Autor (a): Robin Palmer
Editora: Leya
Ano: 2015
ISBN 978-85-4410-202-2
"Afinal, quem nunca brigou com as melhores amigas, fez besteiras no cabelo ou mandou cartas para um programa de TV? Lucy fez tudo isso, e muito mais para conseguir lidar com a novidade que sua mãe acaba de lhe contar. O casamento dela com o pai de uma estrela teen de cinema, música e TV vai virar o mundo de Lucy de cabeça para baixo. E as comparações entre a garota desleixada que vive seus últimos dias de criança e sua meia-irmã superstar serão inevitáveis – e humilhantes. Um livro leve e divertido sobre os desafios que toda garota enfrenta ao crescer. De forma bem-humorada, Lucy ensina como lidar com essa fase difícil e encantadora, pela qual toda adolescente passa."
*Resenha postada originalmente no blog Livros e Chocolate Quente.
Oie, tudo bom?
Com carinho, Lucy B. Parker: Menina x Superstar é um infanto-juvenil que conta a história da Lucy, uma garota de 12 anos que está passando por uma fase difícil. Ela teve um sério acidente com seu cabelo e por isso teve que cortá-lo. Com vergonha da maçaroca que seu cabelo virou, ela agora só anda com bonés e boinas. Além disso, no início da 7º série, suas amigas Rachel e Missy pararam de falar com ela sem nenhum motivo. Agora, Lucy tem que andar com a tagarela Marissa e quase todos os dias ela chora no banheiro do colégio.
Como se tudo já não estivesse bem complicado, ela passa por uma situação constrangedora por causa da superstar adolescente Laurel Moses e logo depois descobre que sua mãe começou a namorar o pai da Laurel. Situação cada vez mais complicada, não?
Eu imaginava que esse livro teria uma pegada mais juvenil, mas a narrativa é bem mais infantil do que eu esperava. Me irritei muito com a chatice da Lucy no início do livro porque tudo que ela fazia era reclamar. Além disso, para mim ela tinha preocupações bem bobinhas para uma menina da sua idade e me senti um pouco perdida nos "problemas" da protagonista.
O livro fala superficialmente sobre bullying, mas a autora não se aprofundou no assunto. O que acontece com a Lucy na escola, infelizmente, é algo comum nas instituições educacionais. Xingar e falar mal de uma pessoa são coisas que podem parecer comuns, mas que machucam a criança e o adolescente. Aliás, Lucy começou a perceber que ninguém era 100% feliz, incluindo a famosa Laurel.
"Talvez a Laurel não fosse tão arrogante quanto eu pensava. Talvez fosse apenas tímida ou não tivesse facilidade para fazer amigos, porque quando você tirava a parte de grande estrela ela era apenas...solitária." (pág. 82)
Um diferencial da história é que a Lucy envia e-mails para uma psicóloga famosa da TV, em busca de ajuda para lidar com as situações que ela passa. Mesmo com uma proposta interessante, esses e-mails acabaram sem uma função mais eficaz na história.
O que achei curioso no livro é que o sonho da Lucy era menstruar porque para ela seria um rito de passagem. Ela era tão fissurada nisso que até tinha um caderno para anotar quais meninas da turma já tinham tido sua menarca. Achei isso diferente, pois tenho a impressão que as meninas dessa idade não ficam tão empolgadas para esse momento. Eu, pelo menos, não fiquei nem um pouco ansiosa...rs.
É aquele tipo de leitura que vai agradar os leitores mais jovens por ter uma premissa inocente e infantil. A escrita é dinâmica e as 150 páginas são lidas facilmente em algumas horas. É uma história leve, engraçada e sem grandes pretensões, mas que poderia ter sido mais trabalhada para conquistar todos os públicos.
Beijos!
Beijos!
Oi Aline,
ResponderExcluirCom Carinho, Lucy B. Parker - Menina x Superstar pelo visto é um livro bem infantil, o bom é que é curtinho... infelizmente já não me empolga esse tipo de leitura. :(
;)
Infelizmente esse também não é um livro que chama a minha atenção. Acho que por eu já ter passado dessa idade, talvez. Parece algo bem juvenil. E eu também não fiquei empolgada assim não, viu? Queria mais era que demorasse bem muito. kkkkkkkk Mas para quem está nessa idade, acho que vai adorar.
ResponderExcluirBeijos.
Juro, estou apaixonada pelo livro só por causa dessa resenha tão tão tão AMORZINHO.
ResponderExcluirAmeii, eu adoro esses livros mais fofos e com uma pegada série como o bullying.
Meninaaa como assim a Lucy sonha em menstruar kkkkkk Eu entrava em pânico só de pensar nisso na época ikkkkkkkk.
Adorei mesmo a resenha.
beijos
Coleções Literárias
Olha eu simplesmente achei a história um amor, mas a personagem querer menstruar? Pelo amor de Deus (risos) Eu estou quase nos meus dias e sinceramente é algo que eu não gostaria, até porque eu menstruei bem nova. Outra coisa também que é legal nesse livro que é juvenil e me agrada bastante. Me parece ser uma leitura bastante leve e envolvente e espero poder gostar. Não vejo a hora de ganhar o meu Kindle PaperWhite. Estou doida para ter o meu xD
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-extraordinario.html
O livro não me chamou a atenção, e é uma pena as coisas que poderiam ser um diferencial não serem tão bem abordadas. Se a Lucy sonha em menstruar ela é meio retardada pq olha.
ResponderExcluirEu já tinha lido sobre esse livro, mas não cosigo me interessar, mais porque eu não gosto de narrativa muito infantil, mesmo achando que eu não gostaria se eu tivesse a chance eu até que leria para ver se eu consigo gostar da hsitória, tambem adorei a capa, é linda
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirainda não li esse livro, mas pelo titulo de ve ser um livro muito fofo e bacana de se
ler rsrs, amei essa capa
Bjks
Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Passa Lá No meu Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/
Olá Aline!
ResponderExcluirO livro não me chamou atenção, apesar de ter achado a capa uma graça, não é o tipo de leitura que me agrada. Mas, como você disse, o livro tem uma pegada infanto-juvenil e provavelmente agradará a esse público.
Beijos.
Li
Literalizando Sonhos
Que capa fofinha, achei a história bem fofa e parece ser uma leitura rápida e bem prática. Eu gosto de ler coisas assim, me faz voltar aos meus 12, 13 anos, que saudades daquele tempo hahaha
ResponderExcluirAmei sua resenha, bem legal.
Beijuuuuuus
Maratona Literária: goo.gl/SKQ9Jt || Projeto Literário: http://goo.gl/Sj6ufw
Tadinha de Lucy, gente!
ResponderExcluirVou comprar esse livro para minha sobrinha, muito engraçadinho!
http://www.poesianaalma.com.br/
Oi Aline!
ResponderExcluirA primeira coisa que notei na sua resenha é como essa capa é fofa! Eu amei! Não sei se eu leria ele, pois você disse que ele tem uma pegada mais infanto-juvenil e acho que não teria paciência para esse tipo de leitura. Mas com certeza vou indicar para algumas priminhas... Rs!
Beijos
Carol
www.sobrevicioselivros.com
Olá!
ResponderExcluirTaí um livro que não me interessou. Estou evitando livros com escrita muito infantil, afinal de contas, estou chegando nos 30 hahaha certas coisas começaram a me irritar na literatura e linguajar muito infantil é uma delas.
Beijos
http://www.breakingfree.blog.br/
Olá Aline, parabéns pela resenha e a opinião sincera. Amo livros infantis e juvenis, por isso não tenho problemas em ler. Mas confesso que personagens chatinhas, choronas, não importa qual seja o gênero, me irrita bastante kkk. Achei estranho a personagem querer tanto menstruar, até porque não tem nada de emocionante ou bom nisso, ao contrário rsrs.
ResponderExcluirMas enfim, não sei se leria, mas quem sabe.
Mesmo assim, agradeço pela dica de leitura!
Beijos, sucesso.
Jura que ela quer menstruar. Espero que ela não tenha terríveis problemas com isso rsrsrs.
ResponderExcluirO livro para ser infantil mesmo. Acho que é ideal para minha sobrinha.
Beijos!
Oi Aline!!
ResponderExcluirO livro parece legal, só peca pela narrativa infantil. Olha, na minha escola tinha até turminha das Menstruadas e das não... E as que já tinham tido a menarca, eram sempre mais legais e descoladas, então todo mundo queria também, entendo como a Lucy se sentia, porque na minha escola era do mesmo jeito hahaha!
Beijos
LuMartinho |Face
Olá; ainda não conhecia o livro e achei a capa bem fofinha. Algumas vezes, o fato de um livro não ser destinado ao público alvo do qual fazemos parte, pode acabar em uma leitura tão agradável quanto gostaríamos, mas sempre podem haver surpresas.
ResponderExcluirpetalasdeliberdade.blogspot.com
Oláá
ResponderExcluirParece ser um livro legal mas não sei se compraria para ler apesar de adorar livros para jovem, porém, o tema desse parece ser bem superficial, ainda mais pela menina querer menstruar logo, ela não sabe o que esta querendo hahahah
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Hello!!!
ResponderExcluirGosto de alguns livros infanto-juvenil, mas por esse nao me interessei. Mas achei a capa bem fofa!! Adoro esse tipo de desenho.
E que sonho é esse da Lucy de ficar naqueles dias?? hahaha... mal sabe ela.
Bjus
Oi Aline!
ResponderExcluirA princípio o livro parece ser legal, mas com toda essa falta de profundidade que você colocou, não se se arriscaria ler não. Tive uma experiência com um livro um tanto infantil demais nos últimos meses e não quero repetir a dose tão cedo. Pelo menos, depois de ler a sua resenha, se eu resolver me aventurar com esse livro já sei o que esperar.
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/2015/05/foco-na-foto-instanerd.html
Nunca li nada da autora. Achei a história bem nível sessão da tarde, ótima para passar o tempo, tenho certeza que não entrará para meus favoritos, achei a capa bonitinha. Bem curiosa essa menina querer menstruar, eu também queria, mas agora não quero mais.
ResponderExcluirAdoro um bom juvenil, mas confesso que esse não me conquistou tanto. Talvez leria porque é uma leitura rápida, mas não entrou para os desejados. Não gosto quando a narrativa é muito infantil. :/
ResponderExcluirwww.apenasumvicio.com
Oi,
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro, mas fiquei interessada, mesmo o tema de bullying não ser aprofundado, gosto de ler livros que nos mostrar mais detalhes sobre tema, mesmo que seja simplesmente superficial,
A narrativa também me deixou curiosa.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Oi Aline, tudo bem?
ResponderExcluirPor ter uma pegada infantil não lerei, mas vou indicar para uma amiga que está procurando livros para a filha dela e eu não conheço muitos títulos assim.
Bjs
A. Libri
Oi!
ResponderExcluirGostei da capa e da sinopse, mas como você disse que a narrativa é bem infantil já desanimei um pouco... Gosto de livros juvenis, mas não sei se leria esse, ainda mais se fosse para me irritar com a protagonista. Sem contar que achei estranho essa história da menstruação, eu não estava nada ansiosa rs
Bjs
Gsotei muito da capa do livro, achei bem fofa! Não sei se leria este livro, embora seja pequeno e tenha uma história mais leve acho que não iria me agradar muito. O que eu achei engraçado foi a menina querer menstruar, meu Deus quando eu fiquei a primeira vez chorei muito pois não queria, e tem gente que quer? Nossa! Mas acho que essa é uma coisa legal se fosse bem trabalhada no livro
ResponderExcluirOi Aline tudo bem?
ResponderExcluirGostei da ilustração da capa, mas não sei o leria hoje, pois como tem uma pegada infanto-juvenil, nada contra, mas hoje já não leio tantos livros do gênero. Cruzes, nunca que eu teria um sonho desse, podia ter qualquer outro. HAHAHAHA. Beijos
Oi, Aline!
ResponderExcluirA história até parece ser legalzinha, mas por ser mais infantil, acho que também não me agradaria muito.
E a personagem querer menstruar? Oi? Nenhuma criança sonha com isso! Surreal. kkkkk
Eu não leria o livro, mesmo sendo curtinho.
Beijinhos!
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Oi, Aline! Não gostei muito desse livro. E discordo de você quando você diz: "É aquele tipo de leitura que vai agradar os leitores mais jovens por ter uma premissa inocente e infantil". Acredito que qualquer pessoa deve ser constantemente estimulada, para atingir patamares cada vez maiores. E esse livro não me pareceu tão estimulante.
ResponderExcluirAgora, sobre a personagem querer menstruar, tive muitas amigas assim! Quem quer crescer rápido acaba sempre pensando nisso. Hahahaha Já eu sou diferente. :D
Um beijinho,
www.literasutra.com
Não achei muito interessante, apesar de ter bullying, que é um assunto que sempre precisamos nos orientar e tal (afinal todo mundo pode sofrer em qualquer idade e lugar), parece ser mal desenvolvido, sem muitas ideias boas e crescimentos de personagem e trama.
ResponderExcluirUma coisa que me doeu e pensei aqui comigo, com certeza não lerei só de birra é o seguinte: COMO ASSIM QUER MENSTRUAR, FICOU LOUCAAAAA????
Deus me livre!!! Já conheci meninas assim, e minha vontade é de enfiar a cabeça delas no vaso e dar descarga!!
Malucas, se soubessem o saco que é. As cólicas, as indisposições, as tpms piradas, tudo, TUDO é ruim. Credo. kkkkkkk Para mim é castigo, rsrsrsrsrs
bjooos
Oi Aline!
ResponderExcluirTinha achado a premissa do livro instigante, mas essa narrativa infantil e o pouco aprofundamento em questões importantes como o bullying me fez desistir da leitura. Depois da sua resenha não sei se encararia essa leitura.
Beijos!
Rafaela, Eterna Leitora.
www.eterna-leitora.blogspot.com.br
Oi, Aline!
ResponderExcluirAcho que quando se escreve um infantojuvenil, deve-se ter em mente quais temas precisam ser aprofundados considerando a idade do público. Acho uma pena que o bullying não tenha sido realmente desenvolvido, assim como a interação da personagem com a psicóloga por e-mails. Com certeza, isso enriqueceria o enredo. Fiquei me perguntando qual foi o foco da história.
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oie!!
ResponderExcluirAcho que eu também não iria gostar muito do livro.
Mas com certeza pode ser uma ótima indicação de presente pra meninas entre 11 e 13 anos.
Gostei da resenha.
;**
www.saladadelivro.blogspot.com
Olá flor,
ResponderExcluirAchei interessante o livro e adorei a resenha, mas não sei se leria.
Beijos
http://itgeekgirls.wordpress.com
Ei Aline, gostei da sua resenha mas não curti a premissa do livro. Não é o tipo de história que chama a minha atenção. Mas a capa é bem bonitinha :D
ResponderExcluirBeijos, Gabi
Reino da Loucura
Oi, Line!
ResponderExcluirEu corro pra bem longe de livros infanto-juvenil, deixei isso no passado bem distante hehe.
Gostei muito da resenha, você conseguiu expressar suas frustrações quanto ao desenvolvimento na leitura e isso já é o suficiente pra me manter em alerta.
Apesar de ter curtido a capa vou deixar essa dica passar.
Beijocas da Deebs!
Ei Alinee!
ResponderExcluirAcho q n seria meu estilo de livro por agora, mas é bom ler p poder indicar ps jovens d hj né? Acho q este é mais p adolescentes né?
Mas acho q deve ser divertida a história d Lucy querer menstruar logo, e fiquei c dó dela tadinha, chorando no banheiro!!!
Bjos!!
Aline Praça
www.leituravipblog.com