Harry Potter e o Cálice de Fogo - J.K. Rowling

Livro: Harry Potter e o Cálice de Fogo
Autor (a): J.K. Rowling
Editora: Rocco
Ano: 2001
ISBN 95-325-1252-6

"Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim..."

Oie, tudo bem?

Como falei para vocês anteriormente, eu estou lendo Harry Potter pela primeira vez e adorando os livros. Eu nunca tinha parado para pensar na importância de HP para a literatura, mas a história do bruxo é cheia de detalhes e reviravoltas que poucos livros possuem. É um mundo rico em aventuras e fica fácil entender porque temos tantas pessoas apaixonadas pelo bruxo, seus filmes e livros.

O Cálice de Fogo é o quarto livro da saga e pela primeira vez temos um início diferente dos três livros anteriores. Esse início é muito importante para compreender o desfecho criado pela autora. O começo da história foi diferente e mais positivo graças a Sirius Black, o padrinho do menino. Harry mais uma vez está na casa dos tios durante as férias de verão, quando recebe uma carta da família Weasley para ir com eles na Copa Mundial de Quadribol. As cem primeiras páginas da narrativa são voltadas para essa Copa.

Após a partida de quadribol o acampamento em que estão os torcedores bruxos é atacado pelos Comensais da Morte, nome dado aos seguidores de Voldemort. No mesmo evento é conjurada a marca negra, um símbolo de você-sabe-quem. Com essa situação as pessoas ficam desconfiadas e descobrem que a marca foi conjurada com a varinha de Harry que havia sumido no tumulto.

Quando os alunos voltam para Hogwarts são informados de que o colégio irá sediar o Torneio Tribruxo, competição amigável entre as três maiores escolas da Europa: Hogwarts, Beauxbatons e Dumstrang. A cada 5 anos ele era sediado em uma das escolas, mas tudo foi interrompido porque muitos competidores morriam durante o processo. Os alunos interessados (maiores de 17 anos) deveriam colocar seus nomes no cálice de fogo e ele escolheria os um campeão de cada escola para participar de três provas durante o ano letivo. Mas, como nada é fácil para Harry Potter, o nome dele é escolhido junto com os outros campeões, mesmo tendo apenas 14 anos.

"Houve uma longa pausa, durante a qual o brixo murou o pergaminho em suas mãos e todos no salão fixaram o olhar em Dumbledore. Ele pigarreou e leu...
- Harry Potter!" pag. 217

Quase toda a escola pensa que o próprio Harry colocou seu nome do cálice e isso acarreta em uma briga feia entre ele e Rony. Os dois ficam semanas sem falar um com o outro. Mas, o principal motivo do destempero de Rony é que ele sempre teve que dividir as atenções em sua vida. Seja com os irmãos ou com Harry, porém achei exagerado esse nervosismo todo da parte dele. Essa foi a primeira vez que quase toda escola ficou contra Harry e não apenas os alunos da Sonserina.

As provas do torneio são desafiadoras e Harry ficava nervoso só de pensar nas etapas. Para mim esse foi o livro que mais demonstrou a amizade de Harry com Rony e Hermione. Os dois não mediram esforços para ajudá-lo quando era necessário durante as etapas do Torneio Tribruxo. Como consequência da competição também acontece na escola o Baile de Inverno, uma festa de gala para aproximar as escolas. É no baile que surge o primeiro indício de um interesse amoroso entre Rony e Mione (detalhe para Hermione arrumada com vestido de baile).

Gostei bastante dos acontecimentos que envolvem a narrativa e também adorei os novos personagens. Fomos apresentados à figura do auror Olho-Tonto Moody, o novo professor de defesa contra as trevas e a Rita Skeeter, uma jornalista que não escreve tudo que vê e sim tudo o que sua pena acha conveniente. Ela passa a divulgar mentiras sobre Harry e seus amigos no Profeta Diário.

Esse é o maior livro até agora com quase 600 páginas, mas a leitura não é cansativa. A autora me surpreendeu positivamente no final com uma revelação surpreendente (pelo menos para mim). O desfecho também mostra Harry enfrentando pela primeira vez Voldemort cara a cara. As consequências desse encontro refletirão na vida de todos os bruxos.

Já estou com os três livros aqui em casa para ler e estava pensando que nunca prestei muita atenção na história quando eu assistia aos filmes. Eram detalhes que passavam despercebidos e agora chamam minha atenção. Estou gostando muito de acompanhar finalmente essa história.

Espero que tenham gostado da resenha de hoje e não se esqueçam de comentar aqui embaixo.

Beijos!

3 comentários

  1. Sem palavras pra Harry Potter! Em relação aos livros, esse é o meu favorito, sem contar com o último, claro! MUITO BOM!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline;

    Bom, eu sou meio suspeita pra falar de Harry Potter. Como você já deve ter percebido sou muito fã da série.
    Esse livro no entanto é um dos meus menos preferidos. Não sei o porque. Gosto mais do filme do que do livro.
    Acho que preciso relê-lo e tentar descobrir o que não me atrai.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos livros que eu não tenho,mas gosto muito desse.HP e o cálice de fogo é cheio de surpresas e mistérios.E eu também gosto do filme,não me decepcionei assistindo...Parabéns Aline,espero que continue lendo(e que goste)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin