Autor (a): Jordan Belfort
Editora: Planeta
Ano: 2014
ISBN 978-85-422-0228-1
"Durante o dia ele ganhava milhares de dólares por minuto. Durante as noites gastava o mais rápido que podia, com drogas, sexo e viagens internacionais. Esta é a história de Jordan Belfort, mais conhecido como O Lobo de Wall Street , cujas artimanhas acabaram levando-o para a prisão. Nesta autobiografia, ele narra como realizava as suas operações e como foi viver no topo do mundo."
*Livro cedido em parceria com a Editora Planeta.
Oie, tudo bom?
Depois de 500 páginas eu terminei a biografia mais alucinante que li na vida. Antes de falar mais sobre o livro, preciso dizer que não assisti ao filme ainda, mas conversando com alguns amigos eu percebi que muitas informações importantes foram mantidas na versão cinematográfica.
O Lobo de Wall Street é uma autobiografia escrita por Jordan Belfort, o dono da corretora de valores Stratton Oakmont que foi um dos principais bancos de investimento dos EUA no início da década de 90. Jordan começou a trabalhar em Wall Street em 1987, rapidamente conseguiu abrir sua própria empresa e se tornou um homem milionário. Naquela época, o mundo tinha outra mentalidade e um dos primeiros conselhos dados a ele foi que o uso da cocaína facilitava a vida naquele tipo de trabalho.
"Mas o que sinceramente espero é que minha vida sirva como um alerta tanto para os ricos como para os pobres; para qualquer pessoa que viva com uma colher no nariz e um monte de pílulas dissolvendo no estômago; ou para qualquer pessoa que esteja pensando em pegar um dom divino e usá-lo impropriamente." (pág. 19)
Com 31 anos Jordan era conhecido como O Lobo de Wall Street, era casado, pai de um bebê e vivia uma realidade completamente regada a bebidas, prostitutas e drogas. Para ele não havia nenhum impedimento para consumir Quaaludes, uma droga sintética que ele engole como se fossem balas de caramelo. Um problema grave nas costas foi o estopim para que seu consumo de drogas ficasse mais destrutivo e as doses ingeridas foram aumentando dia após dia.
"Qual a parcela de culpa das drogas para eu ter esta vida sombria? Tenho de admitir que era fácil colocar toda a culpa nas drogas, mas, é lógico, eu ainda era responsável pelas minhas ações." (pág. 381)
Apesar de todos os problemas com as drogas, o "Lobo" sempre foi um homem extremamente inteligente, sagaz e esperto. Conseguia derrubar e erguer empresas com algumas ligações e ações na bolsa. Era capaz de discursar para seus funcionários de uma maneira impactante e conseguia mantê-los fieis a seu jogo financeiro.
A narrativa desse livro é bem real e não houve nenhuma intenção do autor em esconder os detalhes mais sórdidos da vida que ele tinha. Jordan era capaz de comprar 200 mil dólares em roupas novas para sua esposa e gastar a mesma quantia por uma noite com uma prostituta. A história é cheia de palavrões que são desferidos por praticamente todas as pessoas que o conheciam, mas isso não me incomodou porque acredito que o autor quis mostrar exatamente como era o ambiente que ele convivia. Cheguei a conferir algumas entrevistas em que ele afirma que na realidade sua vida era muito mais louca do que exatamente parece.
Jordan Belfort é um cara muito inteligente e sua inteligência (ou seria esperteza?) me deixou curiosa porque ele conseguia sair de situações adversas com muita lábia e dinheiro. A inteligência dele despertou minha curiosidade porque ele não se deixava abater por nada e estava sempre um passo à frente de seus concorrentes e inimigos.
Jordan era cheio de defeitos e sua simpatia combinava muito bem com a seguinte expressão: lobo em pele de cordeiro. Sua riqueza criou uma vida sem obstáculos e praticamente tudo que ele queria era facilmente conquistado. Apesar disso, simpatizei com ele em diversos momentos porque era um homem engraçado e em muitas partes do livro eu ri dos apelidos que ele dava a amigos, parentes e funcionários.
Jordan era cheio de defeitos e sua simpatia combinava muito bem com a seguinte expressão: lobo em pele de cordeiro. Sua riqueza criou uma vida sem obstáculos e praticamente tudo que ele queria era facilmente conquistado. Apesar disso, simpatizei com ele em diversos momentos porque era um homem engraçado e em muitas partes do livro eu ri dos apelidos que ele dava a amigos, parentes e funcionários.
Em alguns momentos a narrativa do livro ficou cansativa e isso aconteceu porque o autor narrou os assuntos cotidianos da mesma forma que narrou os acontecimentos empolgantes. Em determinados trechos ele passava várias páginas divagando sobre um pequeno assunto e isso não desenvolvia a leitura. Apesar disso, a escrita dele é bem fluída e agradável. Portanto, não desanimem em alguns capítulos mais "chatinhos". O final também me deixou um pouquinho decepcionada, mas nada muito revoltante.
Recomendo bastante essa leitura para todos que gostam de biografias e também para quem acompanhou apenas a versão cinematográfica. O livro é franco, forte, dinâmico e envolvente!
"Contudo, essa havia sido a minha vida. Minha. Bem ou mal, eu, Jordan Belfort, o Lobo de Wall Street, fora um verdadeiro selvagem. Sempre me vira como à prova de balas: desviando-me da morte r do cárcere, vivendo minha vida como uma estrela de rock, consumindo mais drogas do que milhares de homens conseguiriam e ainda sobrevivendo para contar a história. " (pág. 446)
Beijos!
Não li o livro mas vi o filme e torci muito para que ganhasse o Oscar. Por esse motivo acabei deixando o livro pra lá...mas como você diz que é bom mesmo pra quem já viu o filme vou seguir sua dica!
ResponderExcluirwww.corujicesnomundo.blogspot.com.br
Senti-me burra, flor… (kkkkk). Acredita que não sabia que este livro era uma autobiografia!? Gente, em que planeta eu vivo? Aline-flor, adorei sua resenha. Eu não gosto (e nunca li) deste gênero, mas confesso que me senti tentada a conhecê-lo agora. Ainda não assisti ao filme, como você, então talvez seja o momento de primeiro ir atrás dessa obra para somente então vê-lo.
ResponderExcluirEu gostei bastante da sua crítica… E gosto de narrativas fluídas, mesmo que o autor não tenha tratado de forma distinta o que era importante e o que era cotidiano em sua vida (rs). Talvez seja sua maneira de dizer que vivia tudo com igual intensidade (?).
Enfim, lerei o livro! (rs)
Beijos, flor!
http://myqueenside.blogspot.com.br/
Apesar das biografias não serem meu estilos de leitura, gostei demais de sua resenha Aline! Fiquei pensando como seria essa narrativa e acho que para quem gosta, realmente O Lobo de Wall Street é perfeito, apesar de algumas partes mais lentas. Acho que essa franquezas nos fatos são os pontos altos no enredo!
ResponderExcluirBeijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Oi Aline :)
ResponderExcluirNão sou muito fã de biografia, mas acho que as autobiografias estão me interessando muito atualmente pelo fato de retratar o que aconteceu de verdade com a pessoa, gosto muito de histórias reais e acho que vou começar a investir nesse gênero! hehe
Não conhecia esse livro e nunca ouvi falar do filme também, mas gostei muito da história do Jordan, quero conhecer melhor!
Beijos
Oi, Aline
ResponderExcluirGostei muito de sua resenha. Já vi algumas resenhas desse livro, nem sempre positiva. Percebi que é um livro muito polêmico. Não sei se estou no clima para ler.
Oie Aline =)
ResponderExcluirEu até gosto de biografias, mas essa não me chamou muito a atenção. Acho que nesse caso eu preferiria só o livro mesmo, por conseguir passar toda a ação da história.
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Hey
ResponderExcluirEu assisti o filme, em termos, não cheguei a ver o final ainda HAHA
Mas fiquei com muita vontade de ler a biografia, pois o filme é ótimo... com cenas bem pesadas, com humor negro... mas é ótimo [apesar de não ter visto o final]
Ótima resenha
bjs
Nana - Obsession Valley
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirNão leio muitas autobiografias, mas sua resenha chamou minha atenção pra história, demonstra ser um ótimo livro, com cenas reais e pesadas tal qual aconteceram. Ainda não assisti ao filme, mas o pessoal que assistiu gostou bastante.
Beijos!
Não gosto de ler biografias mas essa me chamou a atenção, gosto quando os autores não ficam 'maquiando' e mostram a verdade nua e crua, mas acho q antes, em especial com esse livro, irei conferir o filme antes de decidir se realmente o lerei.
ResponderExcluirJá vi muito essa capa, mas não sabia do que o livro falava.
ResponderExcluirInfelizmente, não curto muito biografias, então esse livro não entrou na minha listinha de desejados. Mas que bom que você gostou da leitura.
Bjokas
nerdworldofgirl.blogspot.com.br
Oi,Aline!
ResponderExcluirEu não sou muito fã do gênero, mas confesso que sua resenha me despertou um interesse.
Se tiver a oportunidade eu o lerei com certeza.
Bjs!
Zilda Peixoto
http://www.cacholaliteraria.com.br
Oi Aline, o genero autobiografia/memórias é um dos meus preferidos e eu já pensava em ler esse livro, aí assisti ao filme (ainda não entendo porque Leo DiCaprio não ganhou o Oscar) e a vontade cresceu, inclusive, o próprio Jordan aparece no finalzinho do filme, achei muuito legal!
ResponderExcluirSua resenha só fez crescer essa vontade pois ainda não tinha lido a opinião de ninguém sobre o livro e pelo que vc escreveu eu com certeza vou adorar!
Beijos
Débora - Clube das 6
http://www.clubedas6.com.br
Oi chefa tudo bem, fiquei mega curiosa para ler esse livro, porém as 500 páginas me intimidam um pouco, por que nos últimos dias li muito livros grandes, e mesmo sendo biográfico ele realmente me chamou atenção!
ResponderExcluirDani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
nossa , fiquei super curiosa , pra ler esse livro , quero saber mais e mais sobre ele , nunca li um livro de 500 paginas ,seria uma honra pra min , acho que darei uma chance ao livro , ele parece ser mt otimo , sm contar , que descreve como ta o mundo hoje em dia !
ResponderExcluirBeijos da Quel !
Eu quero ler este livro e ver o filme, pois acho que essa história é muito interessante.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Gosto bastante dos livros do Leonardo
ResponderExcluirE esse já está na minha lista
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Eu sempre digo que não gosto de biografias, mas quando paro para ler uma, me encanto.
ResponderExcluirEu vi o filme e amei, tipo, amei mesmoooo! Então lógico que me interessou em ler a biografia, e depois dessa sua resenha, acho que vou procura-la o quanto antes.
Valeu a dica!
bjus
terradecarol.blogspot.com
Ei chefa, tudo bom?
ResponderExcluirEu não sou de ler biografias, acho chato rsrs.
Mas fiquei curioso para ver o filme, vai entender?
Ótima resenha.
Nunca li uma biografia. Nunca tive tanto interesse por achar esses livros extremamente chatos! Mas fiquei bem curiosa quanto ao filme quando o vi em cartaz. Ainda não assisti, mas pretendo fazer em breve, e dependendo do que achar pode ser que eu acabe dando uma chance ao livro.
ResponderExcluirNão costumo ler biografias, mas sempre vejo muita gente elogiando esta e fico curiosa para conhecer também. Parece ser bem interessante acompanhar como era a vida de um homem tão poderoso e cheio de dinheiro. Ainda não assisti o filme, mas acho que leria o livro! :)
ResponderExcluirFiquei bem curiosa logo que estreou o filme, mas acabei não assistindo até hoje... Agora vou tentar ler primeiro, amei a dica!
ResponderExcluirBeijos!
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Não sabia que existia esse livro, só conhecia o filme (que ainda não tive oportunidade de assistir).
ResponderExcluirTodos estão elogiando muito o filme, e com certeza o livro não deve ser diferente, quero ler esse livro com certeza, e de preferencia antes de ver o filme, pq não curto ver o filme primeiro.
Oiee
ResponderExcluirAmei sua resenha, também estou lendo esse livro mas por ser muito grande estou preferindo ler ele em casa mesmo só a noite.
Espero gostar até o final pois amo biografias, mas se você gostou sei que também vou gostar até hoje tivemos poucas diferenças no gosto kkkk
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Geralmente eu não leio autobiografias mas este livro me interessou bastante e vou procurar lê-lo. =D
ResponderExcluirVou ver o filme também. rsrs
E Parabéns pela resenha! Muito boa ^^
Bjs.
oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que pela primeira vez na vida eu não faço muita questão de ler um livro antes de ver o filme, rs. Tenho muita curiosidade por essa história, e adorei sua resenha (a primeira que li do livro), mas sei lá, não curto biografias, acho que é um livro que não ia fluir bem pra mim. Então, nesse caso acho que pulo direto pro filme, que dizem ser muito bom!
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oooi
ResponderExcluirParece ser um livro bem interessante. Gostei de saber que, apesar de ser uma autobiografia, o livor não foi cansativo e não teve partes chatas! :)
beijos
Oi Aline, eu estou super curiosa para ler esse livro, não curto biografias, mas esse livro é uma exceção para mim, de tão curiosa que estou para ler, que vida a do Jordan hein, também quero muito ver o filme hahaha o lindo do Leonardo esta nele hehehe, amei a resenha viu.
ResponderExcluirBeijos!!!
Sim, eu realmente fiquei curiosa, não conhecia a história e nem o filme, acho que vou optar pelo filme primeiro, deve ser alucinante, as vezes biografias sabem ser legais, outras nem tanto. Achei legal essa coisa da história mostrar a verdade, geralmente as pessoas escondem ou modelam as palavras. A quantidade de páginas é tentadora, ultimamente estou optando por títulos duradouros kkkkkk livros com poucas páginas deixam um grande vazio. Gostei muito da resenha :)
ResponderExcluirEu nunca me interessei por essa história, mas depois de ler sua resenha fiquei bastante curiosa. Maaas, acho que vou assistir o filme primeiro, que parece ser mais legal.
ResponderExcluirOi Aline,gostei bastante da resenha,pretendo assistir o filme também,parece ser bem divertido de se ler . Beijos !
ResponderExcluirImagino que quando a pessoa é inteligente, sagaz nunca irá provar drogas, ainda mais quando se tem muito o que aproveitar na vida e a droga estaciona a pessoa.
ResponderExcluirPor ser autobiografia acredito que as sensações sempre bem verdadeiras. Interessante!
Bjs**
Já assisti o filme, e confesso que não foi dos meus favoritos. Mas acredito que a leitura seja mais gratificante, pois essa cria laços mais íntimos com Jordan. Na tela, vemos o Leo Dicaprio. Talvez lendo, eu possa realmente enxergar a experiência de vida do lobo de Wall Street. Parabéns pela resenha, me interessei bastante pelo livro.
ResponderExcluirAbraços, Mallú Ferreira
semclichesporfavor.blogspot.com
Pensa num livro que estou doida pra ler e nao li ainda. Nao assisti o filme justamente porque quero ler o livro antes.
ResponderExcluirPassei esses dias na livraria e vi o livro, fiquei curiosa pois tbm tenho vontade de ver o filme. Agora com sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler o livro
ResponderExcluirNão curto biografias. Não consigo!
ResponderExcluirhahaha por isso não me interessei pelo filme e nem pelo livro.
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Menina!! Só não li este livro porque me assustei com o tamanho dele. Juro!! E olha que não tenho medo de livros grandes, mas por ser uma biografia achei que poderia ficar um pouco enfadonho.
ResponderExcluirMas acho que me enganei né? Na resenha ele me pareceu ótimo!!
Acho que mudei de ideia agora mesmo, rs.
Bjkas
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Cara, tá todo mundo falando do filme! Confesso que a princípio nem liguei muito pra esse enredo, mas agora com o mundo todo falando do filme e do livro, simplesmente não consigo não me interessar. Quero assistir e ler, pq amo biografias.
ResponderExcluirCreio que não seja o tipo de livro que me agrade.
ResponderExcluirA vida dele pode ser interessante se tratando do "sucesso", mas é meio medíocre devido a tudo de ruim que ele consegue trazer pra vida dele.
Imagino que seja o tipo de historia que nos leva a ter certeza que dinheiro nao traz felicidade mesmo.
beijos
A história parece sim ser interessante, mas eu acho a literatura auto-biografica tão cansativa.
ResponderExcluirQuem sabe um dia eu dê um chance.
Bjok
Não sou muito chegada em biografia, mas até que esta me interessou...
ResponderExcluirbeijos
Normalmente não leio autobiografias e também nunca havia ouvido falar do Jordan Belfort, mas apos ler a resenha fiquei com muita vontade de dar uma conferida.
ResponderExcluir