Extraordinário - R.J. Palacio

Livro: Extraordinário
Autor (a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
ISBN 978-85-8057-301-5

"August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros."

Oie, tudo bom?

Quando me falaram desse livro a primeira vez eu não imaginava que iria me emocionar tanto com a história do August. Extraordinário é um daqueles livros com um tema forte e grandes cenas no decorrer da narrativa. Sabe quando você se envergonha um pouco por ser tão mesquinho? Ou por julgar o próximo pela aparência?

O livro conta a história do August, um menino de 10 anos que possui uma deformidade causada por diversos problemas genéticos. Ele passou por várias cirurgias para melhorar sua qualidade de vida, mas seu rosto ainda causava asco em crianças e adultos por onde passava. Auggie é um menino inteligente, engraçado e apesar da pouca idade compreende todo o preconceito que o persegue quando seu rosto é mostrado em público.

Como ele sempre morou com o pai, a mãe e a irmã Via, ele nunca ultrapassou o limite da sua rua, no bairro North River Heights, em Nova York. Como ele havia estudado apenas em casa, os pais começaram a pensar na possibilidade de mandá-lo para uma escola de ensino fundamental. À principio, ele ficou com receio desse "mundo novo", mas depois de uma visita na nova escola, ele decide que é preciso encarar a convivência com outras crianças.

Na escola Beecher Prep, August descobre o valor da amizade, do companheirismo e da cumplicidade. Porém, também passa por situações tristes quando tem que encarar determinados preconceitos de seus colegas. O livro também fala sobre mudanças, pois além de estudar em um colégio, ele está passando pela 5º série, um período de amadurecimento escolar para todas as crianças.

A autora tentou passar durante a narrativa que muitas vezes crianças e adultos machucam o próximo e não tem a dimensão da dor que isso pode causar.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil." (pág. 55)

A autora soube trabalhar muito bem as amizades que o Auggie fez na escola, principalmente com os personagens Summer e Jack. Foi um ótimo contraponto para algumas ofensas e olhares atravessados que ele tinha que enfrentar diariamente. 

"Se cada pessoa nesse auditório tomar por regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será o lugar melhor." (pág. 303)

Cada parte do livro é narrada por um personagem e isso contribuiu para que a leitura fluísse e não ficasse cansativa. Via, a irmã de Auggie, é uma boa pessoa, mas assim como o irmão, ela está passando por uma fase de mudanças porque acabou de entrar no ensino médio. Ela tem que conviver com a falta de atenção dos pais e as graves mudanças no seu círculo de amizade.

O Sr. Buzanfa, diretor da escola, também é um personagem muito importante para que o leitor entenda a grandeza de August, sua inteligência e gentileza. O pequeno protagonista nunca denunciou nenhuma das pessoas que lhe agrediram verbalmente e essa atitude mostra um pouco sobre seu caráter.

"A grandeza", escreveu Beecher, "não está em ser forte, mas no uso correto da força... Grande é aquele cuja força conquista mais corações..." (pág. 305)

Confesso que fiquei emocionada com essa história e recomendo que vocês leiam pelo menos uma vez. Em uma sociedade onde somos escravos das aparências, conhecer um garoto de 10 anos que não se deixa abater pela sua é admirável. Resumindo: eu amei a narrativa, os personagens e essa linda história. Indico a leitura para pessoas de todas as idades e convicções.

Sobre a diagramação eu gostaria de parabenizar a Intrínseca pelo cuidado com os detalhes nas páginas e por essa capa azul maravilhosa (para quem não sabe a capa é originalmente azul).

Espero que vocês tenham curtido e não deixem de comentar! Beijos!

19 comentários

  1. Oie Aline tudo bem? Realmente deve ser uma história linda, e nos faz pensar em como levamos nossa vida né? Já está na minha lista para ler em 2014! Estou te seguindo já ^^ gostei bastante do seu blog. Espero que possa dar uma passadinha para conhecer o meu e da minha amiga, ficaremos muito contente :) Bjs closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah achei lindo a parte interna do livro quando ele chegou aqui em casa, diagramação maravilhosa! Amei a resenha, pelo que li tenho certeza que vou me emocionar tanto ou até mais que você (sou emotiva ao extremo)!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Para tudo que eu preciso desse livro com a capa azul.
    Um dos meus arrependimentos de bienal é de não ter ido na Intrínseca comprar essa versão.
    Apesar de Auggie ser o protagonista, quem me conquistou mesmo foi a Via, fiquei extremamente tocada com toda a história dela.
    É um livro apaixonante.

    Beijos
    Fernanda - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!

    Este livro parece que nos passa uma moral, né?
    Estou doida para ler.
    Bela resenha!!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, a história do Auggie é sem igual!!! Com certeza foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Ele toca num ponto tão sensível e importante, mas a forma como a autora leva a história, não deixa aquele clima pesado, sabe? Ela fez uma história que te faz refletir. Confesso que não curto essa capa azul. A branca é mt melhor.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, ela soube tratar do preconceito sem pesar o clima do livro.
      Muito bom!
      ;)

      Excluir
  6. Eu infelizmente não fui com a cara do livro! Nem mesmo no lançamento, a história não me atraiu nem um pouco e não tenho vontade de ler :S Uma pena, porque todo mundo fala super bem!
    Quem sabe no futuro eu não dê uma chance né...

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu já ouvi falar do muito deste livro, ele é um daqueles livros 8 ou 80, ou você ama ele, ou odeia ele, pois já ouvi vários comentários sobre eles e foram nesse estilo, mas pelo o que eu li a resenha eu não gostei muito, eu esperava mais por tanto que o povo tinha me falado, mas pode ser que futuramente eu o leia.

    ResponderExcluir
  8. Nosa, que lindo parece ser esse livro, adorei!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga esse livro é realmente muito bonito,emociona demais eu ainda não o li mais sempre na minha curiosidade suprema fico curiando as páginas! Amei sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    estou bem curiosa para ler este livro. Ameiii os quotes, o livro parece ser realmente bom.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline

    Já li esse livro e realmente é D+ os capitulos nessa nova versão com a capa original acho que esta mais bonito mas a história é linda e não tem como a gente não se emocionar não é mesmo?

    Beijos e parabéns pela resenha ficou ótima e super agradável de ler!

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andressa.
      Eu amei essa diagramação desse livro!
      ;)

      Excluir
  12. Eu li esse livro e amei! Super lindo, delicado e ainda passa uma mensagem muito bonita para quem lê.
    O meu é com a capa antiga e eu quero muito essa azul. Ficou bem mais bonita. Os desenhos dos personagem dentro é muito bonitinho também. <3333

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Um livro com tema forte, me interesso muito por esse tipo de leitura, não tem como não fazer um exame de consciência após leituras assim.
    Cada vez mais a criançada nessa fase e idade são mais preconceituosas e um pouco de culpa são dos pais que não os fazem ler um pouco, livros para a idade deles não tem diálogo, enfim...
    Obrigada pela dica e parabéns ao blog.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin