Morada das Lembranças - Daniella Bauer

Livro: Morada das Lembranças
Autor (a): Daniella Bauer
Editora: Biruta
Ano: 2014
ISBN 978-85-7848-136-0

"Através dos olhos de uma menina, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viu‑se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta. Mas, essa é a chave da morada. Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas."

*Livro cedido em parceria com a Editora Biruta.

Oie, tudo bom?

Dificilmente eu me decepciono com livros da Editora Biruta e dessa vez eu tive mais uma bela experiência de leitura. Morada das Lembranças foi um livro que me conquistou pela sinopse e também tive a recomendação de uma amiga que leu antes de mim.

Morada das Lembranças é um livro poético, e não digo isso porque ele tem poesia, mas sim porque sua narrativa é bem singela e delicada. O livro conta a história de uma menina, que ainda criança fugiu da Russia durante a Revolução Russa de 1917 com sua mãe e seu irmão, que era um bebê na época. Após a morte de seu pai, eles fugiram de trem e depois pegaram um navio rumo ao Rio de Janeiro.

"O caos em nosso país estava instituído. A Guerra por poder havia se tornado o próprio motivo da guerra. Hoje, muitos anos depois, vê claramente que não lutavam por uma causa melhor ou mais justa. Meu povo passava fome e morria aos milhares. Era pura e simplesmente a guerra de sempre. A guerra atual. A guerra animal, ancestral, a guerra pelo poder." (pág. 71)

Em uma jornada repleta de dificuldades e tristeza, ela tem que lidar com o entristecimento da mãe, um irmão pequeno, a chegada ao novo país, a falta de perspectiva sobre o futuro, a fome, o frio, a descrença e todos os tipos de sentimentos inconcebíveis para uma criança. Ao chegar ao Brasil ela recebeu o nome de Maria, teve que renegar seu idioma e sua religião para ser inserida nesse país que a acolheu, mas que não aceitava como ela era. 

"O que difere um ser humano de outro? Sua cor, a cor de seus olhos, os pensamentos que habitam sua cabeça, os princípios de seu coração, o amor pelo próximo, a dor, a forme, a fé?" (pág. 86)


Além disso, ela também precisou lidar com as maldades de sua avó materna que já vivia no país. Como eu tive ódio dessa mulher durante a leitura. Fiquei com raiva da sua prepotência e maldade ao tratar seus parentes de uma forma tão mesquinha. Nada que ela tenha passado é desculpa para suas atitudes.

A protagonista é uma menina forte, determinada e não fica reclamando sobre as injustiças da vida. Ela sofreu tanto que a vontade que eu tinha era abraçá-la.

A autora Daniella Bauer soube criar uma história repleta de significados e frases impactantes utilizando uma narradora de olhar infantil e que desde cedo teve que agir como adulta. De uma maneira delicada, a autora falou sobre a chegada de imigrantes europeus ao Brasil, a exploração de mulheres europeias no início do século passado, as dificuldades da imigração e a situação das pessoas atingidas por um conflito dentro de seu país. 

Foi uma narrativa que me fez refletir muito sobre deixar um país ou cidade para ir a outro lugar quando isso não é nossa vontade. Isso aconteceu muito durante a ditadura militar e muitos brasileiros foram exilados para longe do Brasil. Outro tema interessante que a autora abordou foi a intolerância religiosa, um assunto que voltamos a discutir atualmente porque virou moda criticar ou julgar a religião de uma pessoa.

"Quando nascemos judeu, cristão ortodoxo, anglicano, protestante, ou seja lá qual for nossa religião, ela diz muito mais da nossa vida que nosso próprio sangue, A história anterior a nós já foi escrita. Guerras milenares já foram travadas, disputadas por terras e ideais." (pág. 70)

A diagramação, como todos os livros da Biruta, está impecável e bem trabalhada. O texto foi organizado de uma forma diferente e as páginas são repletas de simbologias. Foi um trabalho bastante cuidadoso da editora.


Morada das Lembranças é um livro emocionante que conquista pelas belas palavras. Recomendo essa narrativa de pura poesia.

Beijos!

40 comentários

  1. Oi Aline,
    Tudo bem com você?
    A história parece ser linda, mas é difícil eu pegar algo assim pra ler. Gosto bem mais de fantasias ou pelo menos uma história mais leve. De qualquer forma para quem gosta do tema parece ser um livro muito bem escrito e realmente o trabalho da editora nele ficou lindo!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  2. esse livro parece ser muito bonito. já li algumas histórias desse jeito, mas a maioria era biografias, ou romances baseados em fatos reais. são histórias, muito bonitas que fazem vc refletir sobre vários assuntos: guerra, intolerância, familia. minha única dúvida é: o livro é historicamente compatível (não sei se é esse o termo, mas tipo colocar pessoas, fatos que aconteceram na época; não que ele seja baseado em fatos reais.)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha e a historia aparenta ser muito boa. Mas, estou procurando outros tipos de leituras no momento, porém vou colocar esse na minha lista. <3

    Ps: Adorei seu blog <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha, o livro me parece ser daqueles que nos fazem refletir sobre o sentido da vida, o do porque nos seres humanos apesar de sermos iguais aos olhos do criador, encontramos diferenças, que nos fazem odiarmos uns aos outros, sempre pensado em nós mesmos. Eu nunca tinha ouvido falar da editora, até este momento, e com certeza vou procurar saber mais sobre ela. Achei o designer do livro lindo, de forma a parecer simples e luxuoso ao mesmo tempo. Adorei a resenha e espero futuramente poder ler o livro. Beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Nossa Aline que livro lindo, amei a arte da foto! Parece o projeto que desenvolvo com scrapbooking. Quanto ao livro amei a história e me identifico plenamente com ele. Meus avós precisaram mudar de cidade na época da ditadura e passaram por muita dificuldade por que tinham vários filhos, a vida deles tem um pouco desse livro e se passou aqui no Brasil e quanto às mudanças é melhor pensar muitas vezes antes de tomar uma decisão, mais quando não se tem escolha é seja o que Deus quiser e fé!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline! Os livros da Biruta são maravilhosos, sempre encontro obras com conteúdo rico e inteligente, além de terem belas edições. Eu gosto deles porque sempre trazem algo real misturado com a ficção, o que torna as histórias mais vivas, dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Bem, não conhecia o livro, adorei a edição, e a estória parece ser linda e emocionante. Mas estou meio que fugindo de dramas rsrs Não estou no momento de leituras mais intensas que nos passam reflexão. Mas vou anotar a dica, porque adorei sua opinião, quem sabe eu não leia no futuro *-*
    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. A capa e a diagramação estão muito lindas.
    Só aí já me ganharam 50%
    Não sei se leria porque não gosto de histórias que se passam durante guerras ou revoluções, mas talvez desse uma chance.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro e achei a premissa incrível. Gosto quando as histórias são escritas de uma maneira mais poética, eu me sensibilizo mais por ela. Adorei a resenha, e fiquei com muita vontade de ler o livro :D

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  10. Achei que essa Editora Biruta apenas fazia livros infantis, mas que bela surpresa encontrar um livro lindo desses.
    Meus pais são imigrantes aqui no Brasil, eu nasci aqui, mas eles nos contam sobre as dificuldades da época, como vieram pra o Brasil e o preconceito rola solto qdo não se fala o idioma e querendo ou não, brasileiro ainda é um povo que está começando a acostumar com outra etnias e eles ainda fazem as brincadeiras com a cultura de outro país, debocham do modo como os outros falam, claro que isso ainda bem agora é minoria.
    Adorei conhecer o livro pela resenha, realmente fiquei com vontade de conhecer e saber da estória de superação da menininha.
    Não me leve a mal, eu gosto demais de morar aqui, mas eu nasci no Brasil e entendo mto mais a cultura e tudo mais.

    ResponderExcluir
  11. certamente é uma leitura que seria muito válida pra mim e mexeria com minhas emoções... Amo livros assim, com uma proposta forte camuflada na linguagem para 'crianças'. A biruta vem fazendo um trabalho excepcional com seus títulos :D

    ResponderExcluir
  12. Esse definitivamente é um livro que eu vou ler em Julho. Gostei muito da sinopse e a sua resenha foi tipo "ana, leia-me"

    ResponderExcluir
  13. Primeira resenha que leio e parece um livro incrível, né? *-*
    Me encantei pela trama, e pelo jeito é bem poético mesmo. Com certeza lerei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. A editora tem um catálogo muito bom, fico louca pelos livros dela. Após essa resenha, Morada das Lembranças vai para a minha lista de desejados, parece ser uma boa história.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro. Mas achei interessante por tratar com singeleza um tema tão denso. Ainda mais por ser através do olhar de uma criança.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olaa
    Já ouvi muitos elogios sobre o livro e tenho bastante curiosidade pela leitura, acho o tema muito bonito e chamativo. Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  17. Olá
    não sou muito de ler os livros a Biruta, acho meio sem graça, mas sem duvidas elas arrasam nos detalhes gráficos de tudo no livro, achei sua resenha bem estimulante, espero mudar minha concepção sobre a editora
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline!!
    Adoro livros com protagonistas crianças e esse livro me encantaria demais. Pela sua resenha, já fiquei super presa a protagonista e sobre como ela teve que renegar tudo o que conhecia pelo seu bem e de sua familia!! Já quero ler!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  19. Oi, que resenha tocante, gostei demais. Não sei porque mas me lembrei de A menina que roubava livros, acho que pela protagonista sofrer com uma mulher, mudar de país sem querer, sofrer muito, sei lá.

    Quero esse livro pra ontem.

    ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi ^^
    Já li este livro e foi uma experiência tão boa que sempre que vejo uma resenha dele acabo ficando com vontade de reler hehehe
    Fiquei muito feliz por saber que você também gostou do livro, caso contrário eu começaria a argumentar os pontos positivos pra tentar te convencer kkk

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Meu Deus, Aline! Que livro lindo! Não só pela capa e diagramação, mas pela história e a maneira singela de ser contada. Já me apaixonei, já quero ler! Amei sua resenha!!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  22. Esse livro possui uma premissa não só interessante como sensível e impactante, retratando uma realidade que infelizmente, não parece existir apenas no passado.
    Imagino como tantas crianças devem ter sido como a garota deste livro, que abdicaram seu idioma e sua nacionalidade para escapar da guerra, que como sempre é injusta e cruel.
    Fiquei muito interessada nele e pretendo fazer sua leitura futuramente ^^
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Oiie!
    Este livro é uma delicadeza só! Já li e fiquei encantada com a escrita e com a poesia contida nas palavras da Daniela. É um livro lindo, tanto por dentro quanto em sua forma, com uma diagramação incrível.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Esse livro não faz meu gênero literário, então dificilmente eu o pegaria para ler, apesar de achar a história bem interessante.
    A diagramação está realmente linda, o livro é um prato cheio para amantes do gênero.
    Ótima resenha!
    Beijo!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  25. Tão lindo ver resenhas positivas sobre esse livro. Além de um enredo encantador e emocionante, o que mais me chamou atenção foi a personagem principal e também o trabalho gráfico feito com o livro pela Editora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Que livro liiindo! A diagramação está muito boa e adorei saber sobre a história. A biruta capricha mesmo nas edições... A protagonista parece ser ótima, forte e destemida. Quero conhecê-la!!
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá Aline, o livro parece ter uma historia incrível com uma protagonista tão nova, mas tão forte <3 Além é claro dessa diagramação que parece estar muito boa. Então sem duvida fiquei morrendo de vontade de lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  28. A sinopse e o título já me encantaram, e a sua resenha só veio confirmar este encantamento. Deve ser uma leitura emocionante e que eu vou querer conferir.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  29. Oi Aline, tudo bem??
    Que resenha cheia de significados... parabéns... a leitura fluiu muito bem em sua percepção e transcendeu na sua resenha. Esse seria um livro que eu sairia de minha zona de conforto com o maior prazer.... curto livros escritos com simplicidade e poeticamente... ainda mais se contar uma história assim, com uma vivência impressionante e uma coragem para poucos... gosto de protagonistas assim... quando estou em um grupo de pessoas que começam a falar de religião, saio de perto... eu tenho a minha opinião formada e não costumo apontar o dedo rs.... xero!!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Aline!
    Os livros da Biruta são diferentes... A gente não vê divulgação, não têm capas atrativas, mas ficamos sabendo de sua qualidade pelas indicações. Esse aí já entrou na minha lista de próximos pedidos pela poesia e pelo tema, gosto muito de livros ambientados na guerra. Tomara que eu tenha essa mesma boa experiência que vc.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  31. Já li Morada da Lembranças também, Aline, e fiquei apaixonada assim como tu ficaste. A história é incrível e a autora soube dosar muito bem o olhar de criança sem, contudo, amenizar demais os fatos duros da história. Sou muito fã do livro!
    E já vi que deixou várias marcações e eu também hahaha O livro está todo grifado porque realmente há muitas passagens lindas!

    Adorei a resenha!
    Beijos.

    Blog Coisa e tal
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  32. Conheço bem o tema abordado neste livro, acho que iria adorar a história e me identificaria muito com ela, espero poder lê-la um dia! Parabéns pela resenha, adorei cada palavra dita, aos quais me identifiquei bastante. :)

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oie, Aline!
    Esse livro com certeza é apaixonante! Segunda resenha que leio e não poupa elogios à autora. Gostei demais especialmente da estrutura da obra, e mesmo não curtindo o gênero irei lê-lo. Boa resenha!

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Tudo no.?
    Não conhecia o livro, mas pelo que você escreveu a história parece ser bem impactante e acho que assim como você iria detestar a avó da garota, não gosto de personagens que maltratam os outros, inclusive se for criança e que já sofreu demais como foi o caso.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, ele é bem interessante né? Principalmente por falar de um tema como este, a imigração. Imagino o quanto as pessoas sofreram, por não serem aceitas nesses novos países, por serem julgadas a todo tempo. Acho que eu também teria a vontade de matar a avô dessa menina, deve ser bem horrível mesmo a forma que ela trata seus familiares.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  36. Oi,
    Sou suspeita falar da editora, ela é uma das minhas favoritas, sempre com tanto capricho em sua obras, geralmente são livros que mexem em nossos sentimentos que ficamos um tempo refletido sobre a leitura.
    Estou com esse livro aqui e pretendo ler em breve, já percebi que será uma dos meu favoritos, gosto quando a protagonista e forte e não fica reclamando o tempo todo.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Ei Aline,
    que livro lindo, estou encantada com a diagramação.
    Acho que iria curtir a leitura, que parece ser bem profunda mesmo, e aborda temas que até hoje são polêmicos e atuais. E nossa, avó má ninguém merece, rs
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi, Line!
    Que resenha encantadora flor. Me parece o tipo de livro profundo e que me fará chorar horrores.
    Não conhecia o livro mas, a premissa me encantou.
    Obrigada pela dica!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  39. Oi Aline, tudo bem?

    Eu ainda não estou muito atualizada nos livros desta editora e por isso ainda não conhecia, mas pela sua resenha o livro parece ser emocionante, achei a diagramação bem bonita. Vou ler :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Nunca tinha ouvido falar desse livro, sabia? Mas realmente parece lindo, adoro essas histórias que mostram o crescimento dos personagens e a dificuldades que eles enfrentam ao longo da vida, ainda mais aos que precisam sair de seu país por situações assim. Parece incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin