Autor (a): Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
ISBN 978-85-359-2401-5
"Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador."
*Livro cedido em parceria com a Companhia das Letras.
Oie, tudo bom?
Há muito tempo eu não lia um livro que me causasse reações físicas tão intensas como senti durante a leitura desse livro. Eu sou fã dos romances policiais e quando li a sinopse de Dias Perfeitos fiquei louca para conhecer essa história. Não deu outra, advinha quem virou fã do Raphael Montes (meu livro ainda veio autografado pelo autor <3)?
Téo é um estudante de medicina do Rio de Janeiro e mora com a mãe paraplégica e o cachorro Sansão. Ele é de uma família rica que perdeu quase tudo depois que seu pai foi indiciado por lavagem de dinheiro. Logo no início do livro, o autor já nos mostra a personalidade do protagonista descrevendo o fato do Téo considerar um cadáver como seu amigo e a chamar "carinhosamente" de Gertrudes.
Téo não consegue nutrir amor e amizade por ninguém e para ele é comum fingir sentimentos e interesses para que pareça um homem comum aos olhos da sociedade. O protagonista é um sociopata e consegue passar uma imagem de pessoa normal para todos, inclusive para sua mãe.
Téo não consegue nutrir amor e amizade por ninguém e para ele é comum fingir sentimentos e interesses para que pareça um homem comum aos olhos da sociedade. O protagonista é um sociopata e consegue passar uma imagem de pessoa normal para todos, inclusive para sua mãe.
"O mundo repleto de idiotas. Bastava olhar ao redor: idiota de jaleco, idiota de prancheta, idiota com voz aguda que agora falava de Gertrudes como a conhecesse tanto quanto ele." (pág. 11)
Clarice estuda História da Arte na UERJ e está escrevendo o roteiro de um filme road movie. Ela é uma pessoa muito alegre, expansiva e extrovertida. São essas características que atraem Téo e o tornam obcecado por ela. Gostei da Clarice por ser uma pessoa muito inteligente e determinada, pois ela toma muitas decisões importantes sob a pressão dos acontecimentos impactantes e terríveis que ocorrem no livro.
Quando conhece Clarice, Téo fica encantado com sua espontaneidade, seu espírito livre e sua beleza. Depois que ele consegue pegar seu número de telefone passa a segui-la para saber mais sobre sua rotina até que toma uma medida totalmente desesperada e assustadora. O cenário muda e a história nos transporta para dias nada perfeitos.
"Não gostava de ninguém, não nutria nenhum afeto para sentir saudades: simplesmente vivia. Pessoas apareciam e ele era obrigado a gostar delas, mostrar afeto. Não importava sua indiferença desde que a cena parecesse legítima, o que tornava tudo mais fácil." (pág. 12)
Dias perfeitos é um thriller psicológico de tirar o fôlego. A cada página e cada capítulo eu tinha uma surpresa e ficava cada vez mais perplexa com as atitudes do Téo. Também fiquei nervosa por causa da sucessão de acontecimentos, pois ele realmente acreditava que se mantivesse a Clarisse presa ela o amaria com o passar do tempo. Lembro que ficava lendo ao lado do meu marido e comentava com ele as atitudes estranhas desse protagonista. Até ele, acostumado com filmes de suspense e terror, se surpreendeu.
"Estavam atados um ao outro. Ele levaria Clarice para sempre: já não podia viver ou mesmo morrer sem ela." (pág. 160)
Foi uma leitura muito intensa, instigante e envolvente. Eu fui envolvida a cada capítulo e a história criada pelo Raphael Montes me deixou com medo e muito angustiada. Posso dizer que ele tem o verdadeiro dom da escrita e fico imensamente feliz porque é um autor nacional jovem e talentoso. Seu texto é leve (apesar do tema mais "pesado"), dinâmico e seus personagens são intrigantes.
O autor conseguiu levar a história para um ponto em que o leitor não sabia o que pensar do protagonista. Lógico que ele fez um monte de coisas ruins, mas ao mesmo tempo eu tinha pena ao perceber como ele era doente. Téo é inteligente, mas não tinha traquejo social e nenhuma capacidade para distinguir o quanto sua atitude era condenada. Em alguns trechos a narrativa permitia que entrássemos na mente dele fazendo a leitura ficar mais interessante.
Os capítulos curtos ajudaram a dinamizar a narrativa e criaram muita expectativa. O autor foi bastante corajoso com o desfecho que deu para a história e fez com que eu gostasse mais ainda do livro. Dias Perfeitos é um dos melhores livros do gênero que eu já li e recomendo muito para todos que curtem romances policiais e psicológicos. Uma das melhores leituras de 2014!
Beijos!
Oi Chefa quero muito ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais tentada já estou montando a lista de prováveis compras do mês de maio e com certeza ele estará na lista!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Oi, Aline
ResponderExcluirEsse livro me deixou muito curiosa, pois só vejo resengas positivas. É muito legal ver novos autores nacionais se destacarem. Queo muito ler esse livro.
Oi Gata
ResponderExcluirFiquei muito curiosa pra saber mais do livro , a sua resenha é muito util pra min , adorei a resenha , nao conhecia esse livro e nem o autor , mais fiquei bem interessada sobre o livro , espero ter oportunnidade para ler-o !
Esse livro me deixou curiosa e ao mesmo tempo com medo de ler pois o meu gênero mesmo é romance . Vou pensar se lerei,pois o medo da história está maior que a curiosidade.
ResponderExcluirBeijos :*
Já tinha lido uma resenha desse livro e fiquei louca por ele logo de cara. Adoro thrilers policiais e ter um protagonista que tem mais cara de vilão que de mocinho me deixa bastante curiosa.
ResponderExcluirMas como um livro que trata de um assunto tão tenso assim pode ser leve? O.o
Ahhh e o protagonista fez eu me lembrar um pouco do Antônio dessa temporada de Malhação, haha.
Enfim, o livro virou uma compra obrigatória para quando eu ver em alguma livraria.
Oiiii Aline!! Tudo bem? Não conhecia o livro, mas já chamou a minha atenção por ser romance policial, que eu adoro!!! Acho que para escrever esse estilo de livro tem que ter um dom especial de prender o leitor na trama e o manter na curiosidade até o final da história. Pelo visto o autor não deixou a desejar, o que me deixa com mais vontade ainda de conhecer sua escrita!!! Obrigada pela dica!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi Aline,
ResponderExcluirConfesso que eu não curto muito esse gênero, porém esse tem sido um lançamento nacional tão comentado e elogiado que fiquei curiosa por sua leitura.
Até hoje não vi nenhum comentário negativo a respeito do livro.
Bjs
Tais
http://www.leitorafashion.com.br
Oi Aline,
ResponderExcluirEu amo o gênero, leio thrillers ha mais de 3 anos e não me canso. não leio muito autores nacionais mas Dias perfeitos tem chamado muito a minha atenção ultimamente. Que bom que você gostou, espero gostar tanto quanto você.
Beijos
Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/
Muito boa a leitura, né, Aline? Até brinquei com o Raphael (qnd teve um evento aqui no RJ) que as pessoas devem ter medo dele, né? Escrever do ponto de vista de um psicopata é tenso! Não considero o livro policial, é mais psicológico mesmo. Tbm super curti o final! :)
ResponderExcluirBeijos,
Lygia - Brincando com Livros
oi Aline, estou super curiosa para ler esse livro, parece ser muito bom mesmo. E ganhar um 'melhores leituras de 2014' não é pouco, rs. Pelo que entendi o cara é psicopata, né? O mais incrível nos livros que abordam o tema é a inteligência desses caras! E pelo que vc falou, inteligência é o que não falta a Téo.
ResponderExcluirvou procurar depois (agora já posso comprar livros, kkkkk)
beijos
Oie!
ResponderExcluirPelo que vc diz o livro parece ser bom, mas acho que ele não faz muito meu estilo de leitura.
valeu a dica
Beijos
Eu não sou fã do gênero, mas venho lendo inúmeras críticas positivas do livro. Mas até o momento nenhuma resenha ainda tinha me convencido para falar a verdade. Até que li a sua..rs
ResponderExcluirPerfeita! Fiquei com medo do livro e com certeza vou lê-lo. Acho uma ótima pedida de presente para o dia das mães.
Bjs!
Zilda Peixoto
http://www.cacholaliteraria.com.br
Oi Aline,
ResponderExcluira sinopse do livro não havia me atraído muito.
Eu nunca li um thriller psicológico, mas a sua resenha fez o gênero parecer algo bem legal para ler.
Achei a capa perfeita.
Bjokas
Eu estou morta de curiosidade para iniciar essa leitura!
ResponderExcluirÉ a primeira resenha que leio do livro e você só me instigou mais em lê-lo!
É muito bom sabermos que nossos autores são de qualidade sim, e tem a capacidade de escrever livros tão bons quanto este!
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Oi Aline!
ResponderExcluirFaz tempo que não leio um livro com esse estilo, mas acho que a leitura me deixaria muito nervosa, mesmo assim fiquei curiosa...
Beijos
http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/
Uouuuu que que é isso!!! Mais um Thriller Policial que eu tenho que ler, gosto muito de livros impactantes assim! Ficar na dúvida se Teo é de fato ruim ou não e tudo mais que acontece nessa história, minha nossa! Excelente resenha.
ResponderExcluirAbraço,
Diego de França
Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura no Facebook
Uau Aline me interessei muito, gosto de livros que mexem de verdade na gente, tanto mentalmente como fisicamente hahaha.
ResponderExcluirSe você afimar ser uma das melhores leituras de 2014 estou indo correndo para conseguir meu exemplar. Amei a resenha!
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
Adoreeei. Não sou muito fã de livros desse gênero, mas esse me deixou um pouco curiosa para ler. Parece ser diferente.
ResponderExcluirEu não conheço muitos romances policiais, mas como é da Cia das Letras deve ser bom...rs.
ResponderExcluirBeijos,
Blog | Youtube
Oiee
ResponderExcluirJá li esse livro e gostei muito da narrativa do autor mais não achei o melhor de 2014 justamente pelo final kkkk, achei que faltou algo para ele, mas recomendo a todos a leitura e fiquei sabendo que vai ter filme desse livro.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Olá Aline!!
ResponderExcluirGostei muito da resenha e me apaixonei pelo livro! Amo livros assim! Aprendi a gostar de romance policial com o livro "Se Arrependimento Matasse" do autor Alma Cervantes. Livro muito bom mesmo!! Esse com certeza vai para a minha lista de super desejados!! rsrs
Beijinhos
Mirelle - meumundoemtonspasteis.com
Ooii Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEu estou super ansiosa para ler esse livro, desde que li a sinopse do livro, ai vi uma resenha que falava muito bem dele, e agora a sua, nossa, esse livro deve ser demais mesmo, ainda não li nada do gênero, mas estou pronta para entrar de cabeça nele, e quero começar por esse livro.
Beijos!!!
Tenho acompanhado muitas resenhas positivas sobre este livro e fiquei interessada logo de cara! Adoro trillers e este parece ser carregado de suspense e tensão, além de ter um enredo ótimo. Fiquei curiosa para acompanhar até onde o personagem principal é capaz de ir! :)
ResponderExcluirbeijos
Oi Aline ♥
ResponderExcluirGosto de romances policiais nacionais, são sempre tão bem estruturados.
Fiquei curiosa por ele tem um tempinho já, depois que vi na Fan Page da Cia das Letras.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog
Oi Aline, eu adorei a resenha. Eu estou louca para ler este livro,mas ainda não deu para comprar :(
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Vi a entrevista do Raphael no Jo e varias resenhas positivas, to bem empolgada para ler, ainda mais que é curtinho ^^
ResponderExcluirJá é a segunda resenha positiva que leio desse livro e já tratei de adiciona-lo à minha wishlist *-* e espero também gostar dele. São raros os lviros do gênero que chamam a minha atenção e esse já conseguiu me deixar bem curiosa.
ResponderExcluirOi Aline, tudo bem? O personagem desse livro é doidinho heim. Lembra o maluco da malhação. Mas sua resenha me deixou curiosa para saber mais desse livro e lê-lo, pois as vezes gosto de acompanhar thriller. E curti essa capa, simples, mas sombria. Beijos!
ResponderExcluirAi Chefa!
ResponderExcluirEu já to louco pra ler esse livro, e sua resenha me deixou com mais vontade ainda e,e
Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
ResponderExcluirwww.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html