca tinha parado para ler a sinopse desse livro. Simplesmente o julguei pela capa;
    A unica coisa que acho que não iria gostar era da narrativa lenta.
    Passando para desejar boa semana;.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  11. Não precisa falar mais nada, esse livro me ganhou a hora que vc disse que ele lembra 'Um Dia'!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia ele até hoje e sim, eu senti uma conexão muito especial com ele e pretendo ler muito em breve. Muito obrigado pela dica, adorei. Adorei também o seu blog. Espero voltar aqui mais vezes. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é uma gracinha *-* me surpreendeu bastante.
    Gostei também do tom de realidade que ele tem...
    Nenhum personagem é idealizado os personagens crescem ao longo da narrativa! *-*
    Eu super recomendo esse livro ele esta em alta nos últimos dias estou vendo muitas resenhas *-*

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline! Parece ser um livro bem legal, não gosto de romances repentinos, é a expectativa que me prende, e pelo jeito ocorre isso aqui. Bom saber que as primeiras páginas trazem uma trama mais lenta, mas que depois a leitura engrena, é um ótimo alerta para quem pretende ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oie =)

    Amei a resenha!
    Adoro livros do gênero. Tinha visto comentários negativos, mas sua resenha me deu mais ânimo para ler. Espero gostar, assim como você.

    Parabéns pela resenha =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  16. Amiga, Parece super interessante esse livro, um romance sempre nos surpreende!
    Ótima dica e gostei das expectativas, não gosto de nada muito certinho...pois a vida não é assim mesmo, temos que estar sempre lutando e tentando ser vitoriosa!
    bjus
    Boa dica!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline, tudo bem?

    To curiosa para ler esse livro. Confesso que sou meio impaciente e ia ficar um pouco incomodada com essa leitura mais devagar no inicio. Mas acho que depois ia começar a gostar =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Chefa esse livro já tinha ganhado um espaço na minha lista de desejados agora então depois de ler sua resenha fiquei mais ainda empolgada!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline
    Gostei muito da sua resenha. Acho que vou gostar muito desse livro, pois adoro histórias românticas. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  20. Oi Aline!

    Adoro suas resenhas, que são bem escritas e envolventes, você dá uma impressão tão legal das suas leituras, rs. Bem voltando ao livro, confesso que eu não esperava tanto, a história me parece ótima, apesar de ser um pouco lenta do começo, mas pelo visto o livro como um todo é show. Gostei da temática e acredito sim em alma gêmea. <3

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  21. Eu quase que comprei esse livro, mas fiquei com o pé atrás. Rapaz, se arrependimento matasse... Adorei o enredo desse livro, tudo que você falou sobre ele me despertou um desejo, uma vontade absurda de lê-lo. Ainda não li Um dia, mas vi o filme, que adorei. Mesmo com aquele final, então acho que iria gostar bastante desse livro. Quero muito!

    ResponderExcluir
  22. Adoro suas resenhas. São muito bem escritas, e nos passa uma ótima impressão das suas leituras. Gostei da temática do livro e fiquei curiosa para ler. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Quero muito esse livro tbm
    Só resenhas boas
    será que vou chorar nesse livro? medo

    ResponderExcluir
  24. Que resenha mais linda Aline, já quero ler agora hahaha, mas vou esperar a vibe triste passar antes! Mas ja amei o enredo e os personagens <3

    Dica mais que anotada para uma breve próxima leitura!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, esse livro parece ser muito bom, eu adorei o enredo da historia, e já estou super curiosa para ler o livro, eu ainda não li Todo dia, para poder entender a sua comparação, mas irei ler em breve, e pretendo ler Uma vez na vida também, espero que ele me agrade.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi Aline, tudo bem?
    Parece ser um ótimo livro, deixou-me curiosa, e depois eu adoro romances, ainda mais com alma gêmeas envolvidas. Não li Um Dia, então, não irá me influenciar. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Poxa avida,
    a sinopse já me deixou bem curiosa e sua resenha ...
    Ainda não li Um Dia e você acabou me deixando com dois livro a mais na lista de desejados kkkk
    Acho que vou me apaixonar pelos personagens.
    As imperfeições deles já fizeram com que eu sentisse uma pitada de amor por eles.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  28. Oi Aline..
    Acho que isso já aconteceu com a maioria dos leitores..heh É assim mesmo.
    As vezes o livro começa lento mesmo, mas parece que ele não te decepcionou..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline!!

    Sim, me apaixonei à primeira vista por essa sinopse e pela sua resenha, agora quero ler!!! Não curti muito Um dia (não que tenha detestado, mas me irritou um pouco), mas esse parece ser lindo!! Eu quero!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ja gostei do livro só pela Tess gostar de roupas vintage. Livro sobre alma gemeas me conquista, pois acredito fielmente nisso, que todos estao fadados a encontrar sua alma gemea. George tem uma banda, ja é o tipo de homem que a maioria das melhores se apaixona. Gostei da resenha, vou procurar mais sobre o livro. Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Oie,
    não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Faz tempo que não vejo diálogos com aspas rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Aline...
    Amei essa resenha e quero esse livro.... Eu tenho muita vontade de ler Um dia... comecei até assistir o filme, mas terminei dormindo rsrsrsrs, mas pretendo assistir ainda... Esse livro me chamou atenção pelo romance e os desencontros que os levaram a se encontrar, faz sentido?? Rsrsrsrs Achei a temática interessante... e fiquei muito curiosa... Xero!!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Essa parada de se apaixonar por uma obra só pela sinopse nunca aconteceu comigo, pois, às vezes, as sinopses nos enganam completamente. Mas que legal que todas as suas expectativas fora superadas. Me parece ser uma trama até simples, mas cheia de reflexões bem interessantes. As personagens e seus dilemas são muito palpáveis. Quantos de nós não passam por esses mesmos questionamentos que os protagonistas passam?!?! Enfim, fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Eu também gostei da sinopse desse livro e também achei que seria meio parecido com Um dia... Sua resenha me eixou mais curiosa, parece ser uma história bonita, sem contar que quero saber se eles vão acabar juntos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Não sou muito fã de romances e por isso quando vi a divulgação do livro, não dei muita atenção para ele. Mas depois dessa resenha, vi o que eu estava perdendo. Adoro histórias sobre o quanto nossas atitudes podem interferir no futuro e não, nem sempre é o destino. Achei demais! Ótima resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  36. oi Aline, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei a dica. Parece ser mesmo muito bonito, e meio que uma coisa de destino mesmo, os dois sempre próximos, sem de fato se conhecerem.
    Ainda bem que você esclareceu que a semelhança com Um Dia não tem nada a ver com o final, senão eu já desconsiderava a possibilidade de ler agora mesmo, kkkkkkkk

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oiiii
    me apaixonei por esse livro no lançamento dele,
    agora estou correndo com as minhas leituras da única pra poder solicitar!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  38. Eu me senti conectada desse jeito com "Dançando sobre cacos de vidro". Desde que li a sinopse fiquei apaixonada pelo livro.
    Uma vez na vida tem o enredo muito apaixonante também, mas eu confesso que hoje não me interesso mais tanto assim por livros sobre "almas gêmeas". Estou fugindo de romances, haha.
    Mas quem sabe que não mude de ideia algum dia?

    ResponderExcluir
  39. Eu me enquadro no segundo caso, odiei Um dia. Mas esse livro me parece totalmente diferente nos aspectos que me fizeram odiá-lo. Como uma romântica incorrigível, não resisto a um bom romance. Falando de almas gêmeas então.. preciso lê-lo! rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  40. Muito linda a mensagem do livro, me deu muita curiosidade. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin