BookTag: Empoderamento Literário #original


Oie, tudo bom?

Eu queria fazer um post alegre, mas infelizmente isso não vai ser possível nessa semana tenebrosa para as mulheres do nosso país. Para quem ainda não sabe, uma adolescente foi cruelmente estuprada por 30 homens que a drogaram, humilharam e abusaram. Ela já está medicada, mas todas nós ainda sentimos a sua dor.

Fiquei muito tocada com essa insanidade porque pode acontecer com qualquer uma, pois todos os dias sofremos algum tipo de assédio. A culpa não é nossa e sim desses potenciais estupradores que se acham no direito de nos tocar e impor suas vontades. Não podemos nos calar diante disso e precisamos fortalecer nossa voz. Eu não gosto de sentar ao lado de um homem no ônibus, fico com receio de andar na rua sozinha com um homem que venha na direção contrária, pois vivemos com medo. Não podemos nos manter cegas ao que acontece. Vamos ensinar nossos filhos a respeitarem o sexo oposto.
#pelofimdaculturadoestupro

Eu sei que o assunto foge ao tema tratado no blog, mas eu queria falar sobre o assunto de alguma forma e para isso criei uma booktag. Espero que vocês se sintam à vontade para comentar e aproveito para taguear todas as blogueiras, principalmente minhas amigas dos blogs Livros, a Janela da Imaginação, Coração de Tinta, Lendo e Esmaltando, Estante Diagonal, Cantinho de Leitura da Mari, Meu Mundinho Fictício e Livros e Chocolate Quente.

*Termos do feminismo retirados do Glossário da revista Capitolina.

1 - Sororidade: União e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. Um livro com duas personagens femininas que são muito companheiras.


A amizade entre a Marina e a Sofia na série Perdida é muito bonita e passa a ter um significado ainda maior no livro Encontrada. É algo bastante simbólico e muito tocante.

2 - Emponderamento: Processo de aquisição de ferramentas para combater nossas opressões. É quando nos tornamos mais fortes para desconstruir os papéis que nos impõem e para lutar por equidade. Personagem emponderada em um romance de época.


Faz bastante tempo que li esse livro, mas lembro bem que a protagonista é muito independente e determinada. Ela assusta o mocinho, mas ele logo percebe o quão especial ela é por ser assim.

3 - Machismo: Tipo de opressão que a sociedade patriarcal produz contra mulheres. Ele se expressa de diversas formas, das mais evidentes até as mais sutis. Cite um livro com personagens machistas.


Vocês podem discordar de mim, mas o Rush é tão possessivo em relação a Blair, que parece uma atitude machista. Não é algo natural e tem aos montes nos livros New Adult.

4 - Slutshaming: Quando julgamos uma mulher por ter comportamentos “de vadia”, o que quer que isso signifique. Basicamente, é quando se ojeriza uma mulher por dispor de sua sexualidade e de seu corpo livremente. Cite um livro que você julgou pela capa antes de conhecer a história.


A capa desse livro não faz jus a bela história criada pela Jandy Nelson. É um drama que fala da relação entre dois irmãos lidando com o crescimento pessoal e as perdas.

5 - Misoginia: Está relacionada a discriminação e violência contra as mulheres (cis ou trans), porém pessoas que não são mulheres, mas que foram designadas como mulheres ao nascerem (e que, pela leitura social cisnormativa, são lidas como mulheres) também podem sofrer com a misoginia. Um livro que aborde a violência contra a mulher.


A protagonista desse romance do Nicholas Sparks sofre com as agressões do marido até que decide fugir. Fiquei pensando sobre o tema, pois li poucos livros com essa temática.

6 - Culpabilização: Ser mulher em uma sociedade machista é sentir culpa por tudo: por não querer transar, por não estar arrumada, por ter sido estuprada, por estar em um relacionamento abusivo. A culpabilização é o processo de ser culpada por todas essas coisas (e por muitas outras). Um livro com um relacionamento abusivo.


O relacionamento entre Hardin e Tessa é totalmente abusivo no primeiro livro da série. Aceitar que um garoto te trate mal, te reduza e seja grosso como acontece nesse, não é algo saudável dentro de um relacionamento. Ele nunca bateria nela, mas um relacionamento abusivo não é constituído apenas com agressões.

7 - Girl Power: Poder Feminino. Cite autoras que são ótimas profissionais e criaram protagonistas incríveis.


Cada uma da sua maneira criou protagonistas fortes, divertidas, trabalhadoras, inspiradoras, belas e fortes.

18 comentários

  1. Amei, Aline! Parabéns e obrigada por ter feito, precisamos falar sobre o feminismo sempre, ainda mais após esse acontecimento pavoroso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ei Aline
    adorei o post! Eu também estou revoltada com tudo que está acontecendo, e com essa objetificação cada vez maior da mulher, porque isso mata, isso fere, e isso marca para toda a vida.
    Adorei suas escolhas, e já aviso que vou repetir After, kkk, porque não tem livro melhor para definir um relacionamento abusivo que esse!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. AMEEIIIIIIIII!!!! TAG MARAVILHOSA!
    POsso fazer no meu blog? Em tempos tão absurdos como estes em que vivemos, qto mais debatermos este tema, melhor! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa tag, seu blog está de parabéns! Em tempos tão difíceis, é bom algo assim... posso fazê-la no meu blog? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode Karla. Minha ideia é que todas as blogueiras respondam.

      Excluir
  5. Olá, fiquei tocada por sua tag. Ela é maravilhosa e claro, não deixei de anotá-la para fazê-la. Também fiquei muito assutada com a crueldade das pessoas de azerem tal coisa sem pensar nas consequências disso. Infelizmente, a cada dia que a passa, a nossa sociedade parece regredir.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oiiii, adorei a tag e parabéns por expor sua opinião sobre esse tema tão pesado, eu adorei suas respostas, e mudaria algumas delas mas por ainda não ter lido todos esses livros.
    Parabéns pela iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei a tag!! Queria dizer que eu odeio after e para mim é horrível saber que tem meninas que apoio este livro, não fala só sobre um garoto super agressivo, mas ele tem vergonha de gostar dela e ainda a usou para ganhar dinheiro, NADA EXPLICA UMA COISA DESSAS. (Desculpa, mas sempre quis desabafar sobre esse livro foi o dinheiro mais mal gasto do mundo!). - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  8. Seu post está incrível e eu preciso concordar com tudo que foi escrito e especialmente os títulos escolhidos. Realmente, é uma notícia muito triste e não tem como não ficar chocada com essa crueldade. É medo que não acaba mais, infelizmente :(
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  9. Oi, como vai?
    Adorei a Tag, precisamos falar sim, mais a respeito da violência contra a mulher, seja ela verbal ou física. Essa coisa de que a mulher é sempre a responsável pelas atitudes perversas dos “Macho Alfa” já vem extrapolando os limites a muito tempo. Gostei muito do seu post e das dicas.
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  10. AI MEU DEUS QUE TAG INCRÍVEL, MEUS PARABÉNS!!!
    Simplesmente amei a TAG e a forma como você se expressou, está super certa, precisamos aproveitar esse momento que as pessoas estão tendo visão de certos acontecimentos e darmos o nosso grito de indignação, mesmo que seja por uma TAG literária.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie
    muito legal a tag, apenas apaixonada pelas perguntas ahhaha com certeza vou responder lá no blog, adorei suas respostas e é um jeito muito legal de promover o empoderamento

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline
    Adorei seu post. Infelizmente muito do que almejamos está longe de mudar, e quando vejo as próprias mulheres sendo machistas, eu acredito ainda menos no ser humano.
    Adorei as escolhas do livros, apesar de só ter lido um deles (Um porto seguro), que retrata bem como é a violência dentro de casa.
    Quando puder vou responder no meu blog também!

    ResponderExcluir
  13. Incrível, amei essa tag,Um Porto Segunro e o melhor livro da vida!!!

    Bjs*

    ResponderExcluir
  14. Olá Chefa, adorei a incrivel tag que vc criou, ainda mais relacionando livros que servem como uma indicação perfeita para todos que gostam de ler. Assim que responder no blog te aviso. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Aline, acho que o único que li dos que você citou foi Paixão sem limites e concordo que a possessividade do Rush é uma demonstração de machismo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline, primeiramente adorei a tag e todo o significado que ela trás junto, dos livros citados só li Um Porto Seguro e Perdida.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Adorei a temática da tag e concordo com você em muitos aspectos, inclusive no machismo presente nos new adults!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin