Autor (a): Yasmin Garrido Bruno
Editora: Best Seller
Ano: 2004
"Eles são pequenos, indefesos, adoráveis. Mas podem ser também enlouquecedores: a chegada de um bebê desestrutura, atordoa e desafia toda a família sobretudo os novos pais, divididos entre o amor e o cansaço. Psicóloga e mãe de três filhos, a autora partiu de sua experiência para oferecer conforto e informação a pais e mães de primeira viagem."
Oie, tudo bom?
Hoje vou resenhar um livro mais leve e com uma proposta diferente dos livros resenhados no blog, mas eu quis fazer um breve comentário sobre ele mesmo assim. Quando vi na livraria por apenas R$ 7,00 e associei com a proposta dele, não tive dúvidas ao comprá-lo.
Um Reizinho entre Nós, como o próprio nome e a capa dizem, é um livro que fala sobre o nascimento de um bebê e as mudanças que ele causa na vida de seus pais. Ele é formado por várias crônicas e cada uma delas aborda um tema recorrente nessa fase da vida de uma criança. Vocês sabem que tenho um bebê de seis meses chamado Miguel e isso fez com que eu me identificasse bastante com essa obra.
A autora conseguiu passar, de uma forma divertida e pessoal, os principais momentos nos primeiros anos na vida de um bebê. É mais difícil explicar essa fase para uma pessoa que não tem filho, mas as mamães conseguem ver seu próprio filho em cada página desse livro e essa identificação foi algo que me agradou.
Eu me senti representada quando ela fala sobre o cansaço materno, pois não adianta toda a ajuda da família e do pai, a mãe é quem realmente faz a maioria das coisas. A leitura desse livro foi feita em um momento bastante oportuno porque eu estava realmente estressada com todos os afazeres e foi quando a minha licença-maternidade acabou e tive que voltar ao trabalho. Ter uma rede de apoio nesse momento é essencial e importante. Muitas pessoas gostam de dizer que as mães não devem se cansar porque quiseram ficar grávidas e isso é uma frase tão mesquinha, pois ficar cansada não significa que não amamos nosso filho. O cansaço apenas evidencia que somos humanas e que precisamos de um tempinho nosso, algo difícil de conseguir.
Outro ponto que foi bem interessante, foi a parte que fala da ajuda paterna e comecei a ver que os pais costumam ter a mesma atitude. O apoio do marido é muito importante para nossa auto-estima e nossa sanidade mental, mas eles nunca vão ajudar tanto quanto uma mãe. As mulheres tem a capacidade de se desdobrar em mil atividades, habilidades que poucos homens possuem.
"Não estresse ainda mais essa mãe, que nem sequer tem disposição para se explicar. Ela deseja mesmo é ser compreendida, e não cobrada. Finja que não viu nada. Melhor ainda, seja o Anjo da Guarda, tome para si a responsabilidade e organize o caos. Isso sim é uma grande parceria." (pág. 94)
O livro é bem curtinho, divertido e leve. A autora conseguiu mesclar teoria com suas próprias experiências como mãe. Uma leitura que pode facilmente ser feita em uma hora e a diagramação ainda tem ilustrações divertidas.
Um Reizinho entre Nós não é um livro para todos os públicos, mas é uma leitura obrigatória leitura para quem está tentando dominar a ate de ser mãe.
Beijos!
Oiii, não conhecia esse livro e gostei!
ResponderExcluirGosto desse tipo de leitura, as vezes, traz uma coisa diferente no coração hahaha
Adorei a capa e a história!
Beijos
Aline, Um Reizinho entre Nós me cativou bastante. Não é uma leitura que me agradaria imensamente, mas seria de uma rapidez, leveza e diversão surpreendente. A narrativa da autora parece muito fluída e coincide com a relação das mães. Gostei!
ResponderExcluirOi, Aline,
ResponderExcluirUm Reizinho Entre Nós não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, mas tenho muitas amigas que se tornaram mães recentemente e creio que para essa nova fase de suas vidas um livro como esse seria de grande ajuda.
Bjs
Aline,amei você fazer a resenha desse tipo de livro que fala sobre o nascimento de um bebê e as mudanças que causa na vida dos pais.Legal ele ser formado por várias crônicas.Amei as ilustrações a,achei-as bem divertidas.Também concordo que é mesquinho associarem o cansaço da mãe a falta de amor desta por seu filho.Com certeza são poucos os homens habilidosos.Com certeza leitura obrigatória para dominar a arte de ser mãe.Mil beijinhos!!!!
ResponderExcluirOI Aline!
ResponderExcluirTenho o sonho de ser mãe e fico só pensando nesse cansaço materno. Deve ser algo destruidor mesmo. Gostaria muito de poder ler esse livro antes de ter um bebe e aprender mais, sempre gosto de ler coisas sobre bebes e aprender... Gostaria desse livro!
Beijos
LuMartinho | Face
Oi Aline! Eu achei o livro bem legal e engraçado hahaha Mas, eu ainda não pretendo ser mãe (vai demorar um pouquinho!), então acho que a leitura não seria tão aproveitável agora! Quando encontrar alguém querendo ser mãe vou indicar com certeza! Beijos!
ResponderExcluirOlá Aline!
ResponderExcluirParece ser livro bem engraçadinho a seu modo e útil para quem é mãe e para quem pensa em ser. Não sei leria, mas quem sabe no futuro? A diagramação está muito bem feita. As vezes precisamos de leituras leves e essa parece ser ótima.
Beijos!
http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirnão conhecia o livro e, infelizmente. ele não me chama atenção em nada, já que não pretendo ter filhos. Entretanto, essa é uma leitura interessante para quem é ou quem será pai ou mãe.
Beijos,
http://www.mademoisellelovesbooks.com/