I Encontro de Blogueiros Literários de Brasília


Oie, tudo bom?

Quanto tempo eu não passava por aqui. Ainda preciso contar para vocês como anda minha vida, mas hoje vim falar de coisa boa. O post será sobre a 32º Feira do Livro de Brasília e o I Encontro Nacional dos Blogueiros Literários, organizado pelo blog Academia Literária DF.

O primeiro fim de semana da feira, que aconteceu entre os dias 16 e 24 de julho, contou com vários eventos, mas principalmente o Encontro de Blogueiros, evento que eu estava ansiosa para participar.

No primeiro dia tivemos um bate papo esclarecedor com a Ju do blog Nuvem Literária. Ela mora no Espírito Santo e tem mais de 50 mil inscritos no seu canal no Youtube. Atualmente ela vive apenas da renda gerada pelo seu canal e blog, sonho de muitos blogueiros, principalmente do nicho literário. O que mais gostei foi a possibilidade de entender melhor os blogueiros que fizeram do blog o seu meio de vida. Além disso, também debatemos sobre o modelo de parceria com as editoras e com os autores nacionais.

A conversa com a Ju foi muito interessante porque tenho visto um grande descontentamento com as parcerias. Algumas mudam regras no meio do caminho, outras estão com funcionários inflexíveis e outras focam mais na quantidade e não na qualidade. É complicado, mas em alguns casos uma revisão da parceria já seria um grande avanço.

Outro assunto importante e polêmico é a parceria com autores nacionais. Vale mais enviar 100 livros para parceiros em a garantia do retorno, ou investir financeiramente em 10 blogueiros que curtem o gênero que você está publicando? Todo o processo de parceria com autores precisa de ajustes e uma boa conversa entre as partes.

Para mim a grande questão é que em outros nichos da blogosfera, não existe a obrigatoriedade de retorno, a menos é claro que você se comprometa ou esteja acordado anteriormente entre uma marca e o blog. Engraçado é que esse assunto surgiu na mesma semana em que alguns booktubers fizeram um vídeo com a campanha #valorizeobooktube. Todo o tema ainda é muito inicial, mas acredito que possa ajudar a melhorar a relação de todos os blogs com editoras, autores e afins.

Bom, já no segundo dia tivemos uma conversa mediada pelo Luciano do Academia Literária DF, com a Ju do Nuvem Literária, a Rapha do Equalize da Leitura, a Jéssica do Leitora Sempre e a Fernanda do Canal Fê Feliz. Entre os vários assuntos comentados, o que mais curti foi a relação de blogs com autores, tema que gerou um BAPHO por causa de uma autora que estava na plateia. De uma forma extremamente preconceituosa e desrespeitosa, ela gritou no meio do evento e disse que blogueiro não tem que dar opinião na resenha.


Infelizmente não consegui o nome da autora em questão, mas fiquei chocada por uma pessoa do meio literário pensar assim. Ainda bem que a maioria dos blogueiros e autores não pensam assim.

O encontro foi finalizado com a entrega de kit's para os blogs inscritos. Na foto abaixo vocês conseguem ver o que ganhei por lá:


Não posso deixar de citar nesse post minhas companhias durante esses dois dias: a Rapha (Equalize da Leitura), a Denise (Seja Cult) e o Davidson (Menino Literário). Eu sempre me senti um pouco afastada dos blogueiros da minha própria cidade e foi maravilhoso rir e bater papo com pessoas que amam tanto os livros como eu. Tiramos uma infinidade de fotos e trocamos figurinhas sobre alguns assuntos. Foi muito divertido!

Crédito da foto: Rapha do Equalize da Leitura

Pontos Negativos: O pouco tempo para os debates foi algo que me incomodou muito, pois impediu o desenvolvimento de algumas ideias. Fiquei sabendo que esse tempo foi estipulado pela organização do evento, mas espero que em outras oportunidades o tempo seja maior para possibilitar mais debates e perguntas. Minha outra sugestão seriam mais debates com blogueiros da cidade, com temas variados e relevantes. O último problema que identifiquei foi a falta de divulgação do evento como um todo.

Recado para o Luciano: Parabéns pela organização do evento e por toda sua dedicação. Eu nem consigo imaginar a correria que foi e quero que saiba que foi incrível. Nada é perfeito, mas tenho certeza de que foi um grande aprendizado para os próximos eventos.

Ah, não posso esquecer de citar o segundo fim de semana em que conheci a FML Pepper, autora da série Não Pare. Ela esbanjou simpatia em uma conversa sobre seus livros e uma sessão de autógrafos logo em seguida.

Bom, espero que tenham gostado do post. Vocês já tiveram esse tipo de evento em sua cidade? Já pensaram em organizar algum? É legal e aproxima as pessoas que gostam de livros.

Beijos!

10 comentários

  1. Esse evento foi uma surpresa até para mim, pois o que a Ju falou abriu a mente de muitas pessoas que lá estavam, inclusive a minha. Fico muito contente que todo o esforço tenha válido a pena. Esse evento foi o primeiro depois muitos passos que daremos para um futuro melhor. Tanto para os blogueiros, quanto para os autores. Acho que os dois lados podem se beneficiar com o que foi discutido. Realmente, a janela que nós deram para o evento foi muito pequena. Mas podemos fazer algo com nossa própria iniciativa. Até uma mesa de bar pode virar local de debate rs
    No mais, obrigado pelo recado. Fico muito feliz que tenha tirado proveito do evento e espero que o Livros Y Viagens possa crescer muito daqui para frente.
    Beijossss <3

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha o seu post! Infelizmente, participei pouquíssimo do encontro de blogueiros.
    Peguei alguns debates legais como o da profissionalização dos blogs e tal, mas como muitos eram no mesmo horário que outras palestras com autores que eu queria ouvir acabei perdendo.

    Essa coisa de ter que optar me quebrou. Fazer o quê? Faz parte... De qualquer forma, achei a iniciativa do encontro muito legal e a Feira inteira foi uma delícia.

    ResponderExcluir
  3. Vi suas fotos no facebook sobre o encontro, achei legal ♥ Acho que esse tipo de evento da um gás para os blogues literários.
    Que venham muito mais.

    Ps: adorei a parte do debate sobre parceria com autores, acho que isso deve ser mais explorado.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sempre quis participar de um evento assim, pois acho fundamental a interação entre pessoas que apresentam os mesmos interesses. Nunca pude porque moro em uma cidade pequena do interior de SP e fica sempre longe de tudo rsrs
    E aqui a maioria se interessa apenas por rodeio e sertanejo.


    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola Aline que delícia de evento ainda mais reunindo blogueiros, menina to chocada com a opinião da autora em dizer que blogueiro não tem que avaliar. Tenho certeza que as palestras foram de grande valia e aprendizados. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Chefa eu adoro esses eventos, e acompanhamos um pouco com vc, rever os amigos, debates e saber das novidades literárias é muito interessante. Sobre a autora que foi desrespeitosa eu tenho uma frase para ela: Não existe livro moral ou imoral. Os livros são bem escritos ou mal escritos. Nada mais. Oscar Wild, onde se um livro é bom escrito logo ele ganha leitores; Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Aline, que evento bacana! Vou ficar atenta pra ver se rola algo do tipo na minha cidade. O bate-papo com a Ju pareceu ser super produtivo, hein?! Blog e parcerias realmente é um assunto complicado. Viver de blog então!? Nem se fala. Mas eventos assim ajudam todo mundo a crescer.

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar desse encontro e parece ter sido muito divertido! Sem dúvidas, se eu tivesse a oportunidade, iria para um evento assim!
    Realmente, é uma pena ver pessoas que ainda tem uma visão como o da autora que se manifestou durante o encontro. Não faria sentido ler o livro, contar sua história e não dar nenhuma opinião! Se for assim, é melhor ler a sinopse e pronto, né?
    Mas percebo que o pessoal está cada vez mais mudando o seu ponto de vista sobre os blogs literários e mais e mais leitores surgem pelo país! Espero que continue crescendo dessa maneira <3
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    nossa sou doida para ir nesses encontros, mas nunca consigo ir.
    adorei as fotos e novidades!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Aline, tudo bem?
    Que legal o encontro! Adoraria poder participar de um! Aqui na minha cidade até já teve encontro de blogueiros, mas quando eu descobri, já não estava acontecendo mais. Eu não tenho vontade de organizar não, mas gostaria de participar com certeza!

    Beijos;

    Mente Hipercriativa
    Fan Page Mente Hipercriativa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin