Before - Anna Todd

Livro: Before
Autor (a): Anna Todd
Editora: Paralela
Ano: 2016
ISBN 978-85-8439-020-5

"Antes de Tessa, Hardin era um jovem rude e, às vezes, cruel. O que será que fez com que ele se tornasse esse bad boy tão revoltado? E o que se passava em sua cabeça naqueles primeiros momentos com Tessa, a menina irritantemente certinha de quem ele não conseguia ficar longe? Contado sob o ponto de vista de Hardin e de outros personagens da série, Before acompanha de perto esse complexo e cativante personagem, desde seus problemas de infância até sua turbulenta juventude. O livro traz também passagens inéditas do romance de Tessa e Hardin e revela, ao fim, o futuro desse casal intenso que conquistou o coração de leitores no mundo inteiro!"

*Livro cedido em parceria com a Editora Paralela.

Oie, tudo bom?

Amo finalizar séries porque dá aquela sensação boa de dever cumprido. Terminar a Série After ainda tem um gostinho mais especial porque foi uma trama repleta de altos e baixos, com um protagonista complicado, cheio de defeitos e perturbado.

Before não é um livro com histórias novas, mas uma pseudo-versão do Hardin sobre os primeiros encontros e desencontros entre ele e a Tessa. Confesso que essa não era minha expectativa com esse livro, pois imaginei que seria o famoso livro do Hardin como autor, mas no geral a história foca bastante no que aconteceu com o casal no primeiro livro da série. O foco é mostrar como foi o início tortuoso e como eles foram influenciados por outras pessoas também.

Por ser o sexto livro, não vou me aprofundar muito na narrativa e vocês podem ler as resenhas aqui no Livros y Viagens: 

- After
- After - Depois da Verdade
- After - Depois do Desencontro
- After - Depois da Promessa
- After - Depois da Esperança

Talvez tenha sido minha melhor leitura dentro da série e isso pode ter acontecido por um mix de fatores. Os dois motivos principais foram a falta de expectativa e o fato de ter conhecido melhor a figura do Hardin. Não passe a ama-lo, mas tive acesso a mais informações sobre sua mente perturbada e os motivos de seu acesso de raiva. Mesmo não concordando com muitas coisas, foi mais sincero compreender o que ele passou.

"Isso está pior do que pensei que seria. Por um lado, sinto vontade de dizer que não quero ser um cretino, mas que isso está enraizado em todas as fibras do meu ser, não é culpa minha." (pág. 176)

Um dos pontos positivos do livro foi a inclusão de capítulos narrados por outros personagens. Deu para entender algumas atitudes e foi possível conhecer melhor a Molly, a Steph, o Landon e até o Vance. O capítulo do London foi o meu preferido porque nunca simpatizei com ele por achar sua personalidade muito fraca. Dessa vez a autora mostrou um lado mais sociável e divertido, que me deixou satisfeita por saber que ele terá um livro só com sua história.

A escrita da Anna Todd não decepciona e continua ágil, fluida e despretensiosa. Alguns podem dizer que é o gênero que ela escreve, mas nem todos os autores do gênero New Adult conseguem criar histórias tão dinâmicas. Before não tem nenhuma novidade no quesito história e mesmo assim conseguiu me manter interessada do início ao fim.

Before fecha uma série cheia de polêmica e que me acompanhou por vários meses, causando ódio e amor em relação aos personagens. Hardin é um cara doente, na minha opinião, que buscava canalizar sua raiva depreciando sua namorada. O amor não deve ser um sofrimento, mas sim uma forma bonita de crescimento para um casal. Pena que ele demorou tanto para ver o que fazia e para aceitar que suas atitudes eram erradas.

"E então, sem nada dizer, meneia a cabeça, e nós dois sentimos uma tempestade de culpa, alívio e perda por algo que na verdade nunca tivemos." (pág. 276)

O livro tem pequenos trechos do livro escrito pelo Hardin e confesso que fiquei com vontade de ler esse romance. Poderia até ser no formato de um conto disponibilizado em e-book (fica a dica Anna).

Ainda me incomodo com o final da série, mas essa leitura trouxe um frescor para uma trama que já tinha sido fechada. Com grande dinamismo, ele é uma leitura obrigatória para quem acompanha a série e para quem ama ou odeia o Hardin.

Beijos!

10 comentários

  1. Before talvez tenha sido o único livro certeiro da Anna, tentei ler o segundo e não passei da metade, achei bem chato todo drama da protagonista.
    Ter um livro que mostra o ponto de vista de outros personagens me pareceu bem legal.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha, dessa série só li After e espero que nessas ferias eu consiga ler o resto.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem?

    Nossa não sabia que esta série After tinha tantos livros O.O
    Eu acho legal essa chance que o autor da aos personagens de se explicarem kkkk.
    Sério, as vezes a gente julga um personagem e só depois conhecemos o pq das atitudes dele, nem sempre é válido mas na maior parte das vezes acho que é.
    Não sei o que acontece com estes livros e eu kkk não consigo ter vontade de lê-los!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Ola Aline lindona minha filha leu esse livro, ela é apaixonada pela série, porém ressaltou que faltaram momentos importantes no livro, o que a deixou um pouco frustrada com o livro. Eu ainda não comecei a ler, pretendo ler em breve todos livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você em como é bom fechar uma série. Nossa, parece uma vitória né? Bom, eu acho que este se tornou o melhor pelo fator de você não esperar muita coisa já que estava tudo praticamente concluído, não li nenhum dos livros mas imagino que seja assim. E assim tem apenas poucas emoções a serem vencidas.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro da série, então não posso opinar sobre esse livro. Mas imagino que, pela sua resenha, trata-se de um livro recontando o início da estória sob o ponto de vista de outro personagem, aparentemente um do tipo "ame ou odeie". Todos os livros que já li que recontam o início sobre ou pov são do gênero new adult. Alguns livros realmente acrescentaram a estória original, mas outros parecem apenas que a editora estava querendo apenas arrancar mais um pouco de dinheiro da gente, hahaha. Pelo visto esse faz parte da primeira categoria, já que você compreendeu um pouco mais sobre o personagem, o que é muito bom. Eu não tenho planos de iniciar essa série, mas apesar disso, eu achei a sua resenha muito interessante.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Morro de vontade de ler After mas ainda não tive a oportunidade. Gostei de você falar que este talvez tenha sido o melhor volume da série, especialmente porque conta a mesma história de um outro ponto de vista, acho isso sempre muito válido.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Aline xará que bom que você está de volta \o/ fico feliz que você tenha conseguido finalizar essa série. Depois de tantos altos e baixos a sensação de dever cumprido é maravilhosa. Passei por algo semelhante na série Fallen e foi uma tortura o tempo quase todos, alguns momentos era bons mas a narrativa não me fisgou. Mas voltando a sua resenha, não sei se conseguiria ler um livro onde não tivessem mais novidades sobre a história, acho que eu sentiria que estaria perdendo tempo. Fico feliz que você tenha se envolvido tanto com a narrativa da autora e não tenha passado por isso.
    Enfim foi ótimo conhecer suas impressões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  9. OOi
    Não li nenhum dos livros, mas vejo vários comentários positivos que me fazem querer mais e mais haha
    Também gosto bastante quando há partes narradas por outros personagens, da uma visão mais ampla a história com o ponto de vista diferente.
    Um dia ainda leio, espero ter a oportunidade.
    Série terminada, dever cumprido, não é?! haha

    Beijos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Chefinha não me mate. Eu não curti o livro lembra. Mas adoro ler a perspectiva do livro através da sua resenha. Quem sabe um dia consiga quebrar esse mito. Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin