Autor (a): Nicholas Sparks
Ano: 1999
Editora: Novo Conceito
ISBN 978-85-6321983-1
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Olá leitores! Hoje vim fazer a resenha de um livro que se não é conhecido por todos, tem em sua versão no cinema como um grande sucesso. Um Amor para Recordar é um livro característico do Nicholas Sparks. Achei a versão pocket por um preço bem bacana na livraria e resolvi comprar.
A primeira coisa que tenho a dizer é que a história tem muitos pontos distintos do que aparece no filme. Temos Jamie Sullivan e Landon Carter como dois adolescentes na década de 50 em uma cidade sulista dos EUA chamada Beaufort. Os acontecimentos são narrados por Carter após 40 anos do ocorrido.
Jamie é a filha do pastor Hegbert e sempre viveu para os projetos da igreja e trabalhou em prol dos outros. Não tinha vaidades, ajudava os necessitados, os órfãos, nunca levantava a voz e sempre sorria para todos. Ela tinha um ótimo coração e mesmo assim todos na sua escola riam nas suas costas e a achavam esquisita. Já Landon é descendente de uma rica família que conseguiu acumular dinheiro às custas de outras pessoas. Ele é um garoto popular que sempre zombou de Jamie e de seu pai, mas não pode ser considerado um garoto maldoso.
Os dois estão no último ano do ensino médio e ele decide matricular-se na aula de teatro para ter menos trabalho e naquele ano seria encenada uma peça criada por Hegbert baseado em sua própria experiência de vida. Devido a falta de um ator qualificado para o papel principal Landon é convidado para participar desse papel e o aceita mesmo contra à sua vontade.
Ele e Jamie começam uma estranha amizade que ultrapassa as diferenças religiosas. Em poucos meses ela ensina o perdão, a bondade, a solidariedade, a amizade e outros atributos para Landon Carter. Em muitas partes do livro ele fica extremamente chateado com Jamie e sua forma de encarar o mundo de forma positiva.
Logo no incício da história acontece na cidade o baile dos ex-alunos e por total falta de opção ele convida Jamie para ir e ela apenas lhe faz um pedido: que não se apaixonasse por ela. Eu gostei muito do livro pela sua simplicidade e por descrever um amor tão genuíno e revigorante. Os dois não precisavam de grandes demonstrações de afeto ou expressões exageradas...para eles bastavam a boa conversa, a presença um do outro e a bíblia.
Para quem gosta de ler um bom romance esse é um dos melhores livros da categoria e faz o coração apertar no final. Como um bom livro do Nicholas o final não tem muitas alegrias, mas mesmo assim vale a pena a leitura.
Espero que vocês tenham gostado da resenha de hoje. Um beijo!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!