Um Reizinho entre Nós - Yasmin Garrido Bruno

Livro: Um Reizinho entre Nós
Autor (a): Yasmin Garrido Bruno
Editora: Best Seller
Ano: 2004

"Eles são pequenos, indefesos, adoráveis. Mas podem ser também enlouquecedores: a chegada de um bebê desestrutura, atordoa e desafia toda a família sobretudo os novos pais, divididos entre o amor e o cansaço. Psicóloga e mãe de três filhos, a autora partiu de sua experiência para oferecer conforto e informação a pais e mães de primeira viagem."

Oie, tudo bom?

Hoje vou resenhar um livro mais leve e com uma proposta diferente dos livros resenhados no blog, mas eu quis fazer um breve comentário sobre ele mesmo assim. Quando vi na livraria por apenas R$ 7,00 e associei com a proposta dele, não tive dúvidas ao comprá-lo.

Um Reizinho entre Nós, como o próprio nome e a capa dizem, é um livro que fala sobre o nascimento de um bebê e as mudanças que ele causa na vida de seus pais. Ele é formado por várias crônicas e cada uma delas aborda um tema recorrente nessa fase da vida de uma criança. Vocês sabem que tenho um bebê de seis meses chamado Miguel e isso fez com que eu me identificasse bastante com essa obra.


A autora conseguiu passar, de uma forma divertida e pessoal, os principais momentos nos primeiros anos na vida de um bebê. É mais difícil explicar essa fase para uma pessoa que não tem filho, mas as mamães conseguem ver seu próprio filho em cada página desse livro e essa identificação foi algo que me agradou.

Eu me senti representada quando ela fala sobre o cansaço materno, pois não adianta toda a ajuda da família e do pai, a mãe é quem realmente faz a maioria das coisas. A leitura desse livro foi feita em um momento bastante oportuno porque eu estava realmente estressada com todos os afazeres e foi quando a minha licença-maternidade acabou e tive que voltar ao trabalho. Ter uma rede de apoio nesse momento é essencial e importante. Muitas pessoas gostam de dizer que as mães não devem se cansar porque quiseram ficar grávidas e isso é uma frase tão mesquinha, pois ficar cansada não significa que não amamos nosso filho. O cansaço apenas evidencia que somos humanas e que precisamos de um tempinho nosso, algo difícil de conseguir.


Outro ponto que foi bem interessante, foi a parte que fala da ajuda paterna e comecei a ver que os pais costumam ter a mesma atitude. O apoio do marido é muito importante para nossa auto-estima e nossa sanidade mental, mas eles nunca vão ajudar tanto quanto uma mãe. As mulheres tem a capacidade de se desdobrar em mil atividades, habilidades que poucos homens possuem.

"Não estresse ainda mais essa mãe, que nem sequer tem disposição para se explicar. Ela deseja mesmo é ser compreendida, e não cobrada. Finja que não viu nada. Melhor ainda, seja o Anjo da Guarda, tome para si a responsabilidade e organize o caos. Isso sim é uma grande parceria." (pág. 94)

O livro é bem curtinho, divertido e leve. A autora conseguiu mesclar teoria com suas próprias experiências como mãe. Uma leitura que pode facilmente ser feita em uma hora e a diagramação ainda tem ilustrações divertidas.

Um Reizinho entre Nós não é um livro para todos os públicos, mas é uma leitura obrigatória leitura para quem está tentando dominar a ate de ser mãe.



Beijos!

8 comentários

  1. Oiii, não conhecia esse livro e gostei!
    Gosto desse tipo de leitura, as vezes, traz uma coisa diferente no coração hahaha
    Adorei a capa e a história!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aline, Um Reizinho entre Nós me cativou bastante. Não é uma leitura que me agradaria imensamente, mas seria de uma rapidez, leveza e diversão surpreendente. A narrativa da autora parece muito fluída e coincide com a relação das mães. Gostei!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline,
    Um Reizinho Entre Nós não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, mas tenho muitas amigas que se tornaram mães recentemente e creio que para essa nova fase de suas vidas um livro como esse seria de grande ajuda.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aline,amei você fazer a resenha desse tipo de livro que fala sobre o nascimento de um bebê e as mudanças que causa na vida dos pais.Legal ele ser formado por várias crônicas.Amei as ilustrações a,achei-as bem divertidas.Também concordo que é mesquinho associarem o cansaço da mãe a falta de amor desta por seu filho.Com certeza são poucos os homens habilidosos.Com certeza leitura obrigatória para dominar a arte de ser mãe.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  5. OI Aline!
    Tenho o sonho de ser mãe e fico só pensando nesse cansaço materno. Deve ser algo destruidor mesmo. Gostaria muito de poder ler esse livro antes de ter um bebe e aprender mais, sempre gosto de ler coisas sobre bebes e aprender... Gostaria desse livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Eu achei o livro bem legal e engraçado hahaha Mas, eu ainda não pretendo ser mãe (vai demorar um pouquinho!), então acho que a leitura não seria tão aproveitável agora! Quando encontrar alguém querendo ser mãe vou indicar com certeza! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline!
    Parece ser livro bem engraçadinho a seu modo e útil para quem é mãe e para quem pensa em ser. Não sei leria, mas quem sabe no futuro? A diagramação está muito bem feita. As vezes precisamos de leituras leves e essa parece ser ótima.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    não conhecia o livro e, infelizmente. ele não me chama atenção em nada, já que não pretendo ter filhos. Entretanto, essa é uma leitura interessante para quem é ou quem será pai ou mãe.

    Beijos,
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin