Garota, Interrompida - Susanna Kaysen

capa garota interrompida
Livro: Garota, Interrompida
Autor (a): Susanna Kaysen
Editora: Única
Ano: 2013
ISBN 978-85-7312-862-8

"Quando a realidade torna-se brutal demais para uma garota de 18 anos, ela é hospitalizada. O ano é 1967 e a realidade é brutal para muitas pessoas. Mesmo assim poucas são consideradas loucas e trancadas por se recusarem a seguir padrões e encarar a realidade. Susanna Keysen era uma delas. Sua lucidez e percepção do mundo à sua volta era logo que seus pais, amigos e professores não entendiam. E sua vida transformou-se ao colocar os pés pela primeira vez no hospital psiquiátrico McLean, onde, nos dois anos seguintes, Susanna precisou encontrar um novo foco, uma nova interpretação de mundo, um contato com ela mesma. Corpo e mente, em processo de busca, trancada com outras garotas de sua idade."

*Livro cedido em parceria com a Editora Única.

Oie, tudo bom?

Quando solicitei Garota, Interrompida para a Editora Única, eu não tinha nenhuma informação da narrativa e qual era o tema proposto pela autora. O livro conta a história de Susanna Kaysen, uma garota de 18 anos, que em 1967 foi internada em um hospital psiquiátrico após a tentativa de suicídio. Essa obra é um relato dos dois anos em que ela ficou internada e como era seu dia a dia através de relatos dela mesma e de documentos médicos registrados no livro.

"As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá. Não sei responder à verdadeira pergunta. Só posso dizer: é fácil." (pág 11)

Nesse livro somos levados a ala das garotas jovens estão internadas no hospital. Cada uma delas tem um determinado problema, distúrbio ou perturbação. Em alguns capítulos temos os relatos sobre internações, surtos e situações cotidianas; e em outros temos divagações e pensamentos de Susanna sobre a mente humana e a loucura. Achei interessante a discussão em torno da loucura humana.

Quando ela foi internada, afirmava que não sofria de nenhuma loucura, mas no decorrer do livro é possível entender os motivos que a levaram ao Hospital McLean.

"Não estava convencida da minha loucura, embora temesse estar louca. Há quem diga que ter uma opinião consciente sobre o problema é um indício de sanidade." (pág. 126)

De todas as pacientes do hospício, a mais rica é Lisa, pois é uma personagem desbocada, inconsequente e diferente. Cada uma das internas também tinham suas peculiaridades e durante os dois anos que Susanna ficou por lá, teve a possibilidade de acompanhar as idas e vindas de pacientes através de um quadro afixado no corredor da sua ala. Outra personagem interessante é a enfermeira Valerie, por causa da forma humana com que tratava as garotas.

"Os lunáticos são como os rebatedores escalados em uma partida de beisebol. Muitas vezes, a família toda é louca, mas como não se pode mandar uma família inteira para o hospício, um de seus membros é declarado louco e internado." (pág. 110)

Durante a leitura comecei a pensar naquele ditado: "De médico e de louco, cada um tem um pouco". Refleti bastante sobre o que leva uma pessoa a perder sua sanidade mesmo sem ter nenhum problema de saúde aparente ou sem ter sofrido um trauma psicológico. Garota, Interrompida não é um romance, um terror ou um suspense. É um relato simples e duro sobre a insanidade e a loucura.

Tive muita dificuldade para me apegar à história, pois a escrita é arrastada em alguns capítulos e eu não consegui me acostumar com a narrativa. Por esse motivo, eu não insistia na leitura do livro por um longo tempo. A narrativa tem alguns palavrões que podem incomodar quem não gosta de livros assim. Indico a leitura para quem tenha interesse ou curiosidade sobre o tema.

Foi produzido um filme baseado nessa história que foi estrelado por Angelina Jolie e Winona Ryder, confiram o trailer:




Beijos!

28 comentários

  1. Não acho que esse tipo de livro vá me agradar. De verdade. "Garota, Interrompida" possui uma premissa até interessante. Essa coisa de insanidade e loucura humana é intrigante. Mas, por se tratar de uma obra autobiográfica, prefiro não arriscar, já que o gênero não me agrada tanto.
    Entretanto, quem não se importa com o fato de ser uma não-ficção, pode adorar :)

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parece ser um livro bem diferente do que estamos acostumados a ler então. Fiquei interessada, mas acho que começaria pelo filme. Sei lá ... é Angelina Jolie né xD

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís,eu ainda quero assistir ao filme. Espero que seja uma boa adaptação.
      ;)

      Excluir
  3. Oi Aline... Gostei do fato de sua resenha ter sido simples e direta, não é um gênero que me conquista, então, prefiro não arriscar e comprar e deixar largado na estante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiê Aline, tudo bem flor?
    Nossa até que enfim consegui vir aqui retribuir as suas visitas... Estava sem o meu pc... isso é muito trágico rsrsrsrs.
    Bom vc foi a primeira pessoa que li a resenha dizendo que teve umas partes arrastadas o que é bom para que eu como uma futura leitora desse livro saiba o que posso esperar,me surpreender ou não. Aparentemente, o livro me interessa e muito, porque foi um livro que li bastante resenha e ele está na minha lista de leituras... Bom de qualquer forma eu gostei muito do que disse e de sua verdade sobre a leitura. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, ficar sem computador é realmente ruim.
      Ainda bem que está tudo resolvido.
      Leia o livro para que você tire suas conclusões!
      ;)

      Excluir
  5. Já vi alguns comentários sobre o livro e li algumas resenhas. Realmente trata de problemas psiquiátricos. É um dos livros que quero ler, interesso pelo tema.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser bem original, diferente de tudo o que eu já li. Mas sei lá, não parece meu estilo, ainda mais com a narrativa arrastada... Vou deixar esse passar.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Eu sinceramente adorei a resenha.
    Eu já li resenhas ótimas e fiquei agora mais curiosa ainda para ler. Livro que fala da loucura humana e a forma que disse de como é narrado me atraiu.

    Beijos
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ótima resenha!!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline!!!

    Nossa, eu amei esse livro. Como você disse, realmente o livro é um relato bem simples sobre o dia a dia da Susanna no hospital psiquiátrico. Mas eu curti muito a discussão sobre sanidade. Junto desta narrativa do dia a dia da Susanna, sutilmente ela vai introduzindo como os "loucos" eram tratados naquela época: choque, talheres de plástico, grades, etc. Sem contar que o que hoje em dia é estresse, antigamente era loucura, né?

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Realmente Raquel, muitas coisas se inverteram e a visão da loucura mudou.
      Brigada pelo comentário.

      Excluir
  10. Oi Aline, confesso que não tinha ideia de que o livro era exatamente assim. Ele é uma história real? Aparenta ser uma narrativa mais densa e difícil de ser absorvida. Definitivamente não estou no clima para livros assim agora, mas valeu pela resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, o livro é baseado em fatos reais vividos pela autora.
      ;)

      Excluir
  11. Oie,
    sério que em alguns cap a história fica desgastante?
    que pena!! eu estava tão empolgada para ler este livro, agora me desanimou um pouquinho rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha do livro. Eu acho que ele pode ser bastante interessante, pois a proposta é diferente do que eu normalmente leio. O filme é incrível, e acho que o livro vai agradar por ter mais detalhes que o filme.

    http://leitecombiscotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, tudo bem? Pela sua resenha, o livro parece ser bem impactante. Não gosto muito de relatos, principalmente sobre a insanidade, então acho que o livro não iria me agradar.
    Acredita que eu achei que o livro falava sobre algum YA? rsrs

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Aline

    Eu também não curti a narrativa da autora apesar se ela trazer um assunto interessante que faz pensar de fato o que é loucura ou não.

    Amei sua resenha.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Aline!

    No primeiro contato que tive com o livro, achei apenas ser mais um livro que falava da adolescência com uma doença como pano de fundo. Mas sua resenha fez com que eu me interessasse por ele. Provavelmente o lerei em 2014. Gosto de histórias que falem sobre a loucura e a gradativa aceitação da pessoa.

    Grande abraço!

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Deve ser uma leitura bem densa e intensa.
    Creio que eu iria gostar mais do filme do que do livro,

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Aline, estava comentando com a Andressa semana passada sobre esse livro, eu até tinha vontade de ler, porém ele não me parece uma leitura muito prazerosa, tudo bem que ele fala de um assunto difícil muitas vezes de ser tratado, mas a Dressa tbm comentou da narrativa, e sinceramente esse estilo de narrativa me cansa, não sei se leria esse livro.
    Eu já assisti o filme há anos...
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty, a narrativa cansa em alguns capítulos. Acho que você não iria gostar do estilo desse livro.
      Brigada pelo comentário! Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin