Autor (a): Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século
Ano: 2013
"De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. "
Oie, tudo bom?
Acreditam que eu nunca li nada sobre a história do rei Artur? Quando surgiu a oportunidade para participar desse BookTour eu não hesitei em aceitar a leitura do livro. Também achei importante para mudar um pouco minhas leituras. O livro é curto, mas demorei a finalizá-lo porque a semana foi muito corrida.
O livro conta a história do mago Merlin através de diversas narrativas relacionadas e descreve como ele se tornou uma das pessoas mais importantes da Idade Média. A história começa a ser contada quando ele ainda é um adolescente e vivia com o irmão e sua mãe prostituta. Era uma vida de intensa miséria e ele era obrigado a roubar frutas na feira do povoado, mas no último roubo ele e seu irmão foram presos e jogados em uma cela imunda onde passaram por várias privações.
"Desde pequenos, sua mãe os forçava a furtar, enquanto ela complementava os ganhos na prostituição com os poucos fregueses que lhe suportavam o rosto marcado pela varíola e o corpo inchado de bebida." (pág. 19)
Blaise, um druida, acabou cruzando a vida de Merlin e o converteu em seu aprendiz. Durante anos ele aprendeu feitiços, dogmas, rituais e ensinamentos que eram passados oralmente. O autor relata os diversos momentos de conflito no solo britânico contra os Saxões e também aborda em vários pontos da narrativa a influência e diferença de religião entre os povos daquela época.
Os druidas eram capazes de visualizar determinadas situações do futuro e Blaise visualizou que precisava passar seus ensinamentos a Merlin. Já o jovem druida tinha a missão de passar seus ensinamentos e treinar Artur, o príncipe da Britânia. Artur e seu tutor passaram anos andando como mendigos para que ele entendesse como seus súditos viviam e conseguisse ser o melhor rei para o povo.
"Percorremos as cidades, os campos e as aldeias... Se deseja governar seu povo, antes precisa entendê-lo." (pág. 85)
Artur torna-se um rei respeitoso, valente e se casa com a bela Guinevere. No entanto, ele tem que enfrentar a inveja de sua meia-irmã Morgana, uma bruxa que só pensava em destruí-lo.
É um livro de apenas 150 páginas, mas achei a narrativa complicada em determinados momentos devido à linguagem usada pelo autor. Ele optou por escrever algo mais parecido com a linguagem da época e em algumas páginas a narrativa tinha tantos nomes e lugares diferentes, que eu relia para compreender melhor. Cheguei a pensar que um personagem tinha morrido, mas descobri logo depois que eu tinha trocado os nomes.
O Mago de Camelot é interessante e bem narrado, fazendo com que o leitor seja introduzido no contexto da época. São batalhas e conflitos descritos em sua forma mais cruel e desumana. Lanças, espadas e adagas são utilizadas sem piedade em uma guerra sem vencedor.
Em relação à diagramação eu gostei muito dessa capa e da sua ligação com a narrativa. Indico a leitura para quem gosta de livros sobre o rei Artur e para os que desejam ler uma história diferente e fora da zona de conforto.
Beijos!
Oi Aline, tudo bem, flor?
ResponderExcluirJá ouvi falar desse livro, mas não o li. Quando você falou da quantidade de personagens e do vocabulário meio complicado, me lembrou muito o que eu passei com Guerra dos Tronos. O livro tem tanto personagem (e de nomes difíceis) que eu tive que anotar cada nome seguido de uma referência para que eu pudesse me situar. Sem dúvidas a capa do livro é muito bonita! Parabéns pela resenha
beijos
Kel
porumaboaleitura.blogspot.com.br
Kel muito obrigada!
Excluir;)
Aline, parece interessante. Realmente a capa é linda. A questão da linguagem exigir atenção é bem favorável, gosto de leituras que exigem, sempre aprendo com elas.
ResponderExcluirBjs, Isabela.
www.universodosleitores.com
Olá Aline .
ResponderExcluirNão é só você que nunca leu um livro sobre Arthur . Euzinha aqui também :/
A capa não me chama muita a atenção, mas até que é bonita . Só que eu não sei se eu entro na onda de uma leitura diferente. Como você disse, eu gosto da zona de conforto .
Mas vou pensar sobre isso melhor .
Valeu ;D
http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/
Gostei da resenha, não sabia muito do livro antes.
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
Nunca li nada sobre o rei arthur também kk acho que vou ler esse, gostei :)
ResponderExcluirAdorei a resenha =D
ResponderExcluirComo assim vc nunca tinha lido nada sobre o Rei Arthur?????
Pode correndo ir ler As Brumas de Avalon xD
Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/
Vou comprar o box Gabriel!
Excluir;)
Kkkkk nossa senhora, devem ser muitos nomes mesmo. Isso não costuma funcionar bem pra mim, acabo demorando horrores pra ler porque me confundo toda hora!
ResponderExcluirUm beijo
http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/
Oi flor quando vc falou que estava com dificuldade na resenha pensei comigo, até parece kkk
ResponderExcluirOlha que vc nunca leu nenhum livro do gênero e ficou perfeito!!!!
Adorei!!! Que bom que vc participou do book tour obrigada!!!
bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Oiee
ResponderExcluirEstou ansiosa esperando o livro chegar do book tour , adorei a resenha e espero que eu goste :)
Beijos
http://www.livrosechocolatequente.com.br/
Enviado Andressa!
Excluir;)
Oi Aline! :)
ResponderExcluirNão conhecia esse livro. Parece ser bem interessante.
Não posso deixar de dizer que a capa é linda!
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Eu amo livros medievais, apesar de ter lidos poucos. Mas todos são meio sangrentos, né?
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar do livro e me interessei bastante, depois da sua opinião.
Os quotes são bem.... marcantes. Gostei mesmo.
Beijos,
Le Lançanova
Palácio de Livros
Muito obrigada Letícia!
Excluir;)
Eu também nunca li nada do rei Artur :X e olha que todo mundo fala bem hein hahaha
ResponderExcluirAdorei sua dica, me interessei bastante pela história, talvez seja uma ótima maneira de me introduzir nesse gênero né :D
Beijo