Como eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Livro: Como eu Era Antes de Você
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
ISBN 978-85-8057-329-9

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto."

Oie, tudo bom?

Sabe aquele livro que as pessoas sempre indicam e você enrola para ler? Foi o que aconteceu desde o dia em que comprei Como eu Era Antes de Você nos primeiros meses de 2013, mas depois que o coloquei na estante não peguei mais. Eu não sabia o que estava perdendo ao postergar a leitura desse livro e não imaginava como a história contada pela Jojo Moyes é boa.

O livro conta a história de Louisa Clark, uma inglesa de 26 anos que mora com os pais, irmã, sobrinho e avô em uma pequena cidade onde a grande atração é um castelo que recebe turistas. Ela trabalha em um café e adora o que faz por causa do contato diário que tem com outras pessoas. Lou, como ela é chamada, não tem ambições profissionais, amorosas e educacionais. Quando o café fecha, ela recorre ao Centro de Trabalho onde as perspectivas não são nada boas para quem não fez faculdade e para quem não tem muita experiência. 

Surge uma vaga com um ótimo salário para ser cuidadora de um tetraplégico. À princípio ela não quer ir na entrevista, mas Lou é a maior colaboradora da renda da família e decide ir. Ela consegue o emprego e passa a trabalhar com Will Traynor, um homem de 35 anos, rico, bem sucedido que foi atropelado e ficou tetraplégico. Will é um paciente difícil e mal-humorado, pois era ativo, aventureiro e independente antes do acidente.

Lou, ao contrário, é extremamente divertida e engraçada. Ela namora Patrick, um personal trainner, que não presta muita atenção na namorada. Acredito que os dois ficaram acomodados com o relacionamento e possuem hobbies bem diferentes.

A família Clark é um alívio cômico nesse livro e sempre me divertia com os diálogos entre os personagens. Os pais dela lembram muito os da Becky Bloom da série homônima escrita pela Sophie Kinsella.

"Jesus Cristo - exclamou meu pai. - Dá para imaginar? Como se já não fosse castigo suficiente ficar numa cadeira de rodas toda enferrujada, você ainda tem como acompanhante a nossa Lou." (pág. 21)

Aos poucos Lou vai tentando quebrar toda a dureza que Will moldou em sua volta e a história se desenvolve de uma forma extremamente tocante. Apesar de toda a tristeza pelo acidente, Will não é um personagem dramático e não fica o tempo todo se lamentando, porém ele tem seus dias ruins onde fica carrancudo e mal humorado. 

"Seus amigos receberam um tratamento de merda. Ótimo. Eles provavelmente mereciam. Mas estou aqui todos os dias apenas tentando fazer meu trabalho melhor que posso. Por isso, eu ficaria muito satisfeita se você não fizesse da minha vida algo tão desagradável, ao contrário do que você faz com a vida de todo mundo." (pág. 57)

Foi extremamente interessante a visão que a autora dá para a vida de um tetraplégico, pois não consiste apenas na paralisação dos movimentos. A pessoa fica mais suscetível às doenças, escaras (ocorrem porque a pessoa fica muito tempo sentada ou deitada), a depressão do paciente, a dependência para se alimentar ou para as próprias necessidades fisiológicas. Jojo Moyes destacou tudo isso nesse personagem e foi essencial para que eu me afeiçoasse a ele.

"O pior de se trabalhar como cuidadora não é o que as pessoas pensam. Não é carregar e limpar a pessoa, os remédios e os lenços de limpeza e o distante, mas de algum modo sempre perceptível, cheiro de desinfetante. Não é nem o fato de quase todo mundo achar que você faz isso porque não tem inteligência suficiente para fazer outra coisa. O pior é o fato de que, quando se passa um dia inteiro num estado de real proximidade com outra pessoa, não há como escapar do estado de humor dela. E nem do seu próprio..." (pág. 204)

Esse livro traz um tema extremamente delicado que gera muitas discussões em qualquer lugar do mundo. Eu nunca tinha lido nada parecido e também pensei muito sobre o assunto no decorrer da leitura. Entretanto, tudo foi muito bem trabalhado, sem sensacionalismo e de forma emocionante. 

O que realmente emociona nesse livro é a linda amizade que surge entre a Clark e Will. Os diálogos entre eles são sarcásticos, engraçados e inteligentes. Will é a única pessoa capaz de entender toda a capacidade criativa de Lou e o tempo que ela está perdendo em sua vida.

Como uma escrita gostosa e bons personagens, a autora me cativou e depois quebrou meu coraçãozinho. Terminei o livro com um sorriso no rosto e uma lágrima no olho. Se você o tem na sua estante, não perca tempo como eu. Se emocione com Lou e Will colocando Como eu Era Antes de Você na sua lista de próximas leituras.

Beijos!

32 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Eu li esse livro tem algum tempinho e gostei muito. Eu chorei muito também e fiquei bem triste, mas mesmo assim é uma leitura que vale a pena.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Aline, esse livro para mim foi chocante o suficiente para detestá-lo e amá-lo ao mesmo tempo. Quase morri de tristeza, fiquei impressionada! Prezo muito a vida... sem palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Oliveira, esse livro divide opiniões porque trata de um assunto bem polêmico.
      ;)

      Excluir
  3. Oii! Ainda não li nada da autora. :/
    Pretendo mudar isso logo, e acho que vou começar com esse livro! Adorei a história! Espero que eu curta. ^^
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, eu recomendo muito, pois é uma ótima história.
      ;)

      Excluir
  4. own, quero quero ler! Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  5. O livro é realmente incrível. É triste, fofo, engraçado (familia Clark haha) e traz lições maravilhosas. Mega recomendado!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo isso que você falou Mandy! História linda... *___*
      ;)

      Excluir
  6. Então. NÃO, NÃO E NÃO. Esse livro é a maior decepção que poderia haver (okay, ele só perde pra Morte Súbita pq esse sim é a bosta das bostas de 2013), mas enfim. Okay a história pode ser tocante e tal. Mas assim o que eu penso de um bom livro? Pra mim um bom livro é aquele que me passa alguma mensagem, que me faz refletir, que me trás alguma sensação de que eu não perdi o meu tempo lendo aquilo. E o que senti quando terminei Como eu Era antes de Você foi exatamente isso: uma perda de tempo. Desde o inicio estava muito claro o posicionamento do Will que, francamente é um cara egoísta, egocêntrico e babaca. A situação dele é ruim? É ruim, concordo, mas também concordo que existem pessoas mil vezes pior que ele, mas para ele a vida se resumia a reclamar e a querer morrer. Sério, isso acrescenta algo a vida de alguém? Não tem mudança no livro, não tem reviravolta, o cara começa daquela forma, parece que vai mudar, mas, no fundo, permanece daquela forma. Ai vem aquela mensagem de que "cada um deve seguir as suas próprias escolhas". desejo da morte? Pelamor. Esse livro é a treva!!!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, como já conversamos no Facebook, eu e você sempre temos opiniões opostas. É incrível..hahahha
      Mesmo sabendo que ele não mudaria de opinião, eu achei a história muito emocionante e bem escrita. Como você não amou Lou e Clark?
      ;)

      Excluir
  7. Oiii Aline! Eu sempre quis ler esse livro!! Já comprei duas vezes para presentear, mas nunca para mim! Ainda quero muito lê-lo, está na minha listinha de leituras de 2014!

    Nossa...dei uma olhadinha no comentário da Kel ali em cima! rsss!! Ela não gostou né!! Preciso ler para ter a minha opinião! Adorei a resenha!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari eu recomendo muito porque é uma história bem emocionante. Os personagens principais são carismáticos e o livro prende o leitor de uma forma única.
      ;)

      Excluir
  8. Ai ai... meu livro preferido de 2013. Gostei muito da leitura. ♡

    Eunice
    amordelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Este livro é incrível, eu terminei a leitura chocada com a profundidade da trama, tem momentos leves e divertidos, ,mas no fundo sabemos que a história do protagonista é marcada por algo muito triste. Eu amei, embora o final não tenha sido como eu queria.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, realmente o autor fez um final que não agradou todos os leitores. Mas é um livro lindo.
      Beijos

      Excluir
  10. Oie

    Ganhei esse livro de amigo de secreto e estou morrendo de vontade de ler kkkk ainda bem que temos gosto parecido porque mesmo a Raquel falando que não gostou eu acho que vou gostar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa eu espero que você goste muito da leitura desse livro.
      ;)

      Excluir
  11. Oi Aline! <3
    Estou com TANTA vontade de ler esse livro! Só falta eu comprar, porque estou com falta de $, sabe? :(
    Mas estou colocando na lista de 2014!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi, Aline!

    Quero muito este livro! Essa é a terceira resenha que leio, e gostei bastante!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oláa Aline, eu já tava doida pra ler esse livro, e depois que vi tua resenha fiquei com mais vontade ainda *o*
    beeijos

    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho e não tenho vontade de ler esse livro. Pela sinopse eu já imagino o que vai acontecer e não tenho muito trato para lidar com doenças e morte nos livros, por mais lindo e tocante que seja. Tenho vontade de ler outros livros da autora, mas esse eu acho que não vou ler tão cedo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Comigo acontece a mesma coisa, eu tenho, um monte de gente fala pra eu ler, porém estou enrolando há meses!!
    Sei que vou amar, que vou chorar, me emocionar e tudo mais, e acho que é por isso que estou adiando.
    Amei a resenha!!! LINDA!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Já me recomendaram esse livro incontáveis vezes, mas nunca fui o tipo de fã em relação à esse gênero. O título e a capa são uns amores, mas tenho medo de mergulhar na história. A sua resenha foi ótima e esclarecedora, parabéns, talvez eu até cogite a ideia de comprá-lo quando o vir na livraria.

    Beijos,
    http://adoravelsasarete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo esse livro! A Jojo Moyes me emocionou demais com essa história e adorei o modo como ela introduziu todos os aspectos da vida de Will. Sempre que lembro desse livro fico com aquela vontade de chorar. Adorei a resenha!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro muito emocionante mesmo Naty. Obrigada pelo comentário.
      ;)

      Excluir
  18. Comprei esse livro há um tempo, mas até agora não consegui encontrar coragem pra ler. Parece ser uma história linda mas muito triste também. Alguém me falou que ele parece com o filme Tudo Por amor, ou seja vou chorar litros

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Chorei demais lendo esse livro. #Perfeitamentetriste

    Inquietudessecretas@blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Siga-nos no Networked

Siga-me no BlogLovin

Follow on Bloglovin