Métrica - Collen Hoover

Livro: Métrica
Autor (a): Collen Hoover
Editora: Galera Record
Ano: 2013
ISBN 978-85-01-40186-1

"O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor."

Oie, tudo bom?

Antes de começar a resenha eu tenho que me redimir com a Patty, a Andressa, a Mari e a Raquel que insistiriam e recomendaram muito esse livro. Aliás, esse exemplar foi presente de natal da Patty do Coração de Tinta. Obrigada pelo carinho Patty *___*. No lançamento de Métrica, saíram diversas resenhas positivas, mas por algum motivo elas não conseguiam me convencer de que esse livro era realmente bom. Sabe quando você pega aversão ao livro antes da leitura? Era assim que eu me sentia, mas vejo que estava muito enganada.

Esse livro é protagonizado pela Layken, uma garota de 18 anos que após a perda repentina do pai, tem que deixar sua vida no Texas para trás depois que sua mãe arranja um emprego na cidade de Ypsilanti, perto de Detroit. Lake não está animada com a nova cidade, pois teve que mudar no último ano do ensino médio e deixou a única casa que morou na vida.

Ela tem um irmão caçula chamado Kel que faz amizade com seu vizinho Caulder no dia da mudança. Caulder tem um irmão de 21 anos chamado Will que se interessa por Lake assim que a conhece. Em pouco tempo Lake e Will se aproximam e desenvolvem uma conexão forte e inexplicável.

“Ainda estou tentando me acostumar às reações que tenho perto dele. O mínimo toque e os gestos mais simples afetam meus sentidos de uma maneira intensa demais.” (pág. 32)

Will é um cara bacana que consegue amenizar a tristeza que Lake sente pela perda do pai. O relacionamento entre eles é forte, bonito e poético. No entanto, o envolvimento entre os dois começa de maneira repentina da mesma forma que termina. Layken e Will passam a lidar com as consequências que esse esse término causa. O motivo dessa separação foi minha primeira surpresa durante a leitura. Parei e reli uma página para ter certeza de que não estava doida e achei muito interessante essa reviravolta criada pela autora.

“Queria ser capaz de encontrar uma maneira de exterminar o que sinto por ele. Ele parece ter deixado tudo para trás com bastante facilidade.” (pág. 103)

Will curte poesia e no primeiro encontro ele a leva para uma noite de Slam que acontece em uma boate da cidade. Slam é uma competição de poesia onde qualquer pessoa pode subir ao palco para declamar um poema usando a voz e o corpo. A protagonista descobre que a poesia serve para expressar sentimentos e falar sobre um acontecimento marcante na vida de uma pessoa que pode ser importante para uma pessoa que esteja ouvindo aquela poesia em um determinado momento da vida.

“E daí? E daí que a dor sobre a qual você escreveu ano passado não é o que você está sentindo hoje? Pode ser exatamente o que a pessoa na primeira fila está sentindo. O que você está sentindo agora, e a pessoa a quem suas palavras talvez afetem daqui a cinco anos – é por isso que se escreve poesia.” (pág. 229)

Esse livro me surpreendeu de diversas formas: os protagonistas são interessantes, a história é bem escrita, o romance é apaixonante e a mensagem deixada pela autora é emocionante. Outra coisa bacana é a amizade que Lake tem com seu irmão Kel, pois é algo tão puro e bonito que me deixou emocionada em alguns momentos. Acho bonito quando irmãos com uma grande diferença de idade vivem em harmonia. O relacionamento dela com a mãe também me agradou nesse livro.

A escrita da Colleen Hoover é envolvente, dinâmica e bem levinha. Até quando o tema era mais pesado, a autora sabia contar a história sem perder o foco. O desenvolvimento da narrativa foi coerente com uma história baseada na poesia.

A única ressalva que faço com esse livro é que a autora deu um ótimo desfecho e não havia necessidade de continuação. No entanto, Métrica faz parte de uma série. Pausa já foi lançado pela Galera Record e o terceiro livro da trilogia tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2014.

Lake é uma protagonista forte, inteligente e determinada. Will é um daqueles mocinhos que você tem vontade de cuidar. O romance é super fofo e fará você suspirar durante a leitura.

Beijos! 

44 comentários

  1. Embora o nome sugira, eu não tinha lido nada sobre essa competição de poesias. Achei interessante! É pena que é série, né? Estou acompanhando algumas já e prefiro livros únicos. Mas vale a recomendação, obrigada!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa, eu recomendo muito essa série.
      Muito <3

      Excluir
  2. Muito boa a resenha. As trilogias e sagas estão na moda né rs

    meupedepagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    Métrica está na minha lista de desejados e espero gostar do livro tanto quanto você. Ficou curiosa para saber o que levou o casal a se separar. Adorei a resenha :D

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
  4. Oii Aline!
    Saiu resenha agorinha deste livro la no blog!
    Concordo com tudo o que você disse, principalmente a parte que não precisava de continuação! Mas..
    O livro é incrível, não sei como não tinha lido ainda!!
    ótima resenha!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei mega apaixonada por esse livro. Confesso que também estava meio apreensiva, embora não da mesma forma. Eu estava certa de que ia gostar da história, mas tinha medo das altas expectativas tirarem aquela "mágica" da história. Mas não, li e me apaixonei. Agora quero Pausa!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O livro deve ser muito bom mesmo, conseguiu convencer uma pessoa que tinha aversão a ele rsrs, eu sempre achei Métrica uma leitura que queria fazer, porém não tinha prazo, mas agora sei que preciso dele urgente, para conhecer mais os protagonistas e a mensagem deixada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tudo bom?
      Esse livro realmente me conquistou.
      :D

      Excluir
  7. Oi Aline!
    fiquei bastante interessada por esse livro logo depois do lançamento, mas acabei deixando a leitura para depois. A sua resenha me deixou ansiosa novamente, espero poder comprar o livro logo...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sempre vejo muitas resenhas positivas sobre este livro e fiquei muito interessada, principalmente agora depois de ler a sua. Acho o enredo bem interessante e gostei de saber que o livro te surpreendeu, deve ser muito bom mesmo! Fiquei curiosa para descobrir o porque de os personagens terminarem e como será o desfecho deste primeiro livro! :)
    beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bom?
      Recomendo mesmo esse livro. Muito fofo!

      Excluir
  9. Oieee

    Finalmente vc leu esse livro lindo foi o único que chorei para valer na vida kkkk que bom que você também gostou e realmente concordo com você que não deveria ter continuação pois o final do primeiro livro foi perfeito.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Own esse livro com toda certeza deve ser muito bom, tenho a maior curiosidade de ler ele, a capa é simples, mas linda e Will parece ser encantador, espero poder ler em breve e que isso menina, eu quero muito saber por que eles terminam, por quê? rsrsrsrsrs creio que eu vá esperar ser lançado o ultimo livro da trilogia para que eu leia um atras do outro.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    concordo totalmente que não precisava de continuação e tenho até medo do que vai vir por aí.
    Adorei a resenha.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. EEEPAAAA, leia, Pausa! Vc precisa ler Pausa, a versão do Will é tããão linda. E vc super entende o que se passa na cabeça dele! Mas então... não falei que vc ia gostar de Métrica? Os poemas são lindos, né? Acho que o livro até me motivou a escrever alguns poeminhas. (brutos tb amam, viu?) huahuahuahua Fiz alguns pro meu namorado no estilo slam. *-* Métrica é inspirador e o Will... AHHH Will!!!!! Nunca vejo personagens com o meu nome, mt menos com o meu apelido e, quando encontro, é um HOMEM. No inicio do livro eu achava que Kel era uma mulher, mas okay huahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!!! Caraca, acredita que não tinha reparado e associado ao nome Kel?
      Realmente foi algo inusitado. Pois é, os poemas são lindos e o Will mais ainda.
      :D

      Excluir
  13. Que bom saber que eu não sou a única a ter aversão por Métrica antes de lê-lo.
    Sempre vi boas resenhas e talx, comprei o livro mas... acabo deixando ele pra la.
    Que bom que você gostou. Espero gostar dele tambem =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Ganhei este livro em um Top no blog da Patty. Nos poucos e-mails que trocamos deu pra perceber o quanto ela amou o livro. Fiquei curiosa a respeito a obra depois de ler algumas resenhas.
    É legal saber sobre a cumplicidade dos irmãos nesta obra, pois é como me sinto em relação a minha irmã mais velha. Nossa diferença de idade é de 12 anos e ainda assim somos as melhores amigas uma da outra.
    Vou ver se subo o livro na minha pilha de leitura e o leio no mês que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita, recomendo que você leia e conheça a história desse livro. Muito bonita e interessante.
      :D

      Excluir
  15. Oi Aline, realmente a amizade dos irmãos são fofas, eu ainda me lembro de quando o irmão dela pede para que nunca mais seja feita basanha.... (chorei e sorri ao mesmo tempo...) Tudo neste livro me emocionou o slam nem se fala.... Tum tum tum vc está ouvindo isso??? Foi uma das melhores leituras de 2013 sem dúvida... Ainda bem que gostou...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro mesmo Flávia. Os slams são ótimos.
      :D

      Excluir
  16. Oi Aline.
    Eu sempre pego aversão a um livro quando vejo muito mimimi em cima dele, mas isso não aconteceu com Métrica que não li ainda por falta de oportunidade.
    Narrativa leve e envolvente é um ponto importante num livro, quero conhecer Will e Lake e entender melhor a reviravolta que a autora deu na história.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. oi Aline, que bom que você deu uma chance pro livro e ele te surpreendeu, adoro quando isso acontece, rs. Sua resenha aumentou ainda mais minha curiosidade pelo livro. tenho ouvido tantas coisas positivas sobre ele, então espero gostar como você. E o pior é que já tenho o livro, rs, foi um dos que ganhei no amigo oculto, mas só vou poder ler depois que passarem todas as minhas provas, aff
    espero que a continuação dos livros também seja boa, e tenha tema para desenvolver bem, já que esse parece ter abordado bem a história
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Devo ser a única criatura que ainda não leu Métrica, rsrs.
    Muito bom saber que a leitura é dinâmica. *-*
    Mas sinceramente, não sei quando lerei, esse ano não quero mais comprar livro nenhum. rsrs Só se ganhar mesmo. :~
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei o livro, chorei muito mesmo e quando comecei a ler Pausa estava com medo de não gostar, afinal o final deste foi tão perfeito que não podia imaginar mais nada.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oi, eu adorei este livro. O que achei mais legal na sua resenha é que eu já gostei mais do Will do que da Lake neste livro rsrs e eu adoro isso, quando várias pessoas tem opiniões diversas sobre um mesmo livro, pois vemos como uma história toca as pessoas de maneiras distintas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Aline! ^^
    Tudo bem??
    Eu já tinha visto esse livro, mas ele também não tinha chamado a minha atenção. Depois de ler sua resenha, fiquei com vontade de dar uma chance à ele. Gosto de romances fofos e do jeito que você falou sobre a escrita do livro ser tão boa, fiquei com vontade de ler!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. A resenha foi muito bem elaborada, mas não gostei muito da estória do livro e acho que esse fica pra próxima. Obs: A capa é bem bonita.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  23. Ufa passei ilesa da bronca acima por lord...
    Eu tenho o livro mais ainda não li na verdade tenho os dois, e fiquei feliz em saber que vc gostou, por que é mais um motivo para que eu leia o mais rápido!
    bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani leia logo!!!! Você vai amar o livro.
      :D

      Excluir
  24. Não li ainda, foram muitos elogios seguidos que li sobre esse livro e tenho medo de pegar para ler e acabar desiludindo. Mas, vou lê-lo mais para frente.

    ResponderExcluir
  25. Aline!!!!! Eu te disse, sabia que você ia gostar!!! O livro é lindo!!! Também acho que você vai gostar de Pausa! O Will é tão ♡♥♡♥♡♥♡♥!!! Preciso falar, foi a primeira vez que vi você e a Kel concordando quanto a um livro ser bom!! =)

    Beijos

    Mari
    www.cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mari...kkkk
      Eu e a Raquel finalmente concordamos com um livro.
      :D

      Excluir
  26. Só conhecia o livro pela capa mesmo, e acho ela muito bonita até me lembra o livro 5 de beijada por um anjo. Essa tendência dos autores em focar nos problemas familiares é muito legal, cria facilmente uma identificação com o leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Suellen. Isso aproxima nossa vida da história do livro.
      :D

      Excluir
  27. OI Aline, tudo bem??
    Eu estou super curiosa para ler esse livro, só vi coisa boa sobre ele e muita gente gosta, eu adoro historias bonitas e não há nada melhor do que ser surpreendida pelo livro. Já tenho os dois na minha lista de livros desejados e depois de ler sua resenha fiquei ainda mias curiosa!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  28. Oi, Aline
    Gostei da sua resenha. Confesso que também estava com um pé atrás a respeito desse livro, mas lendo sua resenha passei a ver com outros olhos. Deve ser um livro encantador.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin