Autor (a): Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
ISBN 978-85-8163-373-2
"ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A idéia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo."
Desde o momento em que li Simplesmente Ana, eu fiquei bastante ansiosa para ler outra história da Marina Carvalho. Assim que Azul da Cor do Mar foi lançado eu comprei na pré-venda e fiz a leitura na mesma semana em que o livro chegou. Mas, o problema é que eu simplesmente não consegui fazer a resenha do livro em dois meses porque não me sentia empolgada o suficiente para fazê-la. Por mais estranho que pareça, esse livro permaneceu por quase 3 meses na minha estante me encarando e lembrando que deveria ter sido resenhado há muito tempo.
Azul da Cor do Mar é protagonizado pela Rafaela Vilas Boas, uma estudante de jornalismo que vive em Belo Horizonte com seus irmãos. Quando era criança ela passou férias com sua família em uma praia do Espírito Santo e lá ela viu um garoto com uma mochila xadrez e nunca mais o esqueceu. Durante anos ela escreveu textos e cartas na esperança de descobrir quem era aquele garoto inesquecível de quem ela não tinha o nome e nem a origem.
Anos depois, Rafa, como ela é chamada, já é uma adulta e consegue um estágio no jornal Folha de Minas. Ela escreve muito bem e não tem dificuldade para conquistar a vaga. No jornal é encaminhada para a editoria policial e descobre que vai trabalhar diretamente com Bernardo Venturini, um jornalista mau-humorado e competitivo. Os dois se estranham logo de cara e no decorrer da narrativa eles se suportam, trocam farpas e insultos o tempo todo.
"Meu problema é você! - Apontei o dedo para o peito de Bernardo. - Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. - Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. - Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz, de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste." (pág. 204)
Me identifiquei com a Rafaela pela paixão que ela tem pelo jornalismo, pela sua coragem e sagacidade. As investigações que ela fazia para as matérias me deixavam ansiosa, pois é uma característica da minha área e curto ver isso retratado nos livros. Além disso, cada início de capítulo tem dicas jornalísticas e achei esse cuidado bem bacana porque a história se passa no meio jornalístico.
"Ser jornalista, para mim, transcendia remuneração e reconhecimento. Era questão de escutar o chamado da minha vocação." (pág. 10)
No entanto, achei a protagonista mimada e muito infantil em diversas situações. Sei que ela ainda está na faculdade, mas algumas coisas beiraram o ridículo para uma pessoa adulta. O fato da personagem morar com irmãos protetores pode ser uma explicação para ela ser tão mimada. Em vários momentos foi irritante acompanhar algumas exigências e vontades que a Rafaela tinha não apenas com a família, mas com seus amigos e colegas de trabalho também. A impressão que tive é que ela queria que tudo funcionasse conforme seus desejos, mas a vida é dessa forma minha gente!
Bernardo é um cara incoerente, chato e muito ranzinza. Parecia um velho reclamando o tempo todo e não um cara jovem e talentoso. Logo no início da narrativa você percebe que ele esconde algo que o marcou muito e que o transformou nesse tipo de pessoa. A relação que ele tem com Rafaela é bem tortuosa e explosiva, mas os dois tem muita química. Em alguns momentos foi bom vê-los discutindo, mas em outros eram só insultos jogados sem motivo.
A escrita da Marina Carvalho continua muito boa e gostosa de ler, assim como foi em Simplesmente Ana, mas achei a narrativa muito parecida com o livro de estreia da autora. Eu sei que os autores procuram escrever sobre coisas que eles conhecem e convivem, mas a protagonista é muito parecida com a Ana e as duas convivem no mesmo espaço geográfico (também conhecido como Minas Gerais).
Outra coisa que me incomodou em Azul da Cor do Mar foi o excesso de citações sobre marcas e produtos. Claro que isso é importante para pontuar algumas situações, mas nesse livro foi usado em excesso e em certos momentos não era necessário.
É um chick-lit leve e interessante, mas com uma protagonista chatinha e uma história bem previsível. Se você ler a sinopse com muita atenção você mata a charada do livro e para mim isso contribui negativamente para minha leitura. Uma dica é evitar a sinopse da orelha do livro e do Skoob também porque elas "entregam" um pouco da história.
Se vocês estão buscando um livro nacional bem escrito, esse livro com certeza é uma ótima indicação. Além disso, apesar dos problemas que encontrei, a história é leve, rápida, divertida e despretensiosa. Ah, eu amei a capa que a Novo Conceito criou para o livro, pois tem muita relação com a premissa e ficou muito bonita.
Beijos!
Oie!
ResponderExcluirSabe, não gostei muito do primeiro livro da autora, talvez seja por isso que ainda não tive vontade de ler este. Mas a premissa do livro é bem interessante, quem sabe eu dê uma chance e leia.
Gostei dessa capa.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirGostei bastante desse livro. Achei engraçado e leve. A capa também é muito bonita.
Oie, td bom?
ResponderExcluirEu comprei Azul da Cor do Mar recentemente, chegou esses dias, estou louca para ler. Todas as opiniões que li falam sobre a chatice da personagem, maas...eu espero não notar nada haha
Ainda mato a vontade de lê-lo!
Beijos
Arrastando as Alpargatas
Oi Aline!
ResponderExcluirAinda estou em dúvida se leio esse livro. Li Simplesmente Ana e achei fraco, é uma leitura legal, mas que me incomodou em diversos pontos, acho que a escrita da autora era o único ponto bom, pois seus personagens eram rasos e muito chatos. Azul da Cor do Mar, ainda não me interessou e acho que vou passar essa leitura, por enquanto.
Beijos.
www.daimaginacaoaescrita.com
Nossa, acabei de ler uma resenha desse mesmo livro. Em uma coisa vcs concordaram: a leitura da Marina. Ainda não li nenhum livro dela, mas a conheci lá na Bienal. E ela realmente parece ser uma fofa. Imagino que a leitura dela deva ser maravilhosa mesmo. Pena que vc não curtiu mt a protagonista.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Adorei a resenha, senti vontade de ler o livro,parece ser uma história muito divertida e ainda se passa em Minas,o que me deixou mais feliz :) Vou adicionar a minha lista de desejados.
ResponderExcluirBeijos :*
Adorei a resenha, senti vontade de ler o livro,parece ser uma história muito divertida e ainda se passa em Minas,o que me deixou mais feliz :) Vou adicionar a minha lista de desejados.
ResponderExcluirBeijos :*
Já estou com esse livro aqui em casa
ResponderExcluirMas ainda não tive tempo de ler
E nem sabia que se tratava de um livro nacional
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oi Aline! ^^
ResponderExcluirTudo bem??
Ainda não li nenhum livro da Marina Carvalho. Tenho vontade de ler, mas depois dessa sua resenha, acho que vou preferir "Simplesmente Ana" que eu já estava com vontade de ler antes de conhecer esse livro. Mas darei uma chance à ele.
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
Oi Aline
ResponderExcluirAmei sua resenha, e apesar de ter gostado da capa do livro também, não senti muita vontade de ler esse livro, tenho Simplismente Ana mas ainda não li, quem sabe um dia :)
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Oi Aline,
ResponderExcluirtudo bem?
Eu conheci a Marina na Bienal e ela foi super fofa e simpática. Desde então, quero muito ler o livro, Simplesmente Ana. Que pena que não foi o que você esperava, tenho lido algumas resenhas que dizem que esse livro estava bem melhor do que o primeiro.
Quero muito ler, pois gosto de história leves que divertem de forma despretensiosa. As vezes, é só isso que queremos depois de histórias mais intensas.
beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Aline! Quase todo blog que visito esta falando sobre o livro e super recomendando, estou bem ansiosa pela leitura dele e tambem de Simplesmente Ana! ainda mas se tratando de uma autora querida e brazuca ^^
ResponderExcluirBeijao!
Estante Diagonal
Oi Aline, tudo bem???
ResponderExcluirEntão menina... mesmo você dizendo que a protagonista é meio chatinha e um pouco de excesso sobre as marcas ainda sim tenho vontade de ler o livro... Confesso que no inicio eu não tinha lá essas vontades,mas depois de sua resenha e de mais duas que li sobre o livro até que fiquei bem interessada... O modo que as coisas vão acontecendo. Mesmo ainda que ele seja previsível eu quero ultimamente preciso de um romance... preciso de uma leitura leve assim Xero!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Resenha fofinha!! Acho que vou gostar do livro heim!! E eu nem tinha me animado, agora a coisa mudou de figura!!
ResponderExcluirA capa realmente está muito bonita!!!
Bjkas
Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/
Oii Aline, tudo bem?? Eu gosto muito da escrita da Marina, li Simplesmente Ana muito rápido e gostei bastante, já esperando ansiosamente a continuação. Imaginei que Azul da cor do Mar fosse uma literatura mais infanto-juvenil mas fiquei curiosa, gosto de leituras mais leves! Espero gostar!!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oie,
ResponderExcluirconcordo que o livro é previsível, mas romances geralmente são, então não me importo com isso Tb achei a personagem mimada, mas acho que justifica sim os irmãos protetores.
eu gostei bastante da leitura
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi Aline, que pena que não tenha gostado tanto da protagonista, é a primeira vez que vejo que alguém não amou a historia, eu não imaginava que a personagem era chatinha, que triste, mas mesmo assim quero ler o livro, pois gosto de nacionais, adorei Simplesmente Ana e quero conhecer outra obra da autora adorei a resenha.
ResponderExcluirBeijos!!!
Eu, infelizmente, ainda não li nada dessa autora, creio que estou perdendo grandes oportunidades, até porque ela é bastante elogiada e escreve livros que fazem meu estilo de leitura. Mas um dia ainda leio!
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Não li "Simplesmente Ana" porque a sinopse me lembra muito um livro que abandonei no passado e não quis repetir a dose, mas o e-book de "ela é uma fera" que li não me despertou a vontade de ler mais nada da autora.
ResponderExcluirAgora que li sua resenha, vi que tomei a decisão certa porque tudo que você pontuou me irrita muito em um livro.
Beijos
Fê - Leitora Incomum
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirEncontrei este livro numa daquelas "araras" que ficam próximas ao caixa dos mercados, e me interessei principalmente pela protagonista ser minha xará! haha É uma pena que ela seja meio mimada! :/
Embora ele pareça ser realmente bem previsível, ainda estou querendo ele em minhas mãos, pois um romance clichê nunca é demais! :P
Beijinhos,
Rafa Mello-Eu + Livros
www.eumaislivros.com.br
ja tinha ouvido falar deste livro mais nao tinha me interessado por causa da capa , mais deps que eu li a resenha fiquei super encantada com o livro , quero mt ter a oportunidade de ler -o !
ResponderExcluirJá ouvi falar muito das obras da autora, e li resenhas maravilhosas sobre a obra.
ResponderExcluirAdoro ter um livro leve, porém bem escrito para me acalmar.
Literatura nacional vem conquistando um lugar especial no meu coração kkkk
Pela sua resenha, parece que o livro te conquista facilmente.
Bojkas
http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br
Oi Chefa tudo bem, fiquei bem curiosa com o lançamento desse livro, mas ainda não li, nem o simplesmente ana que tenho não li ainda, então não conheço a escrita da autora, porem li resenhas que falava sobre a criação dos personagens e enredo do livro!
ResponderExcluirbjkas
Essa capa é mesmo muito linda.
ResponderExcluirLi e amei Simplesmente Ana e por isso fiquei curiosa e ansiosa para o lançamento de Azul da Cor do Mar, mas ainda não o comprei. Estou esperando ganhar de presente do namorado, haha.
Agora saber que a protagonista deste se parece com a Ana me deixa um pouco apreensiva, porque isso me fará comparar as duas em tudo. Mas ainda assim, lerei o livro.
Oi Aline!
ResponderExcluirEu gostei bastante de Simplesmente Ana, mas estou enrolando para comprar Azul da cor do mar... Ainda assim, espero gostar da história, mesmo ela sendo previsível.
Beijos
Eu gostei bastante de Simplesmente Ana, mesmo tendo achado essa protagonista mimada também, e adoro chick-lit, mas por algum motivo ainda estou receosa se adiciono Azul da cor do Mar à minha lista de desejados ou não, pois a premissa não chamou muito a minha atenção.
ResponderExcluiroi Aline, eu morro de curiosidade para ler algo da Marina Carvalho, ainda mais pq ela é aqui de BH. Tenho Simplesmente Ana há meses, mas ainda não pude ler. Vou começar por ele sem dúvida, rs, porque já vi outras resenhas de Azul da cor do mar falando a mesma coisa que você, ou seja, que o livro é bom, mas não é essa bratemp toda, rs.
ResponderExcluirbeijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Que pena que você não curtiu a leitura. Eu gostei bastante!
ResponderExcluirEu já aprendi uma coisa: nunca leia a sinopse dos livros. Tem algumas que entregam toda a trama! Agora eu procuro ler resenhas para saber melhor sobre o que se trata o livro. Nesse caso eu comprei de olhos fechados porque era da marina. E claro, essa capa lindíssima ajudou muito haha
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Nunca li nada desta autora, mas sempre vejo muita gente elogiando. O enredo deste livro me interessou bastante, parece ser mesmo uma estória previsível, mas bem divertida e cativante. Não li Simplesmente Ana, mas bem que a autora poderia ter criado um cenário diferente para esta estória...uma pena a personagem principal ter sido muito infantil, isso me irrita muito nos livros, mas ainda assim, parece ser uma boa leitura. :)
ResponderExcluirbeijos!
aiin gente, jornalista não. já basta eu nessa hahaha Mentira, a história parece ser muito bacana!!
ResponderExcluirAi, já ouvi tanta gente falando mal de Simplesmente Ana que não tenho muito vontade, nem animo de ler algo dessa autora :/
ResponderExcluirEstou super curiosa para ler este livro. Já pedi para minha mãe então agora é só esperar kkk
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/