Ela é uma Fera - Marina Carvalho

Livro: Ela é uma Fera
Autor: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
ISBN 978-85-81633305


"No interior de Minas Gerais, Clara, uma menina de traços delicados, rosto de porcelana e cabelos dourados tem muitos admiradores, inclusive Henrique, o menino mais popular da escola que fará de tudo pra poder sair com ela, inclusive trapacear... É que o pai de Clara colocou na cabeça que sua filha mais nova só poderá sair com um menino depois que sua filha mais velha, Carolina, arrumar um namorado. Parece simples: basta que Henrique arrume um “namorado” para Carol e siga com seu sonho de ficar com Clara. Determinado, Henrique arruma o tal namorado para Carol: Pedro, o badboy. Mas o que nem Henrique, nem Clara, nem Pedro imaginavam é que a intragável Carol iria se comportar como uma insuportável ao lado de Pedro — e jogar água em todos os planos de romance de Henrique e Clara. Caberá a Pedro dar um bom resultado a esta situação, mas será que ele vai conseguir conquistar o coração de gelo de Carol e, finalmente, domar a megera?"

Ela é uma Fera é uma releitura da Megera Domada, de William Shakespeare, que foi escrita pela autora brasileira Marina Carvalho. A história atual se passa em Minas Gerais com a protagonista Carolina Batista, uma estudante de letras, considerada por muitos megera e mal-humorada. Ela tem uma irmã chamada Clara, que ao contrário dela, é conhecida por muitos pelo seu jeito calmo e seu carisma que atrai todos os garotos da escola.

Clara tem uma paixonite adolescente por Henrique, filho de uma influente família da cidade, mas por imposição do seu pai, ela somente pode namorar ou sair para festas se sua irmã Carolina fizer o mesmo. Mas, com seu gênio difícil nenhum garoto se aproxima e as duas vivem uma guerra interna em que as diferenças sempre falam mais alto. Clara consegue encarnar toda a chatice adolescente em poucas falas e isso foi muito irritante.

"Prefiro ser do jeito que sou a me transformar em alguém sem personalidade só para agradar aos outros. Jamais agirei de acordo com o que as pessoas esperam." (Ato 7)

Para conseguir sair com Clara, Henrique contrata o estudante Pedro Verona para seduzir Carolina. O problema é que a protagonista é osso duro e não se deixa levar pelas investidas iniciais do bad boy. Foi divertida a situação de gato e rato entre o casal principal, mas os relacionamentos em todo o livro são forçados e não conseguiram me convencer.

"Sou tão teimoso quanto ela é orgulhosa; e quando dois fogos violentos se encontram, consomem logo o objeto que lhes alimenta a fúria." (Ato 6)

"Soube que estava lascada não no momento em que sentiu o coração disparar, mas quando não conseguiu recuperar os batimentos normais." (Ato 17)

Eu já conhecia a premissa da história e tinha tudo para ser divertida ao ser adaptada a nossa realidade, mas as situações desse livro foram muito superficiais e propositais. Foi tudo previsível causando certa frustração da minha parte. Além disso, a narrativa tem uma acelerada no final e tudo acontece muito rápido sem dar tempo ao leitor para se acostumar com os acontecimentos.

Pedro nem de longe tem o carisma que Heath Ledger conseguiu alcançar no filme 10 Coisas que Odeio em Você. Não consegui torcer pelos dois, mesmo me esforçando para isso. Não é um livro ruim, mas sim uma narrativa que tinha tudo para dar certo, mas a autora optou por algo mais juvenil e sem emoção. Isso aliado à aceleração da história faz com que os personagens ficassem irreais.

A leitura flui bem apesar dos problemas citados acima e indico a leitura para quem gosta desse clássico. O que valeu mais foram os elementos nacionais inseridos na história. Antes que pensem que eu odiei tudo, a Carolina foi bem convincente como megera e todo seu mau humor.

Beijos!

12 comentários

  1. Aline, que pena que você não gostou muito. Eu adorei, achei divertido... Só acho que os personagens poderiam ter sido melhor desenvolvidos!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Tenho vontade de ler este livro, parece interessante.
    No momento estou lendo o primeiro livro da Marina.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi muuuuuuuita resenah negativa desse livro :/ e algumas boas, eu gostaria de ler pelo fato de ser uma hist';oria qu eue gosto muito, mas não podemos ter muitas expectativas em cima dele pelo visto não é rs acontece...
    Gostei da sua resenha sincera (:

    Beijos.
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ah uma pena saber que é tão previsível, mas acho que vou gostar. O outro livro da autora virou um favorito!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amei Simplesmente Ana e em breve tem resenha no blog!
      ;)

      Excluir
  5. A Marina tem uma habilidade para inserir coisas nacionais em seus livros que eu adoro. Estou curiosa para ler, pois amei o Filme 10 Coisas que eu Odeio em você. Foi bom saber que o livro não é de todo ruim, mas espero gostar mais dele do que você.
    O ruim é que ele só existe em ebook. Por isso sabe-se Deus quando eu poderei ler o livro =/

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline, acho que por ser uma releitura de uma história que já virou filme, acaba sendo associada a ele. Quando vi o lançamento, até gostei e quis ler, só que ao visualizar as resenhas, essa vontade diminuiu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Legal! Agora sim um livro que me chamou atenção, vou até adicionar na lista de livros que pretendo ler! Gostei, principalmente pq a protagonista tem o mesmo nome que eu, além disso me identifiquei um pouco com ela, pois eu tbm só meio osso duro nessas coisas de amor, apesar de eu ser ignorada :/
    (a não ser que eu esteja gostando de alguém aí é outra histtória hehe).
    Ah se não me engano eu vi um pouco do filme que passou na tv e foi interessante vou ver denovo xD.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tinha ouvido falar do livro, e nem da autora, mas assim que eu vi a capa eu já deduzi que era livro brasileiro, eu não gostei da capa, achei simples demais, a única coisa bonita foi a letra, que tem uma fonte linda. Mas o livro parece bem legal e interessante admiro bastante esse trabalho pois não é nada fácil traduzir livros de algumas décadas atrás para atualmente, por que existia muitas palavras difíceis, que não encontramos mais no nosso vocabulário.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, não sou muito fã dos livros da Marina, li Simplesmente Ana e achei fraco, tanto em narrativa, como em personagens, pelo visto este livro segue o mesmo padrão, acredito que não seja meu tipo de leitura, mas adorei sua opinião, sincera e centrada!


    Beijos!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin